A "terceira prova" da existência de Deus mais famosa na filosofia é a terceira via de São Tomás de Aquino. Ela é um argumento cosmológico baseado na distinção entre seres contingentes (que podem existir ou não) e um **ser necessário (que sempre existiu e é a causa de tudo).O argumento segue a seguinte estrutura lógica:Contingência: Encontramos no universo coisas que nascem, morrem, e deixam de existir. Elas "podem ser ou não ser".Impossibilidade do nada: Se tudo fosse puramente contingente (ou seja, se tudo pudesse não existir em algum momento), haveria um ponto no passado em que nada existiria.O princípio da causalidade: Se nada existisse no passado, seria impossível que qualquer coisa começasse a existir agora. Logo, se algo existe, é porque algo precisava já existir previamente.O Ser Necessário: Portanto, deve existir pelo menos um ser que existe por necessidade própria, e não pela dependência de outro. A esse ser chamamos de Deus.
Apoie nosso trabalho. Pix 01863134549

Nenhum comentário:
Postar um comentário