"REFLEXÃO SOBRE A COPA DO BRASIL
Saulo de Almeida
Acompanhei essa copa com certo distanciamento, ate porque na primeira parte dela estive em turnê na Coreia do Sul e nessa ultima semana estive lutando contra uma pedra no meu rim direito que me fez sofrer muito! Ainda um pouco dolorido mas bem melhor.
A verdade e que pela primeira vez me deu uma certa agonia ver um povo historicamente apático a questões básicas no que diz respeito ao desenvolvimento do pais demonstrar tanta paixão por um simples esporte. Me deu realmente vergonha e tristeza ver que isso de fato acontece. Não tenho a menor vergonha de perder para a Alemanha por 7x1 ou pra quem seja. E somente um jogo de futebol!!! E todo mundo ali esta ganhando milhões!!! Ninguém e voluntario. Torci pelo Brasil sim, mas, não envolvi minhas emoções nisso. Acabou o jogo, acabou. Verdade que fiquei com peninha de Anna Clara minha primogênita que ficou muito triste com a eliminação mas ela tem somente 11 anos!
Ao ver as lagrimas sinceras do nosso grande zagueiro Davi Luiz fiquei a pensar. Porque ele sente a necessidade de pedir desculpas a nação? Ele só perdeu um jogo de futebol! Também o técnico Luis Felipe Scolari, grande técnico que nos deu aquela quinta estrela no peito que ninguém mais no mundo tem (e dai!). Porque Felipão teve que pedir desculpas ao povo brasileiro???
Porque então que os nossos políticos chegam ao final dos seus mandatos e não pedem desculpas? Pelo contrario, sempre com dura cerviz vão a se gloriar dos seus feitos enquanto estiveram no poder? Quais mesmos? Eles não pedem desculpas porque nos não estamos nem ai! Educação, saúde, segurança, economia, desenvolvimento, etc, na verdade não importa! Contanto que se ganhe no futebol! Porque se importasse chegava o final do mandato e eles estariam pedindo no minimo desculpas. Já pensou, a Dilma em lagrimas pedindo desculpas ao povo brasileiro por não ter controlado a inflação? O Mantega se debulhando em lagrimas dizendo que ia se apegar aos seus filhos, a família para superar esse momento tao terrível na sua vida? Seria cômico se não fosse trágico! Isso não vai acontecer. No final do mandato a Dilma vai pra televisão dizer quão maravilhosa ela foi para o pais nos últimos 4 anos e vai se reeleger. Verdade? É a Dilma agora, poderia ser o Fernando Henrique, o Lula ou qualquer outro. A verdade e que sempre faltou aos nossos lideres um projeto de nação! Eles só querem o poder! Enquanto isso, as raposas fazem a festa enquanto vão atras dos seus próprios projetos individuais.
Estive na Coreia do Sul recentemente, notei que sempre ao lado de sua bandeira (vista com frequência) havia uma outra bandeira com as cores verde e amarela. Me chamou atenção pelas cores logicamente. Perguntei ao meu amigo coreano o que ela significava. A resposta foi: "Essa bandeira foi o simbolo da reconstrução do pais que se encontrava totalmente destruído depois da guerra da Coreia (1955). Foi uma bandeira que os nossos lideres criaram para simbolizar o movimento pela reconstrução do nosso pais!" Ate hoje essa bandeira e vista em todo o território nacional como simbolo de vitoria de um pais que soube emergir das cinzas em menos de 50 anos.
Logo o Brasil, pais cheio de recursos, de espaço, assentado na mais bela província da terra (como diria Darcy Ribeiro), com um povo criativo, mais feliz porque também mais sofrido. Logo o Brasil não consegue sair desta cilada histórica e engajar o seu povo em um projeto de pais que venha construir um futuro melhor para os seus filhos e filhas.
Brasil, agora e hora de pensar nas coisas que realmente fazem diferença.
Alemanha, parabéns pela vitória! Que domingo vença o melhor!"
quarta-feira, julho 09, 2014
Reflexão sobre o Brasil. Saulo de Almeida. Futebol. Brasil
Marcadores:Charles Fonseca,....Charles Fonseca,
Futebol,
Saulo de Almeida
Escreva para o meu e-mail: silvafonseca@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário