Pesquisar este blog

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

A greve no céu. António Adriano de Medeiros. Poesia

A GREVE NO CÉU
Antônio Adriano de Medeiros

A Deus eu peço perdão
antes de contar a história:
não sei com exatidão
se tal saga tão inglória
não passou de ilusão
de minha pouca memória.

A influência ilusória
que no mundo há hoje em dia
já contaminou política,
ciência e astrologia,
tendo chegado até onde
pensei que não chegaria.

O verso que se inicia
eu vou cantar de improviso
discorrendo sobre um tema
duvidoso mas preciso:
vou-lhes contar a história
da greve no paraíso.

- "Terá perdido o juízo
o poeta dessa vez?"
- Se pensam assim, leitores,
eu não censuro vocês,
pois também duvidei muito
do que vi: mais de um mês!

Mas poeta de meu jaez
nunca falta com a verdade,
e podem acreditar
que houve a calamidade:
um dia, o paraíso
quase pára a atividade.

Sant’Agustim, sem maldade,
certo dia acordou cedo
e foi queixar-se ao Senhor
de um tal Bispo Macedo,
fazendo tanta ameaça
que até Deus teve medo.

E o santo fez enredo
sobre uma grande besteira:
- "O Bispo fala de nós
de forma tão traiçoeira
que nem mesmo Satanás
debocha de tal maneira..."

E Lhe contou a asneira
que fizeram a Aparecida:
que - "Só por ser brasileira
aquela santa querida,
levou furiosos chutes
de uma alma atrevida."

E que a santa entristecida
foi queixar-se a seus iguais;
e que os santos, revoltados
quando ouviram os seus ais,
articularam uma greve
nas hostes celestiais.

Pra não perturbar a paz
daquela santa nação,
dos santos estava vindo
uma representação
pra pedir que os evangélicos
recebessem uma lição.

Deus deu Sua opinião
tentando conciliar:
- "Deve haver uma maneira
de tal cisma se evitar:
não quero greve em meu reino,
vá lá lhes comunicar!"

Nem bem parou de falar
e chegaram os revoltosos:
alguns estavam até calmos
mas outros vinham raivosos,
e a santa Aparecida
tinha seus olhos chorosos.

Lá no meio dos raivosos
vi Tomé, Rita e João.
Sebastião trazia flechas,
Ciço tira o cinturão,
e o pacato Francisco
traz um cacete na mão.

São Pedro, de supetão,
sem nem tirar o chapéu,
diz assim: - "Não tem vergonha,
ou de crente é xeleléu?
Se não tomar providências,
vai haver greve no céu!"

E com sua voz de mel,
Maria falou assim:
- "Amado, eles são cruéis,
deram pra falar de mim:
desfazem de minha honra,
dizem que fui mulher ruim..."

Padim Ciço diz: - "Pra mim,
que andei com Lampião
e desafiei o Diabo
nas terras lá do sertão,
ou tu tomas providências
ou deves satisfação!"

Também o primo João
perdeu cabeça e estribeiras,
e gritava: - "A crentaiada
só tem venais e rameiras:
vou queimar a raça toda
nas minhas grandes fogueiras!"

- "No Monte das Oliveiras"
- Respondeu então Jesus,
que era o mesmo que o Pai
e cuja voz tinha luz -
"Eu fiz bonito sermão
antes de morrer na cruz.

Naquele tempo, supus
que o amor há de vencer
a mais sórdida mesquinhez,
e por isso ousei dizer
que é amando uns aos outros
que nós devemos viver.

Devo-lhes esclarecer
que o ódio no coração
só leva à decadência,
à morte, à destruição...
E por isso os advirto:
ajam com meditação!

Pois nunca nesta nação
houve revolta ou motim;
vão crucificar de novo
como já fez gente ruim?
Quem prega a favor do ódio,
anda a pregar contra Mim!"

Respondeu-lhe São Joaquim,
que de Jesus é avô:
- "E o Senhor inda acha
que eles agem com amor?
Agrediram Aparecida,
zombaram de sua cor...”

São Pedro grita: - "O Senhor
agora está de que lado?
Do lado dos seus fiéis,
ou do Bispo endinheirado?
Parece até um político
que só pensa em ser votado..."

- "Ó Pedro, olha o cuidado
ao cobrar fidelidade:
não te esqueças que negaste
Meu Nome pela cidade,
quando foste interrogado
da noite da vil maldade!"

- "Deus, mas me diga a verdade"
- palavras de São Tomé -
"o Senhor vai permitir
que a turba de Lucifé
tome conta do rebanho
de Jesus de Nazaré?"

- "Me perdoe, Mestre que É"
- agora era Madalena -
"mas muitos cá dentre nós
tombaram em feroz arena,
defendendo a Tua Fé
contra o leão, a hiena!"

- "Não sei se valeu a pena"
- São Jorge falou então -
“ter-se transformado em mártir
e exemplo de cristão,
pra ser hoje achincalhado
por qualquer pastor ladrão!"

- "Ali tudo é canastrão!"
- São Pedro não pega leve -
"Se não tomar providência
contra o bando de almocreve,
vou chamar PT e CUT
pra organizar a greve!"

- "Se não tiver quem te leve,"
- São Jorge continuou -
"eu empresto o meu cavalo
ou as passagens te dou.
Mas só traz gente xiita
que é pra greve ter valor!"

- "Caro Jorge, por favor,"
- Pediu o Mestre da Fé -
"xiita é uma expressão
da gente de Maomé...
Vamos deixar de ironia
que grave o momento é."

- "De Shiva ou de Lucifé!"
- Gritou São Pedro, zangado -
"Eu não posso é aceitar
ver meu nome achincalhado
e o Senhor não fazer nada
como um deus afrescalhado!

Tudo aqui tá preparado
pra greve ser verdadeira.
Vamos sair das igrejas:
sem festa de padroeira
a Santa Sé passa fome,
pois só fica a dançadeira..."

- "Pedro, não diga besteira:
respeite Padre Marcelo!"
- era Jesus quem falava -
"Isso em ti não fica belo:
Eu vou descorbir um jeito
de não usar o cutelo."

- “Não vai sobrar um farelo
da vera Igreja Cristã!",
- grita um, e logo outro:
- "Só vai sobrar seita anã
se não tomar providência:
não espere o amanhã!"

- "Minha Obra não é vã
- respondeu o Criador -
"pra morrer amofinada!
E vocês se dêem valor,
santaiada revoltada:
aqui sou Mestre e Senhor,
e não vou fazer é nada!"

Em Sua ira sagrada,
Bom Jesus se recolheu.
Ele pode mudar versos
que é poeta como eu.
Os santos tiveram medo
e foram dormir mais cedo,
e a greve ali morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário