segunda-feira, junho 24, 2019

ANTONIO DA CREVALCORE. Pintura.


Nos últimos séculos esta pintura foi atribuída a diferentes pintores com base nas iniciais a serem encontradas na parte inferior da imagem. Uma vez que estas iniciais foram resolvidas como A. F (errariensis) P (ixit), a pintura foi mencionada por um longo tempo como o trabalho de A.F. Master de Ferrara. Mais tarde, foi atribuído a Baldassare Estense, o filho natural de Niccolò III d'Este. Finalmente, a atribuição ao pintor bolonhês Antonio Leonelli da Crevalcore (Crevalcore fica ao norte de Bolonha) parece ser final.

A pintura mostra uma babá cuidadosamente penteada, de lábios apertados, em perfil acentuado, atrás de um elaborado caixilho de janelas de mármore luxuoso. Objetos matrimoniais, uma pérola e um anel de ouro com um rubi são exibidos em um breviário que se projeta no espaço do espectador.

A identidade do jovem na foto não está estabelecida. Constanzo Sforza, Antonio Ordelaffi ou alguém da família Fugger são geralmente mencionados como identificação possível.

Este retrato é a primeira obra sobrevivente do artista e a que mais revela seu endividamento ao exemplo de Francesco del Cossa.


https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário