quinta-feira, junho 20, 2019

ANTONELLO da Messina. Altar de São Cassiano. Pintura.


Pouco se sabe sobre o artista, exceto pelo que foi transmitido por Vasari e, mais tarde, por Ridolfi. As obras são atribuídas a Messina acima de tudo por causa da força do novo estilo de pintura, alegando ter sido inspirado por uma viagem a Flandres. Ainda assim, o artista teve sua primeira base no sul da Itália. Foi certamente aqui que ele encostou os pintores flamengos e enxertou em sua pintura uma nova dimensão visual, usando cores para ampliar o espaço em vistas mais arejadas.

Em 1475 ele estava em Veneza e o altar de San Cassiano veio como uma continuação de uma série de obras, incluindo a crucificação de Antuérpia, e vários retratos. Projetada em volta de um novo esqueleto arquitetônico, essa tela tornou-se o modelo e paradigma inevitável de todos os prestigiosos pintores da época, de Bellini, com seu retábulo de San Giobbe, a Giorgione, pintor do altar Castelfranco, e Alvise Vivarini, cuja O retábulo foi destruído no Museu Kaiser Friedrich, em Berlim, em 1945.

Este trabalho particular de Antonello, que teve influência tão significativa em sua carreira artística, e também na história da pintura veneziana subseqüente, desapareceu da Igreja de San Cassiano nas primeiras décadas do século XVII. Ridolfi menciona isso em 1648. Reduzido a fragmentos, reapareceu na coleção do arquiduque Leopold William em Bruxelas, e foi atribuído a Giovanni Bellini. Mais ou menos nessa época, Teniers fez cópias e gravuras deles. Em 1700, cerca de três dos grandes fragmentos chegaram a Viena. As duas alas laterais não foram reconhecidas até 1928, quando foram apresentadas por Wilde. A Madonna foi exibida, atribuída agora a Bellini, agora a Boccaccino (Wickhoff, 1893 e Berenson, 1916-17); este último foi o primeiro a identificar nesta figura a peça central do altar de San Cassiano. Finalmente, Wilde conseguiu traçar os dois fragmentos laterais e tentou reconstruir o todo (1929).

Este retábulo ambicioso foi provavelmente o trabalho mais influente de Antonello. Ela chegou até nós como um fragmento, embora, por meio de cópias antigas, a reconstrução sensata indique que, mesmo antes de Giovanni Bellini, Antonello produziu um retábulo caracteristicamente veneziano.

https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário