sexta-feira, maio 24, 2019

ANGELUCCIO. Pintura.


Um inventário do Chigi de 1692 lista duas pinturas, a Cena Rural e as Figuras em uma Avenida Arborizada (veja em Cerquozzi) e indica que elas são o produto de uma colaboração entre Angeluccio, que pintou a paisagem, e Michelangelo Cerquozzi, que pintou a paisagem. figuras.

Estas fotos e a referência documental a elas são uma base importante para a reconstrução da carreira de Giovanni Angelo, conhecido por seu apelido "Angeluccio".

O biógrafo Pascoli menciona Angeluccio como aluno de Claude Gellée (também conhecido como Claude Lorrain), dizendo que entre os discípulos de Claude havia "de renome apenas Angeluccio, que morreu jovem e só conseguiu trabalhar um pouco". Talvez de origem flamenga (ele é citado como um Fleming em um inventário setecentista da coleção de Valenti Gonzaga), ele mostra a influência da técnica da paisagem flamenga, com especial proximidade com o trabalho de Bril. Suas características típicas de composição são a representação de uma profundidade espacial, a exibição do horizonte através de uma abertura na densa folhagem das grandes árvores, a dominação da paisagem sobre as figuras relativamente pequenas e o intenso jogo de luz e sombra.

Trabalhando em Roma provavelmente entre 1640 e 1650, Angeluccio foi influenciado por Swanevelt e Jan Both, e foi um membro ativo do "Bamboccianti".

Embora Miel e van Bloemen também tenham pintado figuras para as paisagens de Angeluccio, a maioria de suas colaborações foi com Michelangelo Cerquozzi. Angeluccio parece ter fornecido paisagens de fundo para seus companheiros "Bamboccianti", da mesma forma que Viviano Codazzi executou fundos arquitetônicos para eles. Uma hipótese já foi avançada de que o apelido "Angeluccio" é derivado da proximidade deste artista a "Michele Angelo" Cerquozzi. Os frutos dessa colaboração entraram em numerosas coleções romanas importantes nos séculos XVII e XVIII, cujos inventários relatam as imagens como "de Angeluccio com figuras de Cerquozzi" ou como paisagens de Angeluccio sozinho.

https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário