
Frei Antonio Falier da Negroponte, pintor de origem grega, ativo na Itália. Ele veio de Negroponte, uma colônia veneziana, agora a ilha de Eubéia, na Grécia, que caiu para os turcos em 1470.
Em um documento de 3 de março de 1469, Jacopo Bellini nomeou seu advogado, Alvise Sagundino, chanceler do capitão da frota veneziana, para recuperar o dinheiro devido a ele por 'Antonio Falirio, pintor, residente de Negroponte', ameaçando este último com procedimentos legais. se ele não pagasse. A morte de Jacopo (1470-71) e a queda de Negroponte para os turcos em 1470 tornam provável que nenhuma outra ação seja tomada. Dois outros documentos, um uma missiva veneziana enviada a Creta, que menciona uma "carta de Antonio Negroponte" (7 de junho de 1497) e outra feita por Antonio da Negroponte em Veneza (24 de julho de 1449), presumivelmente referem-se à mesma pessoa.
O grande retábulo Madonna and Child Entronizado na igreja veneziana San Francesco della Vigna é o único trabalho confirmado pelo artista.
https://www.wga.hu/index1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário