Pesquisar este blog

domingo, dezembro 15, 2013

Seis tomografias em um ano e nenhum psiquiatra. Governo quer fazer medicina sem médicos e triplica os custos. Marcelo Caixeta

SEIS TOMOGRAFIAS EM UM ANO E NENHUM PSIQUIATRA : GOVERNO QUER FAZER MEDICINA SEM MÉDICOS E TRIPLICA OS CUSTOS
Marcelo Ferreira Caixeta

Esta é a história de A.F.F., 34 anos, do interior goiano de Cavalcante. Tem um passado de doença bipolar desde a infância, nunca diagnosticado ou tratado. Alcoolismo, brigas, prisões, traumatismo craniano há um ano. Primeira tomografia crânio ( TC) : pequena lesão parietal esquerda. Depois disto, além dos sintomas bipolares que já tinha ( agitação, logorreia,etc), começou a ter delírios persecutórios ( em cima da doença bipolar, alcoolismo, fez uma psicose traumática ). Condutas no Governo, de lá para cá : 1) sendo "tratado" por psicólogo no Caps. 2) não melhora : vá para Brasília. 3) lá é atendido em postos de saúde, por 10 meses, passado tegretol pelo médico generalista. 4) não melhora... não melhora... dá-lhe tomografias ( "com este exame ele vai melhorar"). 5) volta para seu "médico oficial", o psicólogo. 6) Depois de 11 meses, "só está piorando", volta para Brasília : residente de neurologia 7) este, pede mais uma tomografia, a sexta, "só para ver como é que está". além do tegretol, passa fenitoína, "deve ser alguma coisa epiléptica". 9) só piora. 10) quebra tudo em casa, tentativa de suicídio. 11) volta para o residente em Brasília. 12) encaminha para Goiânia ( "disseram que em Brasília não tem "hospital de saúde mental" [ nome que o PT dá para psiquiatria], e que os casos deles eles encaminham para Anápolis ou Goiânia.

COMENTÁRIOS

1) É importante que Brasília seja uma cidade "limpa" de loucos nas ruas, todos os dias são mandados aproximadamente 30 doentes para Anápolis-GO, 160 km de distância, numa "caravana de ambulância", conhecida com "nau dos loucos". É importante para desinfetar a "capital dos anti-médicos" daqueles doentes "anti-estéticos" , os incomodativos "loucos". É importante para mostrar, na capital do comunismo, que o sistema governista-esquerdista-empreguista de "psicólogos em centros de saúde" ( caps ) é suficiente e funciona muito bem para atender as doenças psiquiátricas ( que, como os loucos das ruas, eles dizem que "não existem" e é criação da "indústria farmacêutica") .
2) É importante investir em um sistema que contrata não-médicos para atender medicina ( "psicólogo como médico do paciente A.F.F"). É importante investir em um sistema que gasta 6 tomografias para "saber o que o paciente tem" e para "ver o que é que faz". É importante investir em um sistema que diz que a "atenção básica" resolve 90% dos problemas. É importante valorizar-se um sistema onde o "médico não é o profissional mais importante", onde "não se precisa de hospitais ou de medicina especializada".
3) Só esquecem de fazer uma conta simples : com o salário dos psicólogos e com o custo das tomografias, quantos psiquiatras poderiam ser pagos ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário