Pesquisar este blog

sábado, setembro 18, 2010

ECONOMIA

18/09/2010 - 08h21
Modelo pós-privatização eleva valor da conta de luz

DE SÃO PAULO

Quinze anos após a privatização do setor elétrico, o Brasil tem hoje uma das contas de luz mais caras do mundo. A tese de que a única razão para isso está nos tributos e nos encargos começa a perder força, informa reportagem de Agnaldo Brito para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Trabalhos publicados por economistas do BNDES, técnicos do Dieese e especialistas do setor elétrico apontam que a explosão do preço da energia coincide com o período pós-privatização. O governo nega a tese.
Energia tornou-se problema no mundo, mas o que torna o caso brasileiro exótico é o fato de que mais de 80% da energia no país é hidrelétrica; perfeita, diz a literatura, para gerar tarifas módicas.
OUTRO LADO
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, jogou para os Estados a maior parte da culpa pelo elevado custo da energia elétrica no Brasil (íntegra). Segundo ele, a tarifa na geração hidrelétrica é uma das mais baixas do mundo, embora não chegue barata aos consumidores devido aos encargos e aos tributos, sobretudo o ICMS.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/800871-modelo-pos-privatizacao-eleva-valor-da-conta-de-luz.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário