Pesquisar este blog

sábado, abril 17, 2010

TRABALHO

Especialista dá dicas aos jovens profissionais

A pedido do blog, José Pastore, professor de Relações do Trabalho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, deu conselhos importantes aos jovens profissionais que estão entrando no mercado. Por conta da competitividade, ele diz que os profissionais devem se esforçar para estar acima da média. Assim, ainda que escolham uma carreira "inchada", vão se destacar na área graças à dedicação.
- Falo para os meus alunos: se pedirem para ler um livro, devem ler dois. É preciso se informar, pesquisar sobre a profissão e estudar também assuntos relacionados, porque o mercado não quer só o especialista, mas quem entenda um pouco das profissões vizinhas. Hoje, o trabalho é realizado em grupo. É preciso correr na veia o vírus da curiosidade, porque assim, terá obsessão em estudar - diz o professor, destacando também que fazer o que gosta é essencial.
Segundo Pastore, quando aparecer uma oportunidade de estágio, por exemplo, é preciso agarrá-la, ainda que no início não esteja relacionada às tarefas que gostaria de desempenhar. Isso conta para a conquista da tão falada experiência.
- O jovem deve entrar na empresa nem que seja para tirar xerox no começo, porque depois vai evoluir para outras áreas, fazer seu nome e mostrar suas habilidades. É preciso encarar a oportunidade como única, porque com isso, vai ganhar experiência e cavar seu lugar no mercado de trabalho - explica.
Também conta muito entender os códigos desse mercado, como ser pontual e ter disciplina. Realizar o trabalho com zelo é outra dica importante.
- As empresas buscam aqueles que gostam de fazer bem feito com comprometimento.
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário