Pesquisar este blog

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Humana Aventura

Revista Humana Aventura

O Humana Aventura quer dar voz à inquietação dos homens e das mulheres que buscam o significado de todas as coisas, insatisfeitos com as respostas pré-confeccionadas, que se apresentam como óbvias e, pior ainda, necessárias.
O Humana Aventura nasce de pessoas que compartilham uma experiência de fé em Jesus Cristo e que, por isso, foram educadas a amar a realidade, a amar a razão, a amar o que é diferente, a desejar conhecer, a aceitar os desafios que a realidade propõe.
O Humana Aventura tem a certeza de que todos os homens, pelo simples e grandioso fato de serem homens, têm em comum a inquietação, a busca, a exigência de usar a razão para compreender a realidade na totalidade de seus fatores. Eles compartilham também a exigência de abraçar cada circunstância como fator essencial para o pleno desenvolvimento da própria humanidade, como parte da tarefa que nos cabe neste mundo.
O Humana Aventura é o espaço adequado para quem procura viver intensamente a amizade e o afeto, o trabalho, a participação nos debates em pauta na cultura e na sociedade, para quem quer enfrentar os desafios que se apresentam no quotidiano.
O Humana Aventura quer compartilhar o objetivo de constituir sujeitos humanos capazes de viver plenamente no meio das circunstâncias do mundo, construtores de nova humanidade, empenhados com responsabilidade para o bem de todos.
O Humana Aventura quer ser uma ajuda a todos aqueles que desejam julgar toda a realidade a partir das suas próprias exigências e evidências elementares, levando a sério o desejo de verdade, de justiça, de amar e ser amado, de ser feliz, comparando cada proposta e circunstância de vida com estas exigências que constituem o "coração" mais autêntico da pessoa.
Viver a existência como uma Humana Aventura fascinante, nasce da consciência cultivada de sermos um dom: recebemos esta vida, recebemos todos os outros dons que a acompanham. "Até os cabelos de nossas cabeças estão todos contados" (Lc 12, 7). E acima de tudo, o Mistério infinito, eterno, onipotente e criador, que a nossa inteligência pode intuir, mas que "ninguém jamais viu" (Jo 1, 18) decidiu entrar no nosso horizonte de percepção, ser visto ouvido e tocado por nós. E o que nós vimos com nossos olhos, o que ouvimos, o que tocamos com nossas mãos, a respeito da vida que encontra sua plenitude de significado e de beleza, nós partilhamos, porque "a Vida Se manifestou e nós vimos, ouvimos e damos testemunho" (1Jo 1, 12). E assim, o Verbo que Se fez carne e que habita entre nós como uma Presença de ternura e compaixão Se doa a nós, faz o dom comovido de Si à nossa humanidade ferida, para que tenhamos vida plena, vida em abundância (Jo 10,10).
Por isso, nossa existência movida por essa Presença, comovida por essa misericórdia, torna-se uma Humana Aventura. Acima de tudo, a aventura de crescer e cultivar a juventude do coração, movido por uma esperança que não desilude, animados por uma indomável positividade diante de todas as circunstâncias. E ainda, a humana aventura de ensaiar tentativas de resposta aos desafios que encontramos, até a realização de obras que procuram encarnar o bem encontrado.
HA

Compõem o Humana Aventura

João Carlos Petrini
Bispo auxiliar de Salvador. Diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Ariane Vieira Leite
Coordenadora Executiva do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador.


Lúcia Vaz de Campos Moreira
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Campus de Ribeirão Preto.


Francisco de Barros Barbosa
Doutor em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana e Pós-Doutor em Teologia e Antropologia da Família pela Pontifícia Universidade Lateranense.


Miriã Alcantara
Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.


Ricardo Sampaio da Silva Fonseca
Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia.


Dimitri Leonardo Santana Martins de Oliveira
Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

http://humanaaventura.com.br/paginas/quem_somos.php

Rua Ilhéus, 205. Rio Vermelho. Salvador. Bahia.
Fones: 71 3334 5748 e 71 3334 1359

Nenhum comentário:

Postar um comentário