Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 11, 2007

Freud escreveu. Psicanálise

“Enquanto lidamos apenas com lembranças e idéias, permanecemos na superfície. Só os sentimentos têm valor na vida mental. Nenhuma força mental é significativa se não possuir a característica de despertar sentimentos. As idéias só são reprimidas porque estão associadas à liberação de sentimentos que devem ser evitados. Seria mais correto dizer que a repressão age sobre sentimentos, mas só nos apercebemos destes através de sua associação com idéias.” Freud.

4 comentários:

  1. "Canta, dança, sem parar
    Sobe, desce, como quiser
    Sonha, vive, como eu
    Pula, grita, ô ô ô ô ô ô...

    Não segure muito teus instintos
    Porque isso não é natural
    Sai do sério, fala Alto, dá um grito forte,
    Quando queira evitar
    É saudável, relaxante, recupera
    E faz bem a cabeça
    Por isso
    canta, dança, grita ô ô ô ô ô ô ô

    Vá em frente, entra numa boa
    Porque a vida é uma festa
    Não console, não domine, não modere
    Tudo isso faz muito mal
    Deixe que a mente se relaxe
    Faça o que mandar o coração
    Por isso
    canta, dança, grita ô ô ô ô ô ô ô

    Não se reprima
    Não se reprima
    Pode gritar

    Dança, canta, sobe, desce, vive, corre e pula como eu!

    Chega de fugir, de se esconder
    E de deixar a vida pra depois
    Não persiste mais, se o mundo quer,
    O tempo corre, nada vai te esperar
    Entra de cabeça nos seus sonhos
    Só assim você vai ser feliz
    Por isso canta, dança, grita, ô ô ô ô ô ô"

    (Adivinha? É dos Menudos, lembra?!)

    ResponderExcluir
  2. Se eu lhe disser que me lembro, vai achar que eu já fiz compras na Sandiz, no Tio Corrêia, na Unimar, na Mesbla, no Maooin... Mas acho que já ouvi falar sim. Afinal de contas, do alto de meus 47 aninhos, me lembro até da ditadura militar, tem coisas que não esquecemos facilmente.

    Fonseca, psicanalista é cientista. Cientista poetando é paradoxal; quebra paradigmas. Já filósofo cometer poesias. Um tal de Nietzshe, lembra? Parabéns por suas belas poesias.

    ResponderExcluir