
O teatro no Palácio Drottningholm, a oeste do centro da cidade de Estocolmo, é considerado um dos teatros mais bem preservados do mundo. É um dos poucos teatros do século 18 na Europa que ainda é usado como um teatro com sua maquinaria de palco original.
O prédio que Adelcrantz criou era incomum arquitetonicamente em vários aspectos. Mais notavelmente, embora o teatro tivesse a intenção de imitar o estilo artístico de Versailles, a falta de fundos do Tesouro Sueco forçou um estilo muito mais escasso. O exterior do edifício é muito simples em comparação com outros teatros palacianos, no estilo de uma mansão rural sem indicação do exterior de que uma casa de ópera está dentro.
O interior, decorado por Adrien Masreliez (1748-1810), usa trompe l'oeil, papier-mâché e estuque para imitar materiais mais caros como mármore e ouro. O teatro também é arquitetonicamente incomum por sua forma, já que o auditório tem a forma de um T com os dois tronos para os monarcas reinantes colocados na cruz do T em frente ao palco e o restante da quadra sentado em bancos de madeira. O palco também é extraordinariamente profundo, o que ajudou os cenógrafos a criar alusões ópticas de grande distância no palco.
Ref.: https://www.wga.hu/index1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário