Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 31, 2010

POESIA

Verde pasto dólar
Domingos Guimaraens

Há poesia no dólar, há poesia nas notas verdes, pasto de
Wall Street! Uma vaca rumina uma barba verde de Abraham
Lincoln, um mustang puro sangue cavalo alado galopa nos
pastos verdes das folhagens de dólar! Um cowboy viu poesia
nos dólares. Me contou Maiakóvski a história de Damon
Jim, numa conversa Chico Xavier:

"Depois de receber 250 mil dólares de herança, alugou um
trem de luxo inteirinho encheu-o de vinho, amigos e parentes,
foi para New York, percorreu todos os bares da Broadway,
torrou meio milhão de rublos de bens em dois dias e partiu
em busca de seu mustang sem nenhum tostão, no estribo
sujo de um trem de carga"

Trem, vinho, dólares e um cavalo - THE AMERICAN DREAM!

Todo americano sabe que o dólar é mais do que verde, é de
cor indefinível reagindo na química do cérebro como angustiada
cromoterapia. A América dos Americanos, daqueles que ganharam
seu primeiro dólar! É isso que faz de um Americano, Americano: seu
primeiro dólar! I'm proud of you my son! You've earned your first buck!
Disse Rip Van Winkle antes de emborrachar-se com o vinho tempo
delírio dos duendes.

Rip Van Winkle perdeu tempo perdeu dólares.

Quem são os Americanos?

Vou ruminar também nos pastos verdes da América

FOTOGRAFIA

Racegoers at Warwick Farm racecourse

Carta
1Cor:2,10-16

10. A nós, Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11. Quem dentre as pessoas conhece o que é próprio do ser humano, a não ser o espírito humano que nele está? Assim também, ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus.
12. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons que Deus nos concedeu.
13. Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, aplicando a realidades espirituais uma linguagem espiritual.
14. O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura. Ele não é capaz de entendê-lo, porque só pode ser avaliado pelo Espírito.
15. Ao contrário, o homem espiritual julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
16. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder lhe dar conselho? Nós, todavia, temos o pensamento de Cristo.

segunda-feira, agosto 30, 2010

PINTURA

Sermão do Bom Ladrão. Padre Antonio Vieira. Prosa

Sermão do Bom Ladrão
Padre Antonio Vieira

Mas estou vendo que com este mesmo exemplo de Deus se desculpam ou podem desculpar os reis, porque, se a Deus lhe sucedeu tão mal com Adão, conhecendo muito bem Deus o que ele havia de ser, que muito é que suceda o mesmo aos reis, com os homens que elegem para os ofícios, se eles não sabem nem podem saber o que depois farão? A desculpa é aparente, mas tão falsa como mal fundada, porque Deus não faz eleição dos homens pelo que sabe que hão de ser, senão pelo que de presente são. Bem sabia Cristo que Judas havia de ser ladrão; mas quando o elegeu para o ofício em que o foi, não só não era ladrão, mas muito digno de se lhe fiar o cuidado de guardar e distribuir as esmolas dos pobres. Elejam assim os reis as pessoas, e provejam assim os ofícios, e Deus os desobrigará nesta parte da restituição. Porém as eleições e provimentos que se usam não se fazem assim. Querem saber os reis se os que provêem nos ofícios são ladrões ou não? Observem a regra de Cristo: Qui non intral per ostium, jur est et latro (14). A porta por onde legitimamente se entra ao ofício, é só o merecimento. E todo o que não entra pela porta, não só diz Cristo que é ladrão, senão ladrão e ladrão: Fur est latro. E por que é duas vezes ladrão? Uma vez porque furta o ofício, e outra vez porque há de furtar com ele. O que entra pela porta poderá vir a ser ladrão, mas os que não entram por ela já o são. Uns entram pelo parentesco, outros pela amizade, outros pela valia, outros pelo suborno, e todos pela negociação. E quem negocia não há mister outra prova: já se sabe que não vai a perder. Agora será ladrão oculto, mas depois ladrão descoberto, que essa é, como diz S. Jerônimo, a diferença de fur a latro.

Coisa é certo maravilhosa ver a alguns tão introduzidos e tão entrados, não entrando pela porta nem podendo entrar por ela. Se entraram pelas janelas, como aqueles ladrões de que faz menção Joel: Per fenestras intrabunt quasi fur (15), grande desgraça é que, sendo as janelas feitas para entrar a luz e o ar, entrem por elas as trevas e os desares. Se entraram minando a casa do pai de famílias, como o ladrão da parábola de Cristo: Si sciret pater familias qua hora fur veniret, non sineret perfodi domum suam(16), ainda seria maior desgraça que o sono, ou letargo do dono da casa fosse tão pesado que, minando-se-lhe as paredes, não o espertassem os golpes. Mas o que excede toda a admiração é que haja quem, achando a porta fechada, empreenda entrar por cima dos telhados, e o consiga, e mais sem ter pés, nem mãos, quanto mais asas. Estava Cristo, Senhor nosso, curando milagrosamente os enfermos dentro em uma casa, e era tanto o concurso que, não podendo os que levavam um paralítico entrar pela porta, subiram-se com ele ao telhado, e por cima do telhado o introduziram. Ainda e mais admirável a consideração do sujeito, que o modo e lugar da introdução. Um homem que entrasse por cima dos telhados, quem não havia de julgar que era caído do céu: Tertius e caelo cecidit Cato? (17) E o tal homem era um paralítico que não tinha pés, nem mãos, nem sentido, nem movimento, mas teve com que pagar a quatro homens, que o tomaram às costas, e o subiram tão alto.

E como os que trazem às costas semelhantes sujeitos estão tão pagos deles, que muito é que digam e informem — posto que sejam tão incapazes — que lhes sobejam merecimentos por cima dos telhados. Como não podem alegar façanhas de quem não tem mãos, dizem virtudes e bondades. Dizem que, com seus procedimentos, cativa a todos. E como não havia de cativar, se os comprou? Dizem que, fazendo sua obrigação, todos lhe ficam devendo dinheiro: e como lho não hão de dever, se lho tomaram? Deixo os que sobem aos postos pelos cabelos, e não com as forças de Sansão, senão com os favores de Dalila. Deixo os que, com voz conhecida de Jacó, levam a bênção de Esaú, e não com as luvas calçadas, senão dadas ou prometidas. Deixo os que, sendo mais leprosos que Naamã Siro, se alimparam da lepra, e não com as águas do Jordão, senão com as do Rio da Prata. É isto, e o mais que se podia dizer, entrar pela porta? Claro está que não. Pois se nada disto se faz: Sicut fur in nocte (18), senão na face do sol, e na luz do meio-dia, como se pode escusar quem ao menos firma os provimentos de que não conhecia serem ladrões os que por estes meios foram providos? Finalmente, ou os conhecia, ou não: se os não conhecia, como os proveu sem os conhecer? E se os conhecia, como os proveu conhecendo-os? Mas vamos aos providos com expresso conhecimento de suas qualidades.
.
Evangelho
Lc:4,16-30

16. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura.
17. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito:
18. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos
19. e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”.
20. Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele.
21. Então, começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.”
22. Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E perguntavam: “Não é este o filho de José”?
23. Ele, porém, dizia: “Sem dúvida, me citareis o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze também aqui, na tua terra!”
24. E acrescentou: “Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra.
25. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel.
26. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.
27. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio”.
28. Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos.
29. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício.
30. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

domingo, agosto 29, 2010

PINTURA

Myler Birket Foster

POESIA

JARDIM DE FANTASIA
Paulinho Pedra Azul

Bem-te-vi, bem-te-vi
Andar por um jardim em flor
Chamando os bichos de amor
Sua boca pingava mel…

sábado, agosto 28, 2010

FOTOGRAFIA

POESIA/Cordel

Esta apareceu no "Jornal de Hoje", de Natal, do dia 28/02/2009
na coluna do Walter Gomes.Diz que é obra de Miguezim de Princesa,
um cordelista cearense.

Quando vi Dilma Roussef
Sair na televisão
Com o rosto renovado
Após uma operação
Senti que o poder transforma: Avestruz vira pavão.
De repente ela virou
Namorada do Brasil: Os políticos quando a vêem
Começam a soltar psiu
Pensando em 2010
E nos bilhões que ela pariu.
A mulher, que era emburrada
Anda agora sorridente
Acenando para o povo
Alegre, mostrando o dente
E os baba-ovos gritando: É Dilma pra presidente!
Mas eu sei que o olho grande
É na montanha de bilhões
Que Lula botou no PAC
Pensando nas eleições
E mandou Dilma gastar
Sobretudo nos grotões.
Senadores garanhões
Sedutores de donzelas
E deputados gulosos
Caçadores de gazelas
Enjoaram das modelos
Só querem casar com ela.
Eu também quero uma lasquinha
Uma filepa de poder
Quero olhar nos olhos dela
E, ternamente, dizer
Que mais bonita que ela
Mulher nenhuma há de ser.
Eu já vi deputado
Dizendo no Cariri
Que Dilma é linda e charmosa
Igual não existe aqui
E é capaz de ser mais bela
Que a Angelina Jolie
Dilma pisa devagar
Com seu jeito angelical
Nunca deu um grito em ninguém
Nem fez assédio moral
Ou correu atrás de gente
Com pedaço de pau
Dilma superpoderosa: 8 bilhões para gastar
Do jeito que ela quiser
Da forma que ela mandar
Sem contar com o milhão
Do cofre do Adhemar.
Estou com ela e não abro: Viro abridor de cancela
Topo matar jararaca
Apagar fogo na goela
Para o ano vindouro
Fazer um PAC com ela.
Carta
1Cor:1,26-31

26. De fato, irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre.
27. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte.
28. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa.
29. Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus.
30. É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação,
31. para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

sexta-feira, agosto 27, 2010

MEDICINA

Prevenção do suicídio
(continuação)

Qualquer ato ou ameaça suicidas devem ser tomados a sério. Cerca de 20 % das pessoas que tentam suicidar-se repetem a intenção no prazo de um ano. Todas as pessoas que realizam gestos suicidas ou que tentam suicidar-se necessitam de ser tratadas. Cerca de 10 % de todas as tentativas de suicídio são mortais.

Embora, por vezes, um suicídio consumado ou uma tentativa de suicídio se apresente como algo totalmente surpreendente ou chocante, inclusive para os familiares próximos, os amigos e os companheiros, existem geralmente sinais premonitórios. Regra geral, os que se suicidam estão deprimidos e, por consequência, o passo
prático mais importante para prevenir o suicídio é diagnosticar e tratar correctamente a depressão. No entanto, o risco de suicídio aumenta próximo do início do tratamento da depressão, quando a pessoa se torna mais activa e decidida, mas ainda continua deprimida.

Um bom cuidado psiquiátrico e social depois de uma tentativa de suicídio é o melhor modo de prevenir novas tentativas de suicídio. Como muita gente que comete suicídio já tinha anteriormente tentado consumá-lo, deve fazer-se um acompanhamento psiquiátrico imediatamente após a tentativa. O acompanhamento ajuda o médico a identificar os problemas que contribuíram para o acto e a planear um tratamento apropriado.

Tratamento das tentativas de suicídio

Muita gente que tenta suicidar-se é levada ainda inconsciente para um serviço de urgência. Quando se sabe que uma pessoa tomou uma sobredosagem de um fármaco ou de um veneno, o médico segue os seguintes passos:

Retirar a quantidade máxima possível do fármaco ou do veneno do corpo da pessoa, tratando de impedir a sua absorção e acelerando a sua excreção.
Controlar os sinais vitais e tratar os sintomas para manter a pessoa viva.
Administrar um antídoto, se se conhecer exactamente o fármaco que foi ingerido e se esse antídoto existir.
Embora geralmente as pessoas se encontrem bastante bem fisicamente para lhes ser dada alta logo que esteja tratada a lesão, muitas vezes são hospitalizadas para receber acompanhamento e tratamento psiquiátrico. Durante a avaliação psiquiátrica, a pessoa pode negar todo o problema. Com bastante frequência, a depressão grave que conduziu ao acto suicida é seguida por um período curto de melhoria do humor, pelo que raramente se verificam novas tentativas suicidas imediatamente depois da inicial. No entanto, o risco de outra tentativa de suicídio é grande, a menos que sejam resolvidos os problemas da pessoa.

Existem variações tanto no tempo de estada no hospital como no tipo de tratamento requerido. O doente psiquiátrico grave é geralmente internado na unidade psiquiátrica do hospital para um controle de forma contínua até se resolverem os problemas que o induziram ao suicídio ou até ter capacidade para os enfrentar. Em caso de necessidade, pode manter-se o doente no hospital mesmo contra a sua vontade, porque representa um perigo para si próprio ou para outros.
http://www.manualmerck.net/?id=111
(continua)

ESCULTURA


Camile Claudel

PIADA

- Meu médico é um incompetente. Tratou do fígado de minha esposa por vinte anos e ela morreu do coração.
- O meu é muito melhor. Se trata você do fígado, você morre do fígado.
Evangelho
Mt:25,1-13

1. “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo.
2. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes.
3. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo.
4. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas.
5. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo.
6. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo! ’
7. Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas.
8. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores”.
10. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou.
11. Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta! ’
12. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço! ’
13. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora

quinta-feira, agosto 26, 2010

FAMÍLIA

07/07/2010 - 07h48
Projeto de lei pune quem difama pai e mãe para os filhos

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

"Não teve lucro para ninguém." É assim que o carioca A. A., 48, resume a vivência que teve da alienação parental, que ocorre quando o pai ou a mãe trabalha de forma sistemática para desconstruir a imagem que o filho tem do outro genitor.

A alienação assume graus variados. O caso clássico é quando o casal se separa e um passa a minar a imagem que o filho tem do outro.

Ela pode ocorrer, porém, dentro do casamento (quando o genitor fala mal do outro para o filho) e por parte de outras pessoas que têm autoridade sobre a criança (tios ou avós), diz Sandra Baccara, psicóloga especialista em família e adolescência.

"A gente não pode dizer que qualquer fala é tentativa de alienação, é natural as pessoas ficarem com raiva. Ela ocorre quando há uma campanha", diz a psicóloga.

O termo "alienação parental" ainda não existe na lei brasileira, cenário que pode mudar com a aprovação de um projeto de lei que está na pauta de hoje da CCJ do Senado. Se o texto original não for alterado, como é a previsão, o projeto deverá seguir para a sanção presidencial.

Inversão de guarda

Além de criar a figura legal da alienação, o projeto descreve suas manifestações --como dificultar o acesso à criança e omitir informações do filho ao genitor-- e estabelece punições ao alienador --que vão de multa e advertência à inversão da guarda da criança, passando pela determinação de acompanhamento psicológico.

O projeto foi apresentado pelo deputado Régis Oliveira (PSC-SP) em parceria com grupos de pais e mães. A previsão da alienação na lei poderia ter atenuado o caso do carioca A. A. --que prefere não se identificar pela delicada situação familiar.

Ele conta que ficou mais de três anos sem contato com o filho, hoje um adolescente, e que agora os dois estão tentando se reaproximar. "O laço foi rompido. É uma guerra que não vale a pena", diz.

O filho --criança ou adolescente-- é o maior prejudicado nos casos de alienação parental, lembra Baccara.

http://www.folha.uol.com.br/

GAMBIARRA


Não tem churrasqueira? Nem grill? Olha a opção...

Cleptomaníaco: ladrão rico. Gatuno: cleptomaníaco pobre.

Barão de Itararé.

PINTURA


Clique na imagem para ampliá-la.
Salmo
Sal:145,2-3; Sal:145,4-5; Sal:145,6-7

2. Quero bendizer-te todo dia, louvar teu nome eternamente e para sempre.
3. § Grande é o SENHOR e digno de todo louvor, não se pode medir sua grandeza.
4. Uma geração conta à outra as tuas obras, anuncia tuas maravilhas.
5. Proclama o esplendor glorioso da tua majestade e narram teus prodígios.
6. Mostram a força das tuas temíveis intervenções e falam da tua grandeza.
7. Difundem a lembrança da tua imensa bondade, celebram com júbilo tua justiça

quarta-feira, agosto 25, 2010

FOTOGRAFIA


Graças a ela tenho cinco sobrinhas netas. Clique na imagem para ampliá-la.
.

PIADA

Após a cirurgia:
- Doutor, entendo que vocês médicos se vistam de branco. Mas por que essa luz tão forte?
- Meu filho, eu sou São Pedro.
.

"AQUELES LABIOS QUE PROVAREM O ALCOOL, NÃO PROVARÃO OS NOSSOS"
Clique na imagem para ampliá-la...
.

POESIA

NA PENUMBRA
Raimundo Correia

Raiava, ao longe, em fogo a lua nova,
Lembras-te?... apenas reluzia a medo,
Na escuridão crepuscular da alcova
O diamante que ardia-te no dedo...

Nesse ambiente tépido, enervante,
Os meus desejos quentes, irritados,
Circulavam-te a carne palpitante,
Como um bando de lobos esfaimados...

Como que estava sobre nós suspensa
A pomba da volúpia; a treva densa
Do teu olhar tinha tamanho brilho!

E os teus seios que as roupas comprimiam,
Tanto sob elas, túmidos, batiam,
Que estalavam-te o flácido espartilho!

terça-feira, agosto 24, 2010

Evangelho
Mt:23,23-26

23. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem contudo deixar aquilo.
24. Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo.
25. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça.
26. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.

A misericórdia. Charles Fonseca. Prosa

A MISERICÓRDIA
Charles Fonseca

Era assim: minha mãe não permitia que os esmoleres/pedintes tocassem violão na porta de nossa casa sob o argumento de que na Bíblia havia um versículo que proibia que estes tocassem trombetas à porta de alguém com a mesma finalidade. Que o que se dava com a mão a outra não devia ver. E quando chegava à nossa porta um pedinte/doente mental sujo, maltrapilho, cabeludo a pedir um prato de comida, ela prometia dar desde que ele consentisse em tomar um banho no nosso quintal. O cidadão consentia e, incontinente, era levado ao quintal, posto em um banquinho, ficando só com uma calça velha de meu pai cortada acima do joelho a título de bermuda... Bucha e sabão massa em todo o corpo, enxaguado com água morna, cortado o cabelo e as unhas. Enquanto isso nós pulávamos de alegria, era uma festa! Cheiroso, alimentado, lá se ia pelo mundo aquela alma.

segunda-feira, agosto 23, 2010

PIADA

- Doutor, sou a esposa do Zé, que sofreu um acidente; como ele está?
- Bem, da cintura para baixo ele não teve nem um arranhão.
- Puxa, que alegria. E da cintura para cima?
- Não sei, ainda não trouxeram essa parte.

.
Evangelho
Mt:23,13-22

13. “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus, mas vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam.
15. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes mais do que vós.
16. Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jura pelo Santuário, não vale; mas se alguém jura pelo ouro do Santuário, então vale! ’
17. Insensatos e cegos! Que é mais importante, o ouro ou o Santuário que santifica o ouro?
18. Dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferenda que está sobre o altar, então vale! ’
19. Cegos! Que é mais importante: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda?
20. De fato, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele.
21. E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Deus, que habita no Santuário.
22. E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.

FOTOGRAFIA

Clique na imagem.

domingo, agosto 22, 2010

SEGURANÇA

1) Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para sairem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;

2) Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;

3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, onde agem os punguistas e descuidistas, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão;

4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais;

5) Quando estiver em um coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço;

6) Não use locais isolados para colóquios amorosos. Os namorados em lugares solitários são presa fácil dos ladrões;

7) Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas;

8) Igualmente não se deixe levar pela conversa de estranhos que venham a abordá-lo para propor "negócio da China". São vigaristas, chame o policial mais próximo;

9) Não ande armado. Quam carrega arma de fogo, muitas vezes sem saber usá-la eficazmente, pode ser induzido à prática de atos temerários ante a ação de criminosos.

10) Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.

http://www.ssp.sc.gov.br/

As lebres e as rãs. Escopo. Prosa

AS LEBRES E AS RÃS
Esopo

As lebres, animais tímidos por natureza, sentiam-se oprimidas com tanto acanhamento. Como viviam, na maior parte do tempo, com medo de tudo e de todos, frustradas e cansadas, resolveram dar um fim às suas angústias.

Então, de comum acordo, decidiram por fim às suas vidas. Concluiram que assim resolveriam todos os seus problemas. Combinaram então que se jogariam do alto de um penhasco, para as escuras e profundas águas de um lago.

Assim, quando correm para o abismo, várias Rãs que descansavam ocultas pela grama à beira do mesmo, tomadas de pavor ante o ruído de suas pisadas, desesperadas, pulam na água, em busca de proteção.

Ao ver o pavor que sentiam as Rãs em fuga, uma das Lebres diz às companheiras:

Não mais devemos fazer isso que combinamos minhas amigas! Sabemos agora, que existem criaturas mais medrosas que nós.
Evangelho
Lc:13,22-30

22. Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu:
24. ”Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
25. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças! ’
27. Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniqüidade! ’
28. E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora.
29. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
30. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

sábado, agosto 21, 2010

PINTURA


Domenico Brusasorci

PIADA

- Doutor, tenho tendências suicidas. O que faço?
- Em primeiro lugar, pague a consulta.
Evangelho
Mt:23,1-12

1. Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos:
2. “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar.
3. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo.
5. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas.
6. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas,
7. de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’.
8. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos.
9. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo.
11. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
12. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.

FOTOGRAFIA


Minhas sobrinhas netas, upload feito originalmente por Charles Fonseca.

Minhas sobrinhas netas

sexta-feira, agosto 20, 2010

"Quem sonda o símbolo assume todos os riscos."

Oscar Wilde

MÚSICA


J.S.Bach-Toccata e Fuga BWV 565-Karl Richter
Evangelho
Mt:22,34-40

34. Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram,
35. e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo:
36. “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37. Ele respondeu: “‘Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! ’
38. Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39. Ora, o segundo lhe é semelhante: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’.
40. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.

quinta-feira, agosto 19, 2010

POESIA

RATAPLÃ
Aurea Domenech

Toma um gole da tequila forte,
puxa um trago do tabaco tíbio,
que vida quão mais tenra é tênue,
e a morte tece telas tortas.
Se é o tédio que te torna tonto,
nota o tanoeiro fabricando a tina
e outros lutadores dessa tal labuta,
quanta paciência, tato e teimosia.
Quando é o temor que tempera o tempo,
os outros te destratam, te magoam e traem.
Temerário tenta não tergiversar.
Faz qual tatu-bola, se atacado é esperto,
basta o estímulo, transforma-se e rola.
Se a tempestade obtemperou-te a sorte,
olha que relâmpago ilumina a treva.
Se advier tornado, trata de esperar,
fica mais na tasca, toma outro gole.
Não é permanente o que vem tirano,
nem a Terra toda pode transmutar.
Se há uma terapia, é a de ser tenaz.
Tudo é temporário, acredita nisto.
Vê o tapeceiro que atapeta o templo?
Torna-o um tesouro, com talento e técnica,
e, não há taumaturgo que não seja grato.
Redescobre a arte de tentar com tática
tudo quanto a ti é mais importante.
E se há um terremoto, toma a terracota,
faz uma escultura, mesmo com mãos trêmulas.
Quebra o protocolo. Sê mais quixotesco:
- Afasta o forte tufão, traduz o tema,
tumultua o túmulo, faz a torre e o tempo.

PIADA

- Doutor, quando eu era solteira tive que abortar seis vezes. Agora que casei, não consigo engravidar.
- Seu caso é muito comum: você não reproduz em cativeiro.

Agosto 2010. Charles Fonseca.Fotografia


Floripa agosto 2010 095, upload feito originalmente por Charles Fonseca.

Evangelho
Mt:22,1-14

1. Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo,
2. dizendo: “O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho.
3. Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.
4. Mandou então outros servos, com esta ordem: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa! ’
5. Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios,
6. outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram.
7. O rei ficou irritado e mandou suas tropas matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
8. Em seguida, disse aos servos: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela.
9. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.
10. Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa
12. e perguntou-lhe: ‘Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa? ’ Mas o homem ficou sem responder.
13. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes’.
14. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos.

Barão de Itararé.

quarta-feira, agosto 18, 2010

FOTOGRAFIA

Cão mensageiro na França, durante a I Guerra Mundial.

MEDICINA

COMPORTAMENTO SUICIDA
Métodos de suicídio.
(continuação)

O método escolhido por uma pessoa para se suicidar é muitas vezes determinado pela disponibilidade e por fatores culturais. Pode também refletir a seriedade da tentativa, dado que alguns métodos, como saltar de um edifício alto, fazem com que seja virtualmente impossível sobreviver, enquanto outros, como a sobredosagem farmacológica, deixam em aberto a possibilidade de salvação. No entanto, a utilização de um método que demonstre não ser mortal não indica necessariamente que a tentativa é menos séria.
A sobredosagem farmacológica é o método utilizado com mais frequência nas tentativas de suicídio. Dado que os médicos não prescrevem barbitúricos com frequência, desceu o número de casos de sobredosagem com estes medicamentos; no entanto, está a aumentar o número de excessos com outros fármacos psicotrópicos, como os antidepressivos. A sobredosagem com a aspirina desceu desde mais de 20 % dos casos até aproximadamente 10 %. Em cerca de 20 % dos suicídios utilizam-se dois métodos ou mais ou uma combinação de fármacos, o que aumenta o risco de morte.
Entre os suicídios consumados, a arma de fogo é o método mais utilizado nos países onde a sua posse é legal. É um método predominantemente utilizado por crianças e homens adultos. As mulheres são mais propensas a utilizar métodos não violentos, como o envenenamento (ou a intoxicação farmacológica) e a imersão, embora nos últimos anos tenham aumentado os suicídios por arma de fogo entre as mulheres. Os métodos violentos, como as armas de fogo ou os enforcamentos, são pouco utilizados por aquelas pessoas que só querem chamar a atenção, dado que normalmente conduzem à morte.
Um ato suicida contém muitas vezes evidências de agressão para com outros, como se pode ver nos assassínios seguidos de suicídio e na alta incidência de suicídios entre os presos que cumprem uma condenação por crimes violentos.

Intervenção no suicídio: telefones para urgências
Há alguns países que oferecem um serviço telefónico aos que, levados por uma crise suicida, se sentem inclinados a tirar a vida a si próprios. Trata-se de centros de prevenção do suicídio, em que voluntários preparados especialmente para o efeito atendem o telefone durante as 24 horas do dia.
Quando uma pessoa potencialmente suicida liga para um telefone de 24 horas, um voluntário tenta estabelecer uma relação com o suicida, recordando-lhe a sua identidade (por exemplo, utilizando o seu nome repetidamente). O voluntário pode oferecer uma ajuda construtiva para o problema que deu origem à crise e animar a pessoa a pôr em prática ações positivas para o resolver.
O voluntário pode recordar à pessoa que tem família e amigos que se preocupam e querem ajudá-lo. Finalmente, o voluntário pode tentar facilitar o acesso a profissionais de urgências para ajuda direta contra o suicídio.
Algumas vezes, uma pessoa pode ligar para uma linha de 24 horas para dizer que já cometeu um ato suicida (tomou uma dose excessiva de medicamentos ou abriu a torneira do gás) ou está prestes a realizá-lo. Neste caso, o voluntário terá de obter a direção da pessoa. Se isto não for possível, outro voluntário previne a polícia para localizar a chamada e tentar o resgate. Mantém-se a pessoa a falar ao telefone até a polícia chegar.

http://www.manualmerck.net/?id=111

segunda-feira, agosto 16, 2010

POESIA

SÍLVIO SANTOS
Augusto de Guimaraens Cavalcanti

Sílvio Santos você agora é um fantasma lindíssimo andando pelas madrugadas dos anos 90. Sílvio Santos navegador de que barco? Jogamos no ar nossos aviões de felicidade e depois esperamos por algum raio, às vezes não chega......... Os idiotas da
objetividade não reparam na lua que carregamos todas as noites para nos salvar. Sílvio Santos, o primeiro navegador da madrugada. Sílvio Santos você agora é um fantasma lindíssimo.

PINTURA


Delacroix

domingo, agosto 15, 2010

CHARGE


Neo.
.

FÁBULA

AS ÁRVORES E O MACHADO
Esopo

Um homem foi à floresta e pediu às árvores, para que estas lhe doassem um cabo para o seu machado novo. O conselho das árvores então concorda com o seu pedido, e lhe ofertam uma jovem árvore para este fim.

E logo que o homem coloca o novo cabo no machado, começa furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo, já havia derrubado com seus potentes golpes, as maiores e mais nobres árvores daquele bosque.

Um velho Carvalho, observando a destruição à sua volta, comenta desolado com um Cedro seu vizinho:

O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, também teríamos preservado os nossos, e poderíamos ficar de pé, ainda por muitos anos.

RELIGIÃO

1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus.
2. Ela existia, no princípio, junto de Deus.
3. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe.
4. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João.
7. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele.
8. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
9. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina.
10. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a reconheceu.
11. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram.
12. A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que crêem no seu nome.
13. Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade.

Biblia, São João.
.

sábado, agosto 14, 2010

MEDICINA

Fatores de alto risco para consumar o suicídio


Factores pessoais e sociais

Homem.
Idade superior a 60 anos.
História de uma tentativa prévia de suicídio.
História de suicídio ou de perturbação do humor na família
Separação recente, divórcio ou viuvez.
Isolamento social, com atitude de incompreensão por parte dos amigos ou familiares, real ou imaginária.
Aniversários com especial significado pessoal, como o aniversário da morte de um ente querido.
Desemprego ou dificuldades económicas, particularmente se provocarem uma queda drástica do status familiar.
Abuso do álcool ou de drogas.
Planeamento pormenorizado do suicídio e tomada de precauções para não ser descoberto.
Experiência vital humilhante recente


Factores mentais e físicos

Depressão (especialmente doença maníaco-depressiva).
Agitação, inquietação e ansiedade.
Sentimento de culpabilidade, desadequação e falta de esperança.
Conversa ou conduta autodenegridora.
Personalidade impulsiva ou hostil.
Convicção delirante de ter cancro, doença cardíaca ou outra doença grave.
Alucinações em que a voz dirige a tentativa de suicídio.
Doença orgânica crónica, dolorosa ou invalidante, especialmente se a pessoa era anteriormente saudável.
Uso de medicamentos, como a reserpina, que podem provocar depressão profunda.

http://www.manualmerck.net/?id=111
.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Estácio. Luis Melodia. Música


Se alguém quer matar-me de amor
que me mate no Estácio
bem no compasso
bem junto ao compasso
do passista da escola de samba
do largo do Estácio
Estácio acalma o sentido
dos erros que faço
trago, não traço
faço, não caço
o amor da morena maldita
domingo no espaço
Fico manso e amanso a dor
hollyday é um dia de paz
solto o ódio, mato o amor
hollyday eu já não peço mais

quarta-feira, agosto 11, 2010

DE LEITE. Charles Fonseca. Poesia

DE LEITE
Charles Fonseca

Que linda cor é o negro
Das mulheres da mãe África
Retintas que chegam azuladas
Ao prata luar oh chamego

Por estas negras mulheres
Da praia do Chega Nego
Da Bahia do aconchego
Baixadas dos escaleres

Pra tisnar o branco o cobre
Dos lusitanos dos índios
Ai descaminhos ínvios
Das amas de leite nobre!
.

terça-feira, agosto 10, 2010

MÚSICA


Chegou general da banda ê ê
Chegou general da banda ê a
Chegou general da banda ê ê
Chegou general da banda ê a
Mourão, mourão
Vara madura que não cai
Mourão, mourão, mourão
Catuca por baixo que ele vai
Mourão, mourão
Vara madura que não cai
Mourão, mourão, mourão
Catuca por baixo que ele vai
Chegou general da banda ê ê
Chegou general da banda ê a
Chegou general da banda ê ê
Chegou general da banda ê a

MEDICINA

Causas de suicídio

O comportamento suicida resulta geralmente da interação de vários fatores:
• Perturbações mentais (fundamentalmente depressão e abuso de substâncias).
• Factores sociais (desilusão, perda e ausência de apoio social).
• Perturbações da personalidade (impulsividade e agressão).
• Uma doença orgânica incurável.
Mais de metade das pessoas que se suicidam estão deprimidas. (Ver secção 7, capítulo 84) Os problemas matrimoniais, uma relação amorosa acabada ou problemática ou uma perda pessoal recente (particularmente entre as pessoas de idade avançada) podem precipitar a depressão. Muitas vezes, um fator como a ruptura de uma relação pessoal é considerado a gota de água que transborda o copo. A depressão combinada com uma doença orgânica pode levar a tentar o suicídio. Uma deficiência física, especialmente se for crónica ou dolorosa, tem maior probabilidade de acabar num suicídio consumado. A doença orgânica, especialmente a que é grave, crónica e dolorosa, tem um papel importante em cerca de 20 % dos suicídios entre as pessoas de idade avançada.
O suicídio é muitas vezes o ato final de uma série de comportamentos autodestrutivos. O comportamento autodestrutivo é especialmente frequente entre as pessoas com experiências traumáticas na sua infância, especialmente as que foram vítimas de abusos, de negligência ou do sofrimento de um lar monoparental, talvez porque estas sejam mais propensas a ter maiores dificuldades em estabelecer relações profundas e seguras. As tentativas de suicídio são mais prováveis entre mulheres maltratadas, muitas das quais sofreram também abusos em pequenas.
O álcool aumenta o risco de comportamento suicida porque agrava os sentimentos depressivos e diminui o autocontrole. Cerca de metade dos que tentam o suicídio estão intoxicados no momento de o fazer. Dado que o alcoolismo por si só, particularmente quando há ingestão exagerada de forma aguda, causa muitas vezes sentimentos profundos de remorso nos períodos entre uma ingestão e outra, os alcoólicos são particularmente propensos ao suicídio mesmo quando estão sóbrios.
A auto-agressão violenta pode ocorrer durante uma alteração de humor no sentido de uma depressão profunda, embora transitória. As mudanças de humor podem ser provocadas por medicamentos ou por doenças graves. Uma pessoa que está a sofrer uma alteração do seu humor para uma depressão só tem, com frequência, uma consciência parcial e, provavelmente, só recordará depois de forma vaga a sua tentativa de suicídio. Os que sofrem de epilepsia, especialmente epilepsia do lobo temporal, sofrem muitas vezes episódios depressivos breves mas intensos, o que, adicionado à disponibilidade em medicamentos para tratar a sua doença, aumenta o factor de risco para o comportamento suicida.
Para além da depressão, existem outras perturbações mentais que aumentam o risco de suicídio. Por exemplo, os esquizofrénicos, particularmente os que estão também deprimidos (um problema bastante frequente na esquizofrenia), são mais propensos a tentar o suicídio do que aqueles que não têm esta doença. (Ver secção 7, capítulo 90) Os métodos de suicídio que os esquizofrénicos escolhem podem ser insólitos e frequentemente violentos. Na esquizofrenia, as tentativas de suicídio acabam geralmente na morte. O suicídio pode ocorrer nas primeiras fases da doença e pode ser a primeira indicação clara de que a pessoa sofria de esquizofrenia.
As pessoas com perturbações da personalidade estão também em risco de se suicidar, especialmente as imaturas, com pouca tolerância para a frustração e que reagem ao stress de modo impetuoso, com violência e agressão. (Ver secção 7, capítulo 89) Estas pessoas podem beber álcool em excesso, abusar de drogas ou cometer atos criminosos. O comportamento suicida exacerba-se, por vezes, pelo stress motivado, inevitavelmente, pela ruptura de relações problemáticas e pela carga que representa estabelecer novas relações e estilos de vida. Outro aspecto importante nas tentativas de suicídio é o método da roleta russa, em que as pessoas decidem deixar que seja a sorte a determinar o desenlace. Alguns indivíduos instáveis consideram emocionantes as atividades perigosas que implicam brincar com a morte, como conduzir um veículo de modo temerário ou os desportos perigosos.


http://www.manualmerck.net/?id=111
(continua)

PINTURA


William Etty.

segunda-feira, agosto 09, 2010

FÁBULA

A MULA
Esopo

Uma mula, sempre folgada, pelo fato de não trabalhar e ainda assim receber uma generosa quantidade de milho como ração, vivia orgulhosa dentro do curral. Era pura vaidade, e comportava-se como se fosse o mais importante animal do grupo. E confiante, falava consigo mesma:
Meu pai certamente foi um grande e belo raça pura. Sinto-me orgulhosa por ter herdado toda sua graciosidade, resistência, espírito e beleza.
Pouco tempo depois, ao ser levada à uma longa jornada, como simples animal de carga, cansada de tanto caminhar, exclama desconsolada:
Talvez tenha cometido um erro de avaliação. Meu pai, pode ter sido apenas um simples burro de carga.
.

domingo, agosto 08, 2010

O bebê Freud

Freud, meu cão pastor, dia dos pais 2010.

Clique na imagem.

CINOFILIA

Jade, mãe de Freud, meu cão pastor, dia dos pais 2010.


Clique na imagem.

CINOFILIA


Otto, pai de Freud., upload feito originalmente por Charles Fonseca.

Otto, pai de Freud, meu cão pastor, dia dos pais 2010.

Clique na imagem.

CINOFILIA

Pai de Freud, meu cão pastor, dia dos pais, 2010.

Clique na imagem.

sábado, agosto 07, 2010

A MÔNICA. Suely Monteiro.

A MÔNICA
Suely Monteiro (orkut)

Um dia fui convidada a visitar o Céu para escolher um filho.
Ao chegar lá, surpreendi-me com a quantidade de crianças lindas, puras, inteligentes e belas que encontrei.
Encantada, sai escolhendo uma aqui e outra ali, até me dar conta de que já tinha selecionado dez filhos.
Deus, condescendente ria, enquanto "separava" as almas que deveria nascer de mim. De repente, meus olhos viram você. Foi amor a primeira vista. Linda, com um ar triste nos belos olhos, pele clara e suave. Pedi a Deus que me deixasse trazer você. Ele negou. Disse que você era especial demais e que eu já tinha escolhido dez crianças. Entrei em crise, pois você era tudo o que eu precisava na vida. Chorei tanto, que Deus penalizado, me propos trocar as dez crianças (acho que Ele não me levou a sério) por você. Topei no ato.
Hoje, vinte e três anos passados, sei que Ele me deu os dez filhos numa única alma.
Amo você, princesa e não me arrependo da troca.
Obrigada por enfeitar minha vida.
Feliz aniversário! Mamãe.
.

MEDICINA

Comportamento suicida

O comportamento suicida abrange os gestos suicidas, as tentativas de suicídio e o suicídio consumado. Os planos de suicídio e as acções que têm poucas possibilidades de levar à morte são chamados gestos suicidas. As ações suicidas com intenção de morte, mas que não atingem o seu propósito, chamam-se tentativas de suicídio. Algumas pessoas que tentam suicidar-se são descobertas a tempo e salvas. Outras pessoas que tentam suicidar-se têm sentimentos contraditórios acerca da morte e a tentativa pode falhar, porque é, na realidade, um pedido de ajuda combinado com um forte desejo de viver. Finalmente, um suicídio consumado tem como resultado a morte. Todos os pensamentos e os comportamentos suicidas, quer se trate de gestos, quer de tentativas, devem ser tomados a sério.
O comportamento autodestrutivo pode ser directo ou indirecto. Os gestos suicidas, as tentativas de suicídio e o suicídio consumado são exemplos de comportamento autodestrutivo directo. O comportamento autodestrutivo indirecto implica a participação, geralmente de modo repetido, em actividades perigosas sem que exista uma intenção consciente de morrer. Exemplos de comportamento autodestrutivo indirecto incluem o abuso do álcool e das drogas, o abuso do tabaco, o comer em excesso, o descuido com a própria saúde, a automutilação, a condução de um veículo de modo temerário e o comportamento criminoso. Das pessoas com comportamento autodestrutivo indirecto diz-se que têm um «desejo de morte», mas geralmente existem muitas razões para este comportamento.
Epidemiologia
Como as estatísticas de suicídio se baseiam principalmente nas certidões de óbito e nas pesquisas judiciais, existe certamente uma subestimação da verdadeira incidência. Mesmo assim, o suicídio encontra-se entre as primeiras 10 causas de morte. O suicídio é a causa de 30 % das mortes entre os estudantes universitários e 10 % das mortes em pessoas entre 25 e 34 anos. É a segunda causa de morte entre os adolescentes. (Ver secção 23, capítulo 273) No entanto, mais de 70 % das pessoas que se suicidam têm mais de 40 anos e a frequência aumenta dramaticamente nos maiores de 60 anos, sobretudo nos homens. As taxas de suicídio são maiores nas áreas urbanas do que nas rurais.
Em contraste, as tentativas de suicídio são mais frequentes antes de chegar à meia-idade. As tentativas de suicídio são particularmente frequentes entre as adolescentes solteiras e entre os solteiros com cerca de 30 anos. Embora as mulheres tentem suicidar-se com uma frequência três vezes superior à dos homens, estes consumam o suicídio numa proporção quatro vezes superior à delas.
As pessoas casadas têm menos probabilidades de tentar ou de levar a cabo um suicídio do que as pessoas separadas, divorciadas ou viúvas que vivem sozinhas. Os suicídios são mais frequentes entre os familiares de quem já fez uma tentativa ou já se suicidou.
Muitos suicídios ocorrem nas prisões, particularmente entre os homens jovens que não cometeram crimes violentos. Estas pessoas enforcam-se, geralmente, durante a primeira semana de prisão. Os suicídios em grupo, quer implique um grande número de pessoas, quer só duas (como um casal de namorados ou de cônjuges), representam uma forma extrema de identificação com a outra pessoa. Os suicídios de grandes grupos tendem a ocorrer em situações com uma grande carga emocional ou nos fanatismos religiosos que ultrapassam o forte instinto de sobrevivência.
As taxas de suicídio entre advogados, cientistas, médicos (especialmente do sexo feminino) e pessoal militar são mais altas do que na população geral. A intoxicação com medicamentos é uma forma frequente de suicídio entre os médicos, possivelmente porque podem obter os fármacos com facilidade e sabem qual é a dose letal.
O suicídio acontece com menor frequência entre os membros praticantes de grupos religiosos (particularmente os católicos), que geralmente se apoiam nas suas crenças, têm laços sociais próximos que os protegem da autodestruição e estão também proibidos de cometer tal acto devido às suas crenças. No entanto, a filiação religiosa e as crenças profundas não impedem necessariamente a realização de actos suicidas por motivos de frustração, ira e desespero, especialmente quando são acompanhados de um sentimento de culpabilidade ou de indignidade.
Uma de cada seis pessoas que se suicida deixa uma nota escrita. As notas fazem muitas vezes referência a relações pessoais ou a acontecimentos que devem acontecer depois de a pessoa ter morrido. As notas escritas pelas pessoas de idade avançada exprimem preocupações pelos que deixam para trás, enquanto as notas escritas pelos jovens podem ser de agastamento ou de reivindicação. Uma nota deixada por alguém que tenta suicidar-se mas não o consegue indica que a tentativa foi premeditada; o risco de voltar a tentar é, portanto, elevado.

http://www.manualmerck.net/?id=111

quinta-feira, agosto 05, 2010

MÚSICA

Trem das onze. Adoniran Barbosa

Quais, quais, quais, quais, quais, quais,
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã
E além disso mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar
Sou filho único
Tenho minha casa pra olhar
Bam zam zam zam zam zam
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaisgudum, tchau!
Ouça sem interrupções no replay
.

quarta-feira, agosto 04, 2010

POESIA

RODA D'AGUA
Charles Fonseca

As águas passadas após o moinho
Antigas são elas, moveram a roda
Do tempo, da vida, e vão-se embora
E agora eu fico a cismar no caminho.

Virá nova água, o tempo não pára,
Tampouco a vida, há sempre algo novo,
Nas voltas que a vida nos dá há tesouros
Que movem meu peito, moinho sob águas.

MÚSICA

Ouça sem interrupções no replay

FÁBULA

A FORMA DE FALAR A VERDADE

Certa vez, um Sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

- Que desgraça, senhor! - exclamou o sábio - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

- Mas que insolente! gritou o Sultão. - Como se atreve a dizer tal coisa?!

Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

O outro sábio chegou e disse:

- Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!

A fisionomia do Sultão se iluminou, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio. Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio:

- Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega! No entanto, ele levou chicotadas, e você, moedas de ouro!

Respondeu, então, o sábio:

- Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas...

(autor desconhecido)

terça-feira, agosto 03, 2010

FOTOGRAFIA


Forte Garcia D'Ávila. 1. Bahia., upload feito originalmente por Charles Fonseca.

Clique na foto para ampliá-la.

FÁBULA

A MULHER E SUA GALINHA
Esopo

Uma mulher possuía uma galinha, que todos os dias sem falta, botava um ovo.
Ela então pensava consigo mesma, como poderia fazer para obter, ao invés de um, dois ovos por dia.
Assim, disposta a atingir seu objetivo, decidiu alimentar a galinha com uma porção de ração em dobro.
A partir daquele dia, a galinha tornou-se gorda e preguiçosa, e nunca mais botou nenhum ovo.

PROSA

O Caçador de Pipas
Khaled Hosseini
(Tradução Maria Helena Rouanet)

Eu me tornei o que sou hoje aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975. Lembro do momento exato em que isso aconteceu, quando estava por detrás de uma parede de barro parcialmente desmoronada, espiando o beco que ficava perto do riacho congelado. Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterra-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar. Olhando para trás, agora, percebo que passei os últimos vinte e seis anos da minha vida espiando aquele beco deserto.

http://culturadetravesseiro.blogspot.com/