Wikipedia

Resultados da pesquisa

Digite uma só palavra no espaço em branco abaixo

terça-feira, outubro 15, 2024

CÃES DO EDIMILSON

 Meus pets

Todo menino gosta de um cão. Eles dão trabalho, mas são afáveis, bincalhões, verdadeiros amigos do dono. O primeiro que tivemos foi o Almirante. Chegou em nossa casa já adulto, um Vira-lata rajado, vivo, bom de caça. Só que nunca caçamos com cão. Adaptou-se bem lá em casa, mas aos sábados, quando o primeiro dono vinha para a feira e acontecia se encontrarem, fazia a maior festa. Um dia desapareceu misteriosamente e nunca mais voltou.

Criamos depois o Nuguette, bem pretinho com manchas brancas na testa e na extremidade da cauda. Seu nome inspirado em uma marca de cera para engraxar sapato. Gostava de sair para a rua à noite. Quando a empregada prolongava o namoro, bastava mamãe chamar pelo Nuguette, que ela sabia que era hora de fechar a porta. 

Já em casa do meu tio, para fazer o ginásio, ele possuía um casal de cães: o Leão, mestiço grande, e a Princesa, uma Buldogue vermelha, que viviam ná área de armazéns do seu laboratóŕio farmacêutico, que serviam como guardas e para controlar a população de ratos.

Só depois de formado, casado, em minha própria casa, com meus filhos, é que tivemos o Cheleléu, vira lata puro sangue, cinza, boca preta. Veio logo depois de dasmamado, cresceu forte e valente, muito amigo do dono. Por sua causa tive que aumentar o muro da frente duas vezes, pois ele saltava e perambulava pela rua em busca de alguma aventura amorosa. Nesse tempo, década de 70, eu ainda prestava atendimento domiciliar e ele acompanhava o carro, por vezes avançando em quem passava de bicicleta, entrava até na casa do doente ou no hospital. Morreu caduco. Um outro, o Snoopy, teve Sinomose e viveu pouco.

Hospedamos ainda uma cadelinha, dada por um amigo, mestiça de Boxer, que apelidamos de Grethe, e, por ser muito vadia e malina, passamos adiante. 

Então veio a Gaya, Fox paulistinha, toda preta com peitoral branco, especialista em caçar ratos. Teve uma vida longa, com docilidade.

Agora temos a Xita, Vira lata rajada e a Tena, Pastor alemäo. A primeira, boa de caça, e a segunda trapalhona. Ambas não estranham ninguém.

Edmilson Rocha, 10/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário