sábado, junho 08, 2019

Virgem em Glória ladeada por São João Batista e Estêvão. ANSELMI, Michelangelo.


Pintor e desenhista italiano. Ele foi sem dúvida o pintor mais imaginativo em Parma no início do século 16 depois de Correggio e Parmigianino. No entanto, ele foi treinado em Siena, embora sua única obra sobrevivente lá, uma visitação na igreja de Fontegiusta, mostra a importância de Sodoma na formação de sua arte.

A família de Anselmi era aparentemente de Parma, mas ele não está devidamente documentado ali até 1520. Nesse ano ele começou a pintar em San Giovanni Evangelista, onde decorou as costelas das abóbadas da nave, as absides de ambos os transeptos e pelo menos duas capelas: a capela no transepto norte, com afrescos de Sts Agnes e Catherine, e a sexta capela à esquerda da nave, com afrescos dos Quatro Doutores da Igreja. Também foi sugerido que ele executou os afrescos de São Nicolau e Hilary na quarta capela à esquerda, que foram atribuídos a Parmigianino.

Em 1525 Anselmi foi um dos grupos de artistas proeminentes consultados sobre a construção de Santa Maria della Steccata, em Parma, onde suas obras mais extensas em afresco foram posteriormente pintadas. Estes compreendem a Coroação da Virgem (1541-1542, alterado 1547) na abside principal, uma comissão que foi dada a ele após a morte de Parmigianino em 1540 e para o qual ele foi obrigado a trabalhar a partir de um "desenho colorido" por Giulio Romano, e, na abside e na abóbada em frente à porta oeste, uma Adoração dos Magos e Quatro Profetas, que foi completada por Bernardino Gatti.


https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário