"Discordo da Justiça e da Juíza que dizem que essa médica é HOMICIDA
...............................................
1. Conheço profundamente essa médica. É um dos poucos seres humanos na Terra que nunca vi fazer mal a ninguém.
2. Uma mulher que vive para ajudar os outros, pegou uma mendiga, surda-muda, idosa, colocou dentro de casa. Sempre calma e terna, uma pessoa muito sofredora, uma pessoa que mesmo com gravíssimos problemas de saúde ( não falo aqui por questões éticas ) nunca deixou de cumprir suas obrigações. Problema de saúde esse que 99% dos brasileiros já teriam se aposentado por causa dele, mas ela continua a AJUDAR as pobres criaturas que pululam nestes pronto-socorros do Brasil afora. Um absurdo submeter uma mulher dessa , doente, já depressiva com tudo isso ( por ser tratada como criminosa ), a humilhação pública, com publicação em jornal, com nome de assassina.
3. Por que a Justiça diz que ela é uma assassina ? Porque não conseguiu diagnosticar uma aorta dissecante pseudo-epigastrálgica, uma doença que simula todos os sintomas de problemas de estômago. De um paciente que, no dia anterior tinha feito tudo quanto é exame em um hospital especializado em coração ?
4. Se for assim, eu teria de ser condenado 1.000 vezes no lugar dela. Quantos erros diagnósticos eu já fiz ? Medicina é uma "ciência" EXTREMAMENTE INCERTA, qualquer médico sabe disso. Quantas "dores de estômago" não são um supradesnivelamento ST de parede miocárdica basal ? Quantas "febres" não são encefalites necrohemorrágicas herpéticas ? MILHÕES, isso ocorre a todo dia na Medicina.
5. Os Pronto-Socorros no Brasil têm , na hora, na mão, USGtransesofágica ? Ressonância Magnética Nuclear de Tórax ? Tomodensitometria de Urgência? É claro que não !! Para ter isso teriam de cobrar uma mensalidade de 10 mil reais , porque o próprio Governo sobrecarrega os planos de despesas inúteis. Muitas operadoras de planos de saúde economizam com esses recursos, para sobrar mais dinheiro para seus proprietários, e é o médico que leva tinta porque, como diz o processo condenatorio, "não pediu os exames" . Que exames o médico vai pedir se NÃO TEM OS EXAMES naquele local ? Pouquíssimos locais têm esses exames ? Se for assim toda dor retroesternal-epigástrica teria de custar 50 mil reais em seu atendimento, pois TODA dor desse jeito ( que pode ser milhares de coisa, desde uma simples gastrite erosiva enematosa até um aneurisma dissecante de aorta ) teria de ser super-investigada para satisfazer o que a "Justiça acha que o médico tem de fazer". Todo médico Brasileiro , para esse tipo de Justiça, tem de ser um Dr. House, trabalhando no Massachussets General Hospital !! Se TODO médico, TODO hospital , for trabalhar como a juíza quer, não vai sobrar NENHUM médico no Brasil, não vai ficar NENHUM hospital aberto, pois aqui, se a Justiça não sabe, nós trabalhamos em regime de hospital de campanha, hospital de guerra, com raríssimas exceções.
6. É claro que toda morte é lamentável, todo sofrimento familiar é muito lamentável. Isso é outra coisa e não está em julgamento aqui. O problema abordado aqui é de outra natureza. É de natureza da "estrutura da medicina" brasileira. É da natureza do conhecimento de como é a medicina em si : "uma ciência onde é dificílimo você atingir o mais razoável grau de certeza, onde , dada sua enorme complexidade, tudo é incerto. Quantos juízes que erram sentenças são chamados de "assassinos"? Aquela juíza que colocou uma menor numa cela com dezenas de homens foi chamada publicamente de "estupradora" ? Aquela juíza que tirou o filho da cadeia ( envolvimento com tráfico de drogas ) com uma carteirada foi chamada publicamente de "esteleonatária" ? Ao que eu saiba não... E ganham 10, 15 vezes mais do que essa médica ganhava em um pronto-socorro precário, arriscando a vida, e , como se vê, o nome... ! Com um estresse 10, 15 vezes menor, apesar de dizerem que, "sim, dado seu alto estresse, merecem esse salário e essas férias, e essas benesses", etc. Acho que tem muita coisa errada nisso....
6. O Plano de Saúde para o qual ela trabalhava, o CRM, a Associação Médica, a Associação de Médicos Intensivistas, Mèdicos Emergencistas, Sindicato dos Médicos, já fizeram uma NOTA DE DESAGRAVO contra esse absurdo ? Teriam de fazer. Sim, porque senão daqui a pouco os juízes estão julgando TODOS os médicos como homicidas, pois isso que aconteceu com a Dra. Maria acontece com TODOS OS MÉDICOS, a TODO MOMENTO !!
............................................
Marcelo Caixeta , médico psiquiatra"
terça-feira, dezembro 10, 2019
A médica "homicida"
Marcadores:Charles Fonseca,....Charles Fonseca,
Medicina
Escreva para o meu e-mail: silvafonseca@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário