"Helen Keller foi uma escritora, ativista política e professora americana que superou a cegueira e a surdez para se tornar uma das figuras mais inspiradoras e influentes do século XX.
Vida e superação
Nascida em 1880 no Alabama, ela ficou cega e surda antes de completar dois anos de idade devido a uma doença. Essa condição a isolou do mundo, dificultando a comunicação e tornando sua infância uma luta.
Aos seis anos, seus pais contrataram Anne Sullivan, uma professora com deficiência visual que se tornaria a sua companheira e mentora por quase 50 anos. Anne ensinou Helen a se comunicar soletrando palavras na palma de sua mão. O momento decisivo em sua vida foi quando ela associou a palavra "água" com a sensação da água corrente na sua mão. A partir daí, ela passou a ter uma enorme curiosidade e sede de conhecimento.
Ativismo e legado
Helen Keller não só aprendeu a ler, escrever e falar, mas também se formou no Radcliffe College. Ela viajou o mundo dando palestras sobre suas experiências e defendendo os direitos de pessoas com deficiência. Seu ativismo se estendeu a outras causas, como o sufrágio feminino, os direitos civis e o pacifismo.
Ela escreveu 12 livros, incluindo sua autobiografia A História da Minha Vida, que se tornou um clássico. Sua vida e luta se tornaram um símbolo de perseverança, e sua história continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário