Digite uma só palavra no espaço em branco acima

terça-feira, dezembro 03, 2024

HELENA DE TROIA. Giih de Figueiredo

Se você acha que as festas do bairro têm drama, é porque não conhece Helena de Troia. Famosa por ser "o rosto que lançou mil navios", Helena protagonizou um dos episódios mais épicos da mitologia grega: a Guerra de Troia. Vamos mergulhar nessa história cheia de amores proibidos, disputas épicas e um cavalo de madeira que virou lenda.


Helena era filha de Zeus (sim, o chefão do Olimpo) e de Leda, uma rainha de Esparta. Detalhe curioso: Zeus se disfarçou de cisne para conquistá-la. O resultado dessa união foi uma das mulheres mais belas de todos os tempos, a ponto de deixar deuses e mortais em polvorosa.


Desde jovem, Helena era tão requisitada que seu pai adotivo, Tíndaro, teve que fazer todos os seus pretendentes jurarem que respeitariam quem ela escolhesse como marido. Quem ganhou o coração da moça? Menelau, rei de Esparta. Mas, como qualquer boa história, o "felizes para sempre" estava longe de acontecer.


Páris, príncipe de Troia, tinha recebido uma missão nada modesta: decidir qual deusa era a mais bonita. Hera, Atena e Afrodite disputavam o título, e cada uma ofereceu um suborno. Afrodite prometeu a ele o amor da mulher mais bela do mundo. E, claro, quem era essa mulher? Helena!


Com a ajuda de Afrodite, Páris partiu para Esparta e conseguiu conquistar Helena, que largou Menelau e fugiu com ele para Troia. Esse foi o estopim para a Guerra de Troia, porque Menelau ficou furioso e chamou os amigos gregos para "resolver a treta".


O que começou como uma briga conjugal virou um evento épico. O exército grego, liderado por Agamenon (irmão de Menelau), sitiou Troia por dez anos. Durante esse tempo, guerreiros como Aquiles e Heitor brilharam nos campos de batalha, enquanto os deuses davam pitacos e torciam pelos seus favoritos.


Helena? Bem, há quem diga que ela se arrependeu de ter fugido e tentou se reconciliar com Menelau. Outros defendem que ela estava feliz com Páris. A verdade? Depende de qual versão do mito você escolher.


A guerra terminou com um truque engenhoso: o famoso Cavalo de Troia. Os gregos fingiram recuar, deixando para trás um enorme cavalo de madeira como "presente". Os troianos, achando que tinham vencido, levaram o cavalo para dentro das muralhas. À noite, soldados gregos escondidos dentro dele abriram os portões da cidade, e Troia foi destruída.


No fim, Helena voltou para Esparta com Menelau. Alguns dizem que eles viveram felizes até o fim da vida, enquanto outros acreditam que ela foi repudiada. Mas uma coisa é certa: sua história sobreviveu aos séculos, inspirando poetas, artistas e roteiristas.


Uma ou Muitas Helenas? Há teorias de que a Helena que estava em Troia era apenas uma cópia criada pelos deuses. A verdadeira teria ficado no Egito o tempo todo! (Trolagem dos Deuses)


Seja heroína, vilã ou vítima, Helena de Troia é uma personagem que nunca sai de moda. Afinal, quem mais poderia causar uma guerra épica apenas com sua presença?


Texto: Giih De Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário