Teseu e o Minotauro - Fio de Ariadne
Dias após a chegada de Teseu a Atenas, expirava o prazo para o pagamento do tributo e TESEU ofereceu-se como uma das vítimas.
Antes de partir, conta ao pai à intenção de matar o Minotauro e promete-lhe que se vitorioso substituiria a vela preta do barco por uma branca, para que o pai soubesse que ele vencera.
Ao desembarcar em Creta a filha de Minos, Ariadne,apaixona-se por Teseu e lhe conta como sair do labirinto, com a promessa que ele a leve para Atenas e case-se com ela. Trato feito, Teseu ata a ponta de um novelo de lã na entrada do labirinto e vai marcando o caminho com a linha. Deste episódio é que surgiu a expressão "Fio de Ariadne". Teseu encontra e mata o Minotauro. Reconstitui o caminho marcado pelo fio de Ariadne até a saída do labirinto e sai vitorioso.
FIM DE ARIADNE EM DUAS VERSÕES
1) Teseu sai do Labirinto e leva Ariadne para Atenas como o prometido. No trajeto, Ariadne passa mal e eles aportam na ilha de Naxos para que em terra, ela melhorasse. Ao voltar ao navio um vento forte afasta o barco deixando Ariadne sozinha na ilha. Quando voltou para buscá-la ela já estava morta.
2) Sai do Labirinto e leva Ariadne para Atenas como o prometido. No trajeto, eles aportam na ilha de Naxos e ao ver a moça adormecida, ele a abandona e parte sozinho. Ariadne então é encontrada e salva por Dionísio.
http://culturadetravesseiro.blogspot.com
terça-feira, julho 19, 2011
Teseu e o Minotauro - Fio de Ariadne. Mitologia
Marcadores:Charles Fonseca,....Charles Fonseca,
Mitologia
Escreva para o meu e-mail: silvafonseca@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário