Pesquisar este blog

sábado, junho 23, 2007

O inconsciente recua.

“Os sonhos e os delírios surgem de uma mesma fonte ¬¬– do que é reprimido. Poderíamos dizer que os sonhos são os delírios fisiológicos das pessoas normais. Antes de tornar-se suficientemente forte para irromper na vida de vigília como delírio, o que é reprimido pode ter alcançado um primeiro sucesso, sob as condições mais favoráveis do sono, na forma de sonho de efeitos duradouros. Durante o sono, juntamente com uma diminuição geral da atividade mental, dá-se um relaxamento da intensidade de resistência que as forças psíquicas dominantes opõem ao que é reprimido. É esse relaxamento que possibilita a formação dos sonhos, e é por isso que estes constituem o melhor caminho para o conhecimento da parte inconsciente da mente – só que, via de regra, com o restabelecimento das catexias [ou investimentos] psíquicas da vida de vigília, os sonhos se desvanecem e o inconsciente é obrigado a evacuar mais uma vez o terreno que conquistara.” Freud.

Um comentário:

  1. Quem sou eu para ir contra ao mestre Freud, mas comecei a estudar Projeção Astral e tenho gostado muito, pois tenho encontrado algumas respostas, pois sempre tive problemas de pesadelos, de minha boca, rosto parecer esticar, etc...
    Estou adorando conhecer algumas técnicas e descobrir que nem sempre eu estava às voltas com obsessões, como pensava.
    Mesmo assim adorei a matéria que postou ai no seu Blog.
    Parabéns, muita paz!
    Márcia Leal

    ResponderExcluir