Pesquisar este blog

domingo, março 27, 2016

Democracia. Leandro Karnal

Voltava pela paulista e vi um grupo de manifestantes em frente à Fiesp. Eles se manifestavam pacificamente e com cartazes falando das suas convicções. Nada mais natural e próprio da democracia. Porém, grandes cartazes laterais pediam para que, se vc apoiasse determinado membro do judiciário federal, deveria buzinar. Muitos motoristas atendiam ao apelo e seguravam a mão nas suas buzinas por mais de 100 metros. O manifestantes aplaudiam. Vejam: não quero pensar se é certo ou errado apoiar membros do judiciário.Todo protesto é válido. Os cartazes teriam o mesmo problema se pedissem para apoiar o Boitatá, o Kmer Vermelho, a Cuca ou Donald Trump. Mas o curioso é pensar na nossa estrutura de pensamento: suponho que preciso defender a lei e peço para que se cometa uma ilegalidade em apoio à lei. Não é algo estranho? Vejam o que diz nosso código:
De acordo com o artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o uso da buzina só é permitido nas seguintes situações:
I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
De novo, a causa não está em jogo. Mas o curioso é se pedir que os motoristas quebrem a lei porque alguém precisa ser apoiado para fazer cumprir a lei. Voltamos ao grande Millôr: democracia é quando eu mando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário