Pesquisar este blog

quarta-feira, março 03, 2010

PINTURA


O Outono.
O Naturalismo é um movimento surgido na França em meados do século XIX. A pintura baseia-se na representação fiel da natureza, sem idealizar como no Romantismo, captando apenas o que se vê. Escola associada ao Realismo, veio propor uma pintura alternativa ao gosto da época, abrindo caminho para o futuro Impressionismo. Em Portugal surge mais tarde e, apesar de partir dos modelos franceses, desenvolve-se de modo original, tanto ao nível da pintura como da escultura, colocando-se entre as principais “escolas” naturalistas mundiais.
Criado pelo grupo denominado Escola de Barbizon, nome que recebeu por estar reunido em Barbizon, na floresta de Fontainebleau, o Naturalismo, pela primeira vez nas artes, nega a idealização e a quase obrigatoriedade de melhorar os modelos representados. A origem do Naturalismo é mais ou menos simultânea à do Realismo. Naturalismo e Realismo de algum modo se complementam. Se, por um lado, o Realismo é uma visão critica da sociedade, o Naturalismo é uma abordagem mais fiel, mostrando exclusivamente o que o artista observa. O grupo Escola de Barbizon se desfaz por volta de 1860, mas o Naturalismo e o Realismo perduram até a década de 70.
Um dos maiores expoentes do Naturalismo/Realismo nas Artes Plásticas, em Portugal, foi sem dúvida José Malhoa. “Outono”, pintado na Quinta da Fontinha, Figueiró dos Vinhos, em 1917, assinado e datado no início de 1918, é pintura a óleo sobre madeira, mede 46 cm de altura e 38 cm de largura e obedece à Escola de Barbizon.
Acervo Museu do Chiado, Lisboa, Portugal
Fontes: Lello Universal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Chiado
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário:

Postar um comentário