Pesquisar este blog

segunda-feira, abril 26, 2010

MEDICINA

Transtorno bipolar (continuação)

Ocorrem outras doenças concomitantemente ao transtorno bipolar?

O abuso de álcool e de drogas é muito comum em pessoas com transtorno bipolar. Achados de pesquisa sugerem que muitos fatores podem contribuir para esses problemas de abuso de drogas, incluindo a auto-medicação, sintomas afetivos ocasionados ou perpetuados pelo abuso de drogas e fatores de risco que podem influenciar a ocorrência tanto do transtorno bipolar como dos transtornos de uso de drogas. O tratamento do abuso de drogas co-mórbido, quando presente, é uma parte importante do plano geral de tratamento.
Transtornos ansiosos, como o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo, também podem ser comuns em pessoas com transtorno bipolar. Os transtornos ansiosos co-mórbidos podem responder aos tratamentos usados para o transtorno bipolar ou podem necessitar de um tratamento separado.
Como indivíduos e famílias podem obter ajuda para o transtorno bipolar?
Qualquer pessoa portadora do transtorno bipolar deve estar aos cuidados de um psiquiatra com experiência no diagnóstico e tratamento dessa doença. Outros profissionais de saúde mental, como psicólogos, assistentes sociais psiquiátricos e enfermeiros psiquiátricos, podem ajudar a proporcionar à pessoa e sua família abordagens adicionais ao tratamento.
Pode-se obter ajuda em:
- Programas filiados a universidades ou escolas de medicina
- Serviços de psiquiatria de hospitais
- Consultórios e clínicas particulares de psiquiatria
- Organizações para a manutenção da saúde, ONGs
- Consultórios de médicos de família, internistas e pediatras
- Centros públicos de saúde mental comunitária
As pessoas com transtorno bipolar podem necessitar de auxílio para obter ajuda.
• Muitas vezes as pessoas com transtorno bipolar não percebem quão alteradas estão ou colocam a culpa de seus problemas em outra causa que não a doença mental.
• Uma pessoa com transtorno bipolar pode necessitar de um grande encorajamento de familiares e amigos para procurar tratamento. Os médicos de família podem desempenhar um papel importante na provisão de encaminhamento a um profissional de saúde mental
• Por vezes um familiar ou amigo pode ter de levar a pessoa com transtorno bipolar para uma avaliação de saúde mental e tratamento apropriados.
• Uma pessoa que esteja no meio de um episódio grave pode ter de ser hospitalizada para sua própria proteção e para o tratamento muito necessário.
Podem haver ocasiões em que a pessoa tenha de ser hospitalizada contra sua vontade.
• Encorajamento e apoio constantes são necessários depois que a pessoa obtém tratamento, porque pode levar algum tempo para se encontrar o melhor plano de tratamento para cada indivíduo.
• Em alguns casos, os indivíduos com transtorno bipolar podem concordar, quando seu caso esta sob controle, com uma estratégia preferencial para o caso de uma futura recidiva maníaca ou depressiva.
• Assim com outras doenças graves, o transtorno bipolar é difícil para cônjuges, membros da família, amigos e empregadores.
• Os membros da família de uma pessoa com transtorno bipolar têm com freqüência de lidar com os graves problemas de comportamento da pessoa, como folias de gastos durante a mania ou um retraimento extremo em relação ás outras pessoas durante a depressão, e as conseqüências duradouras desses comportamentos.
• Muitas pessoas com transtorno bipolar se beneficiam de freqüentar grupos de apoio.

http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário