Como funciona um Pronto Socorro:
1- Entre as 7h e as 19h existe a troca de plantão. Os médicos e enfermeiros que chegam precisam saber quem são os pacientes que estão internados ou sendo medicados. Então se você está com dor nas costas há 1 mês, provavelmente vai demorar no mínimo 30 minutos para ser atendido. Paciência (isso se você for o único neste momento).
2- Se chegar uma urgência ou emergência (risco de morte em minutos) ela será atendida na sua frente. Em geral chega de ambulância e entra direto na sala de urgência. Você nem vê. Exemplos: acidente, infarto, coma, AVC. Portanto febre, tosse, espirros, dor nas costas há dias e situações assim que são ambulatoriais podem aguardar 12h.
3- Entre 11:30 e 13h e entre 21 e 23h os profissionais vão comer. Almoçar e jantar, igual você. Por isso esses horários também têm funcionários reduzidos. Por isso para as queixas ambulatoriais ninguém vai parar de comer e ir atende-lo. Só se for urgência. E só pra ficar bem claro: febre não é urgência. E febre alta é 41 graus.
4- As recepcionistas não estão ali para ouvir suas queixas relacionadas a doença. Apenas para fazer a ficha e recepciona-lo. Tem uma pergunta interessante que elas ouvem muito que é "tem médico?" Sim. Caso não tenha médico e enfermeiros o pronto socorro não poderia abrir.
5- Os médicos em geral sabem indicar um atestado. É comum ser oferecido e não precisa ser solicitado.
6- Se seu filho cortou o dedo do pé e não tem nenhum outro sintoma. Não é necessário olhar ouvido e garganta. Lembre se que hospitais são locais contaminados. E quanto mais tempo lá dentro muito maior o risco.
7- Nem todos os exames podem ser solicitados no pronto socorro. Só os exames de urgência. Gravidez não é urgência. E nem doença.
8- O pronto socorro não recebe visitas pois os pacientes que estão ali muitas vezes estão graves, sem roupas e sem consciência. Os que estão melhores podem estar junto dos muito graves, porém todos ali aguardam vaga em enfermaria ou UTI, onde poderão ser visitados. O tempo de permanência em uma unidade de urgência é de 6h (geralmente).
9- E por último, e muito importante, o SUS não é de graça. O povo brasileiro através dos impostos paga este serviço. Quando uma pessoa faz uma ficha no pronto socorro ela já está gastando 50 reais e dependendo da situação essa visita pode custar alguns mil reais.
Então seja consciente. Pense bem o tamanho de sua necessidade de usar a urgência e emergência. Sempre que possível vá ao posto de saúde, Amas ou Serviços de Pronto Atendimentos. E se marcar a consulta não falte!! Você estará tirando a vaga de alguém.
terça-feira, junho 04, 2019
Como funciona um Pronto Socorro. Edgard Winston.
Marcadores:Charles Fonseca,....Charles Fonseca,
Medicina
Escreva para o meu e-mail: silvafonseca@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
No Brasil deveria ser assim.Aqui se aprender um pum mais fedorento, TEM que lavar ao pronto socorro.
ResponderExcluir