quinta-feira, abril 11, 2019

Pintura. ANCHER, Anna Kirstine. Luz do sol no quarto azul.


Helga Ancher tricotando no quarto da avó.
Por volta de 1870, um número crescente de artistas escandinavos (dinamarqueses, finlandeses, noruegueses e suecos) levou a visitar Paris, a metrópole moderna com sua cena de arte multifacetada. Eles freqüentaram a escola de Léon Bonnat, ou a Académie Julian, ou a Académie Colarossi. Alguns deles foram tutelados por Jean-Léon Gérôme. Quando o verão chegou e as mensalidades cessaram nas escolas particulares de Paris, os artistas abandonaram a cidade. A costa da Bretanha era especialmente popular para as festas de pintura. Na década de 1880, havia uma colônia de artistas suecos em Grèz-sur-Loing, pelos bosques de Fontainebleau.

No devido tempo, os artistas levaram a ideia da colônia dos artistas de volta à Escandinávia com eles. A mais famosa das colônias do norte foi em Skagen, na Dinamarca. Muitos artistas dinamarqueses, noruegueses e suecos voltaram para lá todos os verões, para pintar a bela luz do norte na companhia de amigos antigos e novos.

Anna Ancher era uma amante de luz e cor interior. Ela geralmente usava seus efeitos para estabelecer um humor calmo e contemplativo. A sensibilidade e o colorido talentoso de suas pinturas criaram atmosferas cheias de alma e intimidade. Na tela atual, ela usa o contraste da luz do sol e as silhuetas de vasos de plantas e barras cruzadas na parede e no chão. Seu esquema de cores é baseado no azul contrastante da parede e nos estofados e no amarelo das cortinas, um efeito que é reproduzido na bata azul e nos cabelos loiros da garota sentada perto da janela.


Ref.: https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário