Pesquisar este blog

quarta-feira, março 30, 2011




Andrea Da Murano



Evangelho
Mt:5,17-19

17. “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.

18. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.

19. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.











Mãe
Cora Coralina

Renovadora e reveladora do mundo
A humanidade se renova no teu ventre.
Cria teus filhos,
não os entregues à creche.
Creche é fria, impessoal.
Nunca será um lar
para teu filho.
Ele, pequenino, precisa de ti.
Não o desligues da tua força maternal.

Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições...
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Em ti está presente a humanidade.

Mulher, não te deixes castrar.
Serás um animal somente de prazer
e às vezes nem mais isso.
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
Tumultuada, fingindo ser o que não és.
Roendo o teu osso negro da amargura.






 


Que será, será.




SURINAME - País sul-americano banhado pelo Oceano Atlântico ao norte e limitado a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana.


Toda a região norte da América do Sul foi povoada pelos índios caribes, que além de guerreiros, se dedicavam à pesca a à agricultura. Embora tenha sido descoberto pelos espanhóis, foram os holandeses que colonizaram o atual Suriname, a partir do Século XVII, com a assinatura do Tratado de Breda, em 1667. Ali instalaram um entreposto para o comércio de escravos.

Em 1863, as colônias holandesas aboliram a escravidão negra, substituindo-a por mão-de-obra semi-escravizada de imigrantes indianos e javaneses. Assim foi na Guiana Holandesa, que acabou por desenvolver uma etnia complexa formada por indianos, que devido a razões culturais, não se mestiçaram, javaneses, criollos, descendentes de escravos negros, negros cimarrones, descendentes de escravos que fugiram, se embrenhando na selva, indígenas e uma minoria branca de origem européia. Esta complexidade étnica dificultou a criação de uma consciência nacional. Com isto, partidos políticos foram surgindo em torno das comunidades raciais.

Depois de se tornar numa parte autônoma do Reino dos Países Baixos, em 1954, a Guiana Holandesa conseguiu a independência em 1975, adotando o nome de Suriname. Por ocasião do movimento de independência, muitos surinameses, especialmente os de classe média, aproveitaram que tinha nacionalidade holandesa e emigraram para o país europeu, o que provocou uma grave escassez de mão-de-obra no novo país.

Um regime militar dirigido por Desi Bouterse governou o país, nos anos 80, até que a democracia foi restabelecida em 1988. Atualmente, está na presidência Dési Bouterse.
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php











Você não sabe o que é a morte, então você não tem de ter medo da morte. Você tem de ter medo é da desonra, dela você tem de ter medo, isso mata você.
José Alencar, ex-vice-presidente da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário