Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem - Salvador (BA), upload feito originalmente por Silmário Sousa.
Construída no estilo barroco português, está localizada no Largo da Boa Viagem e foi construída por volta de 1712. A origem da igreja tem informações imprecisas. Segundo o historiador Cid Teixeira, as terras ao redor teriam sido doadas pelo primeiro governador a Garcia D’ Avila, almoxarife das obras da cidade, e permutadas com os monges de São Bento.
Sua fachada voltada para o mar, apresenta uma única torre e é revestida de azulejos pérola nacarados, de origem portuguesa. Destacam-se os pilares em pedra e, em seu frontispício, um painel em azulejos azuis trabalhados com as Armas do Reino. A descrição feita por Paulo Ormido D. de Azevedo, historiador, relata que a igreja foi originalmente feita de uma única nave com corredores laterais e tribunas superpostas. No início do século XX, foi transformada em igreja de três naves com a manutenção das tribunas. O altar-mor e altares colaterais situados no ângulo do arco cruzeiro com a nave são barrocos, estilo D. João VI. A reforma sofrida pelo templo sacrificou parte da nave e dos azulejos que decoravam as paredes restaram dois painéis junto à porta principal que narram sucessos trágico-marítmos atribuídos a milagres de Nossa Senhora da Boa Viagem.
A igreja possui também uma única torre, situada ao seu lado esquerdo e revestida de azulejos portugueses de cores azul e marfim, com quatro sinos, sendo o mais antigo deles datado de 1810 (século XIX). Uma grande porta de jacarandá dá acesso ao seu interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário