quinta-feira, março 21, 2019
Barroco. ALTOBELLO, Francesco Antonio. Pintura.
Biografia
Pintor italiano. Ele recebeu sua primeira formação artística na oficina de Carlo Rosa na Apúlia, embora seus primeiros trabalhos conhecidos, a Sagrada Família (1675; Barletta, Santa Maria della Vittoria) e uma pintura do mesmo assunto atribuída a ele (Barletta, Palazzo Monte di Pietà), revelam a influência de Cesare Fracanzano (c. 1605-1651) e Francesco Cozza (1605-1682).
Altobello provavelmente foi para Nápoles durante a década de 1670 e certamente estava morando lá em 1687. Obras atribuídas a ele a partir deste período são a visão de Santo Inácio (Nápoles, San Ferdinando) e uma Visitação e Visão de São Francisco (c. 1680; ambos Nápoles Santa Maria la Nuova). Mostram sua plena aclimatação ao barroco napolitano, refletindo claramente a monumentalidade de Giovanni Lanfranco, os contrastes tonais de Luca Giordano e o chiaroscuro de Mattia Preti; eles representam a altura do desenvolvimento artístico de Altobello.
Também atribuído ao seu período napolitano é São Jerônimo (Nápoles, Pinacoteca del Pio Monte della Misericordia). Numerosas telas, listadas no inventário de Stefano Carrillo y Salsedo, Regente da Chancelaria Real, não foram localizadas, assim como Danaë e a Chuva de Ouro, que pertenceu aos Orsini, Duques de Gravina, na Puglia.
As últimas obras conhecidas de Altobello são a visão de São Roque (1684; Montella, Santa Maria a Libera) e uma Virgem e Criança (1692; Bitonto, Palazzo Vescovile). Ambos parecem indicar uma regressão estilística, condicionada talvez pelo atraso do clima provincial no qual ele estava trabalhando.
Ref.: https://www.wga.hu/index1.html
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