Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 23, 2018

Vinho e Videiras

ASPAS
Vinho e Videiras

Aprendi nome das uvas
Cada lenda, cada história
Guardei na minha memória
Que é pra conversar bonito
Pra passar por erudito
Por um bom entendedor
Eu sou um bom bebedor
Gosto de uma boa bebida
Com uma boa comida
Harmonizando o sabor

Cabernet Sauvignon
Presente em toda taverna
Cabernet vem de caverna
Sauvignon de selvagem
Vai do calor à friagem
Se adaptando a cada clima
Um cruzamento “obra-prima”
É do século dezesseis
E vou dizer pra vocês
É uva de minha estima

A francesa Merlot
O seu significado
Diz-se ter se originado
Do pássaro “merle” pequeno
Abundante em terreno
Onde a uva era plantada
Sua cor preto azulada
Seu gosto por ela madura
Era a praga da cultura
Em outra época passada

E veio lá da Borgonha
A uva pinot Noir
Depende do terroir
De onde é extraída
O buquê, sua bebida
A sua coloração
É a uva camaleão
Muda de aroma, de cor
Uva de fino sabor
Requer harmonização

Sucesso do Uruguai
Tannat, uva francesa
Vai bem com a sobremesa
Com um assado de vitela
Um churrasco de costela
Pois seus taninos marcantes
Tem poderes antioxidantes
Eu mesmo acho adorável
Final longo, memorável
Vinhos Intensos e elegantes

De nome Petit Verdot
Uva de cacho pequeno
Própria de clima ameno
Demora amadurecer
Entre o plantar e o colher
Ela mostra-se resistente
Brota precocemente
Me garantiu meu vizinho
Que é expert em vinho
E de Bordeaux é procedente

Chianti, Rosso, Brunello
Favorece a minha tese
Que a uva sangiovese
Essa cepa italiana
Da região da Toscana
É história engarrafada
Na Itália ela é amada
Desde a Roma antiga
Existe quem contradiga
A história aqui contada

A uva perdida de Bordeaux
Carmenére, me encanta
Seu sabor se agiganta
Com um harmonizar propício
Ótimo custo benefício
E se bem harmonizado
Mesmo americanizado
É uma de cepa divina
Em toda América Latina
Esse vinho é encontrado

Syrah, Shiraz “Darou-é-shah”
Ou o remédio do Rei
Pelo que pesquisei
E ouvi do meu amigo
Se discordarem eu não ligo
Bom de harmonização
Ótimo pro coração
Sabor intenso e profundo
No novo e no velho mundo
Sempre desperta paixão

Malbec, uva francesa
Sucesso na Argentina
Sempre uma bebida fina
De Mendonza à Patagônia
Eu digo sem parcimônia
O Patagão prefiro eu
Estando no apogeu
Com o seu sabor marcante
É um vinho mais elegante
Bem ao estilo europeu

Nebbiolo vem de “nebbia”
Que traduz-se em nevoeiro
Foi o meu amor primeiro
Um vinho piemontês
Eu vou dizer pra vocês
Se bebo sinto saudade
Sem nenhuma vaidade
Se junto à pessoa amada
Com uma boa macarronada
Meu nome é felicidade

Que dizer da Tempranillo
Uva ilustre da Espanha
Com uma enorme façanha
De três mil anos de história
Se não me falha a memória
É a que primeiro amadurece
E pelo que me parece
“Temprano” é precocidade
O vinho é a felicidade
Que em garrafa se oferece.
ASPAS

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário