
Helga Ancher tricotando no quarto da avó.
Por volta de 1870, um número crescente de artistas escandinavos (dinamarqueses, finlandeses, noruegueses e suecos) levou a visitar Paris, a metrópole moderna com sua cena de arte multifacetada. Eles freqüentaram a escola de Léon Bonnat, ou a Académie Julian, ou a Académie Colarossi. Alguns deles foram tutelados por Jean-Léon Gérôme. Quando o verão chegou e as mensalidades cessaram nas escolas particulares de Paris, os artistas abandonaram a cidade. A costa da Bretanha era especialmente popular para as festas de pintura. Na década de 1880, havia uma colônia de artistas suecos em Grèz-sur-Loing, pelos bosques de Fontainebleau.
No devido tempo, os artistas levaram a ideia da colônia dos artistas de volta à Escandinávia com eles. A mais famosa das colônias do norte foi em Skagen, na Dinamarca. Muitos artistas dinamarqueses, noruegueses e suecos voltaram para lá todos os verões, para pintar a bela luz do norte na companhia de amigos antigos e novos.
Anna Ancher era uma amante de luz e cor interior. Ela geralmente usava seus efeitos para estabelecer um humor calmo e contemplativo. A sensibilidade e o colorido talentoso de suas pinturas criaram atmosferas cheias de alma e intimidade. Na tela atual, ela usa o contraste da luz do sol e as silhuetas de vasos de plantas e barras cruzadas na parede e no chão. Seu esquema de cores é baseado no azul contrastante da parede e nos estofados e no amarelo das cortinas, um efeito que é reproduzido na bata azul e nos cabelos loiros da garota sentada perto da janela.
Ref.: https://www.wga.hu/index1.html
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