quinta-feira, junho 01, 2017

Se a doutrina sagrada é mais digna que as outras ciências. Suma Teológica. São Tomás de Aquino,

Art. 5 — Se a doutrina sagrada é mais digna que as outras ciências.
(IIa IIae, q. 66, a. 5, ad 3; I Sent., prol., a.1; II Cont. Gent., cap. IV)
O quinto discute-se assim — Parece não ser a doutrina sagrada mais digna que as outras ciências.
1. — Pois é digno o saber enquanto certo; e as demais ciências, que partem de princípios indubitáveis,
parecem mais certas que a doutrina sagrada, cujos princípios, ou artigos de fé, são sujeitos à dúvida.
Donde, as outras ciências parecem mais dignas que ela.
2. Demais — a ciência inferior aproveita-se da superior; assim, do aritmético, o músico. Ora, a doutrina
sagrada recebe algo das disciplinas filosóficas, pois, diz Jerônimo, os doutores antigos de tal modo
encheram os livros de doutrinas e sentenças dos filósofos, que não sabemos o que mais seja neles de
admirar: se a erudição secular ou a ciência das Escrituras. Logo, a doutrina sagrada é inferior às outras
ciências.
Mas, em contrário, as demais ciências são chamadas escravas desta, segundo a Escritura (Pr 9, 3): Enviou
as suas escravas a chamar à fortaleza.
SOLUÇÃO. — A dita ciência, por ser especulativa a um respeito e a outro, prática, sobreleva a todas as
demais, tanto especulativas como práticas. Pois, das ciências especulativas, uma é considerada mais
digna que outra, quer pela certeza, quer pela nobreza do assunto; e, de ambos os pontos-de-vista
excede esta ciência às outras especulativas. Quanto à certeza, porque as outras a têm pelo lume natural
da razão humana, que pode errar, e a possui esta pela luz da ciência divina, que se não pode enganar.
Quanto à nobreza do assunto, porque esta versa principalmente sobre matérias que, pela sua
profundeza, ultrapassam a razão; considerando as outras só aquilo que se pode alcançar racionalmente.
— Das ciências práticas, mais digna é aquela que não é subordinada a um fim ulterior; assim, a civil
supera a militar, pois o bem do exército se subordina ao do Estado. Ora, o fim da doutrina sagrada,
enquanto prática, é a eterna felicidade, para a qual se ordenam, como ao fim último, todos os outros
fins das ciências práticas. Por onde, é manifesto que, a todas as luzes, é mais digna que as outras.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Nada impede ser o mais certo, por natureza, menos
certo, pelo que nos toca, por causa da fraqueza do nosso intelecto, que está para as coisas mais
evidentes como os olhos da coruja para a luz do sol, como diz Aristóteles. Donde, a dúvida de certos
sobre os artigos da fé não provém da incerteza do assunto, senão da fraqueza do intelecto humano; se
bem o mínimo conhecimento que pudermos adquirir das coisas altíssimas é mais desejável que o
conhecimento certíssimo de coisas mínimas, conforme o Filósofo.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Esta ciência pode receber auxílio das filosóficas, não por lhe serem
indispensáveis, mas para maior clareza dos assuntos de que trata. Porém, das outras ciências não
recebe os seus princípios, senão de Deus, por imediata revelação. Nem, portanto, recebe das outras
ciências como de superiores, senão que delas usa como inferiores e servas, como as arquitetônicas, das
auxiliares e a civil, da militar. E esse mesmo usar delas não é por defeito ou insuficiência sua, e sim por
imperfeição do nosso entendimento, que das coisas conhecidas pela razão natural (donde procedem as
outras ciências) mais facilmente é levado para aquelas que a sobrepujam e são o objeto desta ciência.