Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

MEDICINA

Quais são os sintomas do transtorno bipolar? 2.

O transtorno bipolar causa oscilações dramáticas no humor ¾ de excessivamente “alto” (euforia e/ou irritação) à tristeza e desespero (ou vice-versa), freqüentemente com períodos de humor normal entre eles. Alterações graves na energia e no comportamento acompanham essas alterações do humor. Os períodos de altos e baixos são denominados episódios [1] de mania e depressão. Um episódio maníaco é diagnosticado se o humor elevado ocorrer em associação a três ou mais sintomas na maior parte do dia (quadro abaixo), quase todos os dias, por 1 semana ou mais. Se o humor for de irritação, quatro sintomas adicionais devem estar presentes.
Um episódio depressivo é diagnosticado se cinco ou mais desses sintomas durarem a maior parte do dia (quadro abaixo), quase todos os dias, por um período de 2 semanas ou mais.

Os sinais e sintomas da mania (ou de um episódio maníaco) incluem:
Os sinais e sintomas de depressão (ou de um episódio depressivo) incluem:

- Energia e atividade aumentadas, inquietação
- Humor excessivamente “elevado”, bom demais, eufórico
- Irritabilidade extrema
- Pensamento acelerado e falar muito e rapidamente, pulando de uma idéia para outra
- Distraibilidade, não consegue se concentrar direito
- Pouca necessidade de sono
- Crença super-valorizadas das próprias capacidades e poderes
- Juízo crítico deficiente
- Gastos excessivos
- Um período longo de comportamento que difere do habitual
- Aumento do impulso sexual
- Abuso de drogas, especialmente cocaína, álcool e medicações para dormir
- Comportamento provocador, invasivo ou agressivo
- Negação de que há alguma coisa errada

- Humor triste, ansioso ou vazio duradouro
- Sentimentos de desespero ou pessimismo
- Sentimentos de culpa, menos valia ou impotência
- Perda do interesse ou prazer em atividades que eram anteriormente apreciadas, incluindo sexo
- Diminuição da energia, uma sensação de fadiga ou de estar “devagar”
- Dificuldade de se concentrar, recordar, tomar decisões
- Inquietação ou irritabilidade
- Dorme demais, ou não consegue dormir
- Alteração no apetite e/ou perda ou ganho de peso não intencional
- Dores crônicas ou outros sintomas corporais persistentes que não são causados por doenças ou lesões físicas
- Idéias de morte ou suicídio ou tentativas de suicídio.


Um nível leve a moderado de mania é denominado hipomania. A hipomania pode fazer a pessoa que a vivencia se sentir bem e pode até mesmo se associar a um bom funcionamento e a uma produtividade aumentada. Assim, mesmo quando familiares e amigos aprendem a reconhecer as oscilações do humor como um possível transtorno bipolar, a pessoa pode negar que há alguma coisa errada. Sem tratamento apropriado, porém, a hipomania pode se tornar mania grave em algumas pessoas ou pode passar à depressão.

mania grave

hipomania (mania leva a moderada)

humor normal/equilibrado

depressão leve ou moderada

depressão grave

Por vezes os episódios graves de mania ou depressão podem incluir sintomas de psicose (ou sintomas psicóticos). São sintomas psicóticos comuns alucinações (ver, ouvir ou perceber de algum outro modo a presença de coisas não efetivamente presentes) e delírios (crenças falsas, mantidas com forte convicção e não influenciadas pelo raciocínio lógico nem explicadas pelos conceitos culturais habituais da pessoa). Os sintomas psicóticos no transtorno bipolar tendem a refletir o estado afetivo extremo no momento. Por exemplo, podem ocorrer durante a mania delírios de grandeza, tais como achar que é o presidente ou que tem poderes especiais ou muita riqueza; delírios de culpa ou menos valia, tais como achar que se está arruinado e sem um tostão ou cometeu algum crime terrível, podem aparecer durante a depressão. As pessoas portadoras de transtorno bipolar que têm esses sintomas são por vezes diagnosticadas incorretamente como apresentando esquizofrenia, outro transtorno mental grave.
Pode ser útil pensar nos diversos estados afetivos como um espectro de variação contínua. Num extremo está a depressão grave, acima da qual está a depressão moderada e depois um humor triste leve, que muitas pessoas designam como “fossa” quando é de curta duração, mas denominada “distimia” quando é crônico. Há então o humor normal ou equilibrado, acima do qual vem a hipomania (mania leve a moderada) e depois a mania grave.
Em algumas pessoas, porém, os sintomas de mania e depressão podem ocorrer juntos, no que é denominado estado bipolar misto. Os sintomas de um estado misto incluem freqüentemente agitação, dificuldade em dormir, alteração significativa no apetite, psicose e idéias de suicídio. Uma pessoa pode ter um humor muito triste e desesperado e ao mesmo tempo se sentir com muita energia.
O transtorno bipolar pode parecer ser um outro problema que não uma doença mental ¾ por exemplo, abuso de álcool ou drogas, desempenho deficiente na escola ou no trabalho ou relacionamentos interpessoais tensos. Esses problemas podem na realidade ser sinais de um transtorno afetivo subjacente.
http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post e blog (eu estou a acompanhado seus textos). Em relação ao post de hoje, que tenho uma ressalva quando logo lá no início é citado "...oscilações dramáticas no humor...), nem sempre transtorno bipolar do humor vem acompanhado de algo "alto demais" ou de "menos", alias, tem casos que o problema maior na oscilações de humor, são "episódios" de pequena intensidade... A ideia de "rotular" bipolaridade como algo "extremado" entre dois polos de humor, me preocupa, pois pode de algum modo gerar estigma desnecessários e tal... Mas não só, leva a "cunharmos" algo definitivo e pronto. Há quem diga, que o espectro bipolar é mais extenso do que temos conhecimento. Dividiram recentemente em 4 tipos, mais, tenho acompanhado estudos que vão além desses 4, e tudo relacionado com bipolaridade. De qualquer modo o texto mostra que trata-se de uma doença crônica e grave (o que de fato é). Se quiser manter contato comigo para discutir o tema, mantenho um blog, sobre transtorno bipolar etc (http://bipolarbrasil.blogspot.com), podemos trocar informações, o que acha? De todo modo, foi bom estar por aqui e sucesso! Abs Will

    ResponderExcluir