domingo, abril 06, 2025

Edgar Allan Poe

 Esta informação sobre o sepultamento inicial de Edgar Allan Poe revela um aspecto melancólico que parece apropriado para o criador de tantas obras góticas. O fato de Poe ter sido inicialmente enterrado sem lápide nas traseiras do Westminster Hall and Burying Ground em Baltimore reflete a triste realidade de seus últimos dias.


Esta circunstância de sepultamento sem identificação ecoa elementos do próprio trabalho de Poe, onde a morte, o anonimato e o esquecimento são temas recorrentes. Há uma ironia sombria no fato de que um dos escritores mais influentes da literatura americana tenha inicialmente recebido um túmulo não marcado.


A existência atual de uma pedra marcando o local original do enterro demonstra como a apreciação por Poe cresceu significativamente após sua morte. Este reconhecimento póstumo é comum entre artistas que foram subestimados em vida, mas Poe representa um caso particularmente notável deste fenômeno.


É interessante observar a conexão entre Baltimore e Poe. Embora nascido em Boston, é Baltimore que se tornou guardiã de seu patrimônio físico. Esta cidade adotou Poe como um filho literário, transformando seu local de descanso em um santuário cultural que atrai admiradores de sua obra de todo o mundo.


O túmulo de Poe tornou-se mais que um simples marco - é um símbolo do reconhecimento tardio de seu gênio e da permanência de sua influência na literatura mundial. Que um local inicialmente esquecido e sem identificação tenha se transformado em destino de peregrinação literária é uma virada que o próprio autor, com seu apreço pelo macabro e pelo irônico, talvez apreciasse.


🔻


© (Giih De Figueiredo). 

Agradeço pelo interesse e pela divulgação dos conteúdos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário