Pesquisar este blog

terça-feira, junho 05, 2018

Abandonar sua atividade física pode lhe deixar triste

Antes que desista do seu programa de exercícios físicos, saiba que uma nova pesquisa sugere que esta decisão pode colocar mais do que apenas seu condicionamento físico em risco.

De acordo com uma revisão de estudos, ela pode também lhe deixar vulnerável à depressão. A pesquisa incluiu 152 adultos que pararam de praticar, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, por um mínimo de três meses.

“Em alguns casos, a interrupção desta quantidade de exercícios induziu a um aumento significativo nos sintomas depressivos após apenas três dias”, disse o autor sênior do estudo, Bernhard Baune, chefe de psiquiatria da Universidade de Adelaide na Austrália.

“Outros estudos mostraram que os sintomas depressivos das pessoas aumentaram após a primeira ou segunda semana, que ainda é pouco tempo depois de interromper a prática de exercícios”, ele acrescentou em um comunicado à imprensa da universidade.

É interessante observar que os sintomas depressivos que se desenvolveram depois que as pessoas pararam de se exercitar ocorreram sem os marcadores biológicos típicos comumente envolvidos nos sintomas depressivos, comentou Baune.

“Isto sugere algum tipo de efeito novo nestes casos, embora devamos ter certa cautela, pois o número de pessoas incluídas nos estudos que examinamos era pequeno. Esses achados precisariam ser reproduzidos em outros estudos clínicos”, disse ele.

O artigo aparecerá na edição de julho do periódico Journal of Affective Disorders.

Segundo Baune, enquanto um grande número de estudos tem mostrado que a prática regular de exercícios pode reduzir e tratar a depressão, pouca atenção tem sido dada à relação inversa.

Contudo, o novo estudo não provou que parar de praticar exercícios causa depressão, apenas que existe uma associação.

“Por enquanto, é importante que as pessoas entendam o potencial impacto no seu bem-estar mental quando param de praticar exercícios físicos regulares subitamente”, disse Baune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário