Pesquisar este blog

quinta-feira, junho 07, 2018

4 coisas que todos deveriam saber sobre a anemia – Comentário

4 coisas que todos deveriam saber sobre a anemia – Comentário05/03/2018 Evan M. Braunstein, MD, PhD, Assistant Professor of Medicine, Division of Hematology, Department of Medicine, Johns Hopkins School of Medicine

Apesar de a anemia ser uma doença do sangue muito comum, existe confusão sobre o que ela é exatamente.

Anemia é quando o número de glóbulos vermelhos está baixo ou a quantidade de hemoglobina (a proteína que transporta o oxigênio) dentro desses glóbulos vermelhos está baixa.
Embora a anemia, até que se torne grave, não seja perigosa, estar anêmico pode ser um grande alerta para questões de saúde graves. Se você ou alguém querido tem anemia ou quer apenas se preparar para uma conversa com seu médico, aqui estão quatro fatos importantes sobre a anemia.

1. A anemia é um sinal de outra doença

A coisa mais importante para se entender sobre anemia é que ela é o resultado de alguma condição ou doença subjacente. Essa condição pode ser relativamente inofensiva ou muito séria.

Pense na anemia como uma febre. Uma febre é um sinal que aponta para outra condição, talvez uma infecção bacteriana ou viral. Quando os médicos veem um paciente com febre, eles a consideram como um sinal de que outra coisa está errada no corpo, e imediatamente começam a tentar descobrir o que está causando a febre. O mesmo vale para a anemia.

Há dezenas de causas para a anemia, que variam entre coisas relativamente pequenas, como uma dieta desequilibrada, até problemas sérios, como câncer. A anemia por carência de ferro, um dos tipos mais comuns de anemia, pode ter várias causas, incluindo menstruação abundante, doença celíaca, gravidez, câncer de cólon ou simplesmente uma dieta com aporte insuficiente de ferro.

Para um resumo mais completo sobre as causas mais comuns da anemia, visite a página dos Manuais MSD.

2. Os sintomas de anemia são bastante comuns (exceto um)

Há uma variação na contagem normal de hemoglobina e glóbulos vermelhos, e pessoas diferentes começam a apresentar os sintomas em níveis diferentes. Em geral, o sintoma mais comum da anemia é a fadiga. Mas a fadiga pode ser causada por muitas coisas. Atente-se para sintomas mais preocupantes, como falta de ar causada por um nível de esforço que você conseguia fazer no passado. Outro sintoma a ser observado é uma aparência mais pálida do que o normal.

Um sintoma pouco usual é comum em pessoas com anemia por carência de ferro. Ele é conhecido como pica. Ela é caracterizada por mastigar e comer coisas que não são alimentos. A biologia por trás disso ainda não é bem compreendida, mas pessoas com pica mastigam coisas como gelo, papelão ou terra. Parece ser mais comum em pessoas com carências nutricionais.

Talvez os sintomas mais importantes a se estar atento sejam os sintomas do que está causando a anemia. Por exemplo, ter sangue nas fezes e perda de peso podem ser sintomas de câncer de cólon, ou olhos amarelos (icterícia) podem resultar de uma queda em seus glóbulos vermelhos.

3. Os médicos não procuram anemia

Ao contrário do colesterol ou da pressão sanguínea, a anemia não faz parte dos exames de rotina. Em vez disso, os médicos sempre irão pedir exames de sangue (chamado hemograma completo) se a pessoa se queixar de sintomas como fadiga.

Se os resultados desse exame de sangue revelarem um nível baixo de hemoglobina, seu médico provavelmente fará um exame completo e terá uma conversa mais detalhada sobre seus sintomas e as alterações recentes na sua saúde. Com base nos achados, ele pode pedir mais exames de sangue para observar outras alterações em seu nível de hemoglobina ou no número de glóbulos vermelhos.

4. Anemia “leve” também pode ser grave

A anemia normalmente aparece lentamente, frequentemente ao longo de semanas ou meses. Isso significa que mesmo as anemias causadas por um problema grave, como um câncer, podem aparecer em estágios precoces, quando a anemia ainda é bem leve. Mas mesmo que seu médico afirme que sua anemia é leve, ela ainda é um indicativo de um problema de saúde maior. A gravidade da anemia nem sempre corresponde à importância de sua causa.

Descobrir a causa é a chave para tratar a anemia e corrigi-la. É importante ser específico com seu médico sobre qualquer alteração nos medicamentos, sintomas ou saúde em geral que possa ajudar a determinar o que está causando a anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário