Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 09, 2010

Tratamento da Depressão Bipolar

Tratamento da Depressão Bipolar
(continuação)

As pesquisas mostraram que as pessoas portadoras do transtorno bipolar estão em risco de passar à mania ou hipomania, ou de vir a apresentar ciclos rápidos, durante o tratamento com medicações antidepressivas. Em consequência disso, são geralmente necessárias medicações “estabilizadoras do humor,” isoladamente ou em combinação a antidepressivos, para proteger as pessoas com transtorno bipolar dessa passagem. Lítio e valproato são as drogas estabilizadoras do humor mais comumente usadas atualmente. Entretanto, estudos de pesquisa continuam a avaliar os efeitos estabilizadores do humor potenciais das novas medicações.
• As medicações antipsicóticas atípicas, incluindo clozapina, olanzapina, risperidona, quetiapina e ziprasidona, estão sendo estudadas como possíveis tratamentos para o transtorno bipolar. As evidências sugerem que clozapina pode ser útil como estabilizador do humor em pessoas que não respondem a lítio ou anticonvulsivantes. Outras pesquisas apoiaram a eficácia de olanzapina na mania aguda, uma indicação que recebeu recentemente a aprovação da FDA.
Olanzapina também pode ajudar a aliviar a depressão psicótica.
• Se a insônia for problema, uma medicação benzodiazepínica de alta potência como clonazepam ou lorazepam pode ser útil para promover um sono melhor. Como elas podem causar dependência, todavia, é melhor prescrever-se esssas medicações por um período curto. Outros tipos de medicações sedativas, como zolpidem, são por vezes usadas em lugar delas.
• Mudanças no plano de tratamento podem ser necessárias em diversos momentos durante a evolução do transtorno bipolar, para se controlar mais eficazmente a doença. Um psiquiatra deve orientar essas mudanças no tipo ou na dose de medicação.
• Certifique-se de informar o psiquiatra sobre todas as outras drogas de prescrição, medicações vendidas sem receita médica ou suplementos naturais que você possa estar tomando. Isso é importante, porque determinadas medicações e suplementos podem causar reações adversas quanto tomados juntos.
• Para se reduzir a chance de recaída ou de vir a apresentar um novo episódio, é importante aderir-se ao plano de tratamento. Fale com seu médico se você tiver alguma dúvida quanto às medicações.
Função da tireóide
As pessoas com transtorno bipolar apresentam com freqüência uma função anormal da glândula tireóide. Como hormônio da tireóide pode por si só ocasionar alterações do humor e da energia, é importante que os níveis de hormônio da tireóide sejam cuidadosamente monitorados por um médico.
As pessoas com ciclos rápidos podem ter problemas da tireóide co-mórbidos e podem precisar de tomar medicações para a tireóide além de suas medicações para transtorno bipolar. Também o tratamento com lítio pode causar baixos níveis de hormônio da tireóide em algumas pessoas, ocasionando a necessidade de suplementação da tireóide.
(continua)

http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário