Pesquisar este blog

terça-feira, dezembro 31, 2019

O QUE É UM SONETO? Carlos Machado

O QUE É UM SONETO?

Basicamente, há três tipos de sonetos, classificados conforme a distribuição dos versos. O primeiro é o soneto italiano ou petrarquiano (referência ao poeta florentino Francesco Petrarca, 1304-1374). Esse soneto contém duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas outras de três versos (tercetos). É a forma mais utilizada no Brasil: 4-4-3-3.

A segunda forma é o soneto inglês, ou shakespeariano, formado por três quartetos e uma estrofe de dois versos (dístico): 4-4-4-2. A terceira forma é também a menos comum: o soneto monóstrofe, com uma estrofe única de catorze versos.

Na prática, os três tipos se misturam em vários sentidos. Em geral, no soneto italiano mais comum, as rimas dos dois quartetos são apenas duas. Ou seja, nos oito versos, há quatro palavras finais com uma rima e quatro com outra. Nos tercetos, as rimas podem ser entremeadas ou postas em duas sequências do tipo ccd-ccd.

No soneto inglês, os dois quartetos em geral não têm a obrigação de ter as mesmas rimas. No dístico final, os dois versos rimam entre si. Contudo, não é raro encontrar sonetos que misturam procedimentos dessas duas formas tradicionais. O soneto com apenas uma estrofe é o menos praticado entre nós. Contudo, ele pode ser uma composição perfeitamente enquadrável numa das outras categorias, apenas apresentada sem as divisões de estrofes.

Do ponto de vista métrico (número de sílabas de cada verso), o padrão clássico é o soneto decassilábico, adotado tanto no tipo italiano como no inglês. No entanto, há sonetos com versos de outras medidas, como as redondilhas maior e menor (7 e 5 sílabas) e muitas outras variações. Há também sonetos invertidos (com os quartetos no final). Vale também lembrar os sonetos brancos (sem rimas) e ainda os sonetos com esquema rímico livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário