Pesquisar este blog

sábado, novembro 26, 2011

São Tiago, 2

1.Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas.
2.† Imaginai o seguinte: Na vossa reunião entram duas pessoas, uma com anel de ouro no dedo e bem vestida, e outra, pobre, com a roupa surrada.
3.Ao que está bem vestido, dais atenção, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”. Mas ao pobre dizeis: “Fica aí, de pé”, ou “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”.
4.Não será isso um caso de discriminação entre vós? Será que não julgastes com critérios que não convêm?
5.Escutai, meus caríssimos irmãos: não escolheu Deus os pobres aos olhos do mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?
6.Mas vós desprezais o pobre! Acaso não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais?
7.Não são eles que falam mal do nome sublime invocado sobre vós?
8.Entretanto, se cumpris a lei régia conforme a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, estais agindo bem.
9.Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores.
10.Quem pretende observar a Lei inteira, mas comete transgressão num só ponto, torna-se culpado contra a toda a Lei.
11.Pois aquele que disse: “Não cometerás adultério”, disse também: “Não matarás”. Portanto, se não cometes adultério, mas sim homicídio, te tornas transgressor da Lei.
12.Falai e procedei, pois, como pessoas que vão ser julgadas pela Lei da liberdade.
13.Pensai bem: o julgamento vai ser sem misericórdia para quem não praticou misericórdia; a misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento.
14.Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo?
15.Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia;
16.se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso?
17.Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta.
18.Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações!
19.Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios crêem isso, e estremecem de medo.
20.Queres então saber, homem fútil, como a fé que não se traduz em ações é vã?
21.Se o nosso pai Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas ações, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar?
22.Como estás vendo, a fé concorreu para as ações, e as ações completam a fé.
23.Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: ‘Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça’, e ele foi chamado amigo de Deus”.
24.Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé.
25.Não foi a prostituta Raab, da mesma forma, considerada justa em virtude de sua ação, quando hospedou os que vinham reconhecer a região e os fez regressar por outro caminho?
26.Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem a prática, é morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário