Pesquisar este blog

sábado, junho 09, 2018

Ao sair de casa, pedale seu caminho para uma melhor saúde cardíaca

Ao sair de casa, pedale seu caminho para uma melhor saúde cardíaca
HealthDay Reporter

QUINTA-FEIRA, 31 de maio de 2018 (HealthDay News) – Largar o carro e ir de bicicleta ou a pé para o trabalho pode diminuir seu risco de desenvolver uma doença cardíaca e até mesmo de morrer dela.

Esta é a afirmação de um estudo britânico que observou que o risco de uma pessoa ter uma doença cardíaca ou AVC cai em 11% e que seu risco de morrer dessas doenças cai em 30%, simplesmente por se exercitar a caminho do trabalho.

“Andar a pé ou de bicicleta e até mesmo usar transporte público são todas opções fisicamente mais ativas do que andar de carro. Portanto, passar para um desses meios de transporte pode lhe ajudar a ser mais ativo e saudável”, disse o pesquisador Oliver Mytton. Ele é palestrante clínico de saúde pública na Universidade de Cambridge.

Contudo, Mytton alertou que este estudo não provou que um deslocamento fisicamente ativo iria baixar seu risco de doença cardíaca ou AVC, apenas que parece haver uma conexão.

“Este é um estudo observacional; portanto, não podemos afirmar definitivamente que andar de carro faz mal à saúde”, disse ele.

Para calcular o efeito de andar a pé ou de bicicleta para o trabalho, Mytton e seus colegas coletaram dados de cerca de 359.000 pessoas que participaram do U.K. Biobank (banco biológico do Reino Unido), projetado para acompanhar a saúde de adultos em áreas urbanas da Grã-Bretanha.

Entre 2006 e 2010, os participantes foram acompanhados em média durante sete anos e cerca de dois terços das pessoas usavam exclusivamente seu carro para se deslocar para o trabalho.

A equipe de Mytton também observou que aqueles que iam a pé ou de bicicleta para o trabalho e também andavam a pé ou de bicicleta quando não estavam indo para o trabalho, tinham um risco 43% menor de desenvolver uma doença cardíaca em comparação àqueles que escolheram uma vida mais sedentária.

Mesmo entre aqueles que não se deslocavam regularmente, meios mais ativos de deslocamento estavam associados a um risco 8% menor de morrer, acrescentou Mytton.

Na análise dos seus achados, os pesquisadores levaram em conta fatores como outras atividades físicas dos participantes, consumo de frutas e verduras e o status socioeconômico.

“O estudo fornece mais evidências de que trocar o carro por formas mais ativas de deslocamento é benéfico para a saúde”, disse Mytton.

Embora os benefícios da atividade física para a saúde sejam amplamente reconhecidos, muitos adultos não se exercitam suficientemente, disse April Mohanty, uma instrutora visitante na Divisão de epidemiologia da Universidade de Utah.

“Supondo que o ambiente apoie rotinas de deslocamento mais ativas, como ciclovias e calçadas para pedestres, seguras e acessíveis, incorporando a atividade física no deslocamento, mesmo que apenas em parte do caminho, pode ser uma estratégia conveniente para melhorar a saúde”, disse Mohanty, que escreveu um editorial de acompanhamento do estudo.

Os achados foram publicados on-line em 21 de maio no periódico Heart.

Mais informações

Para mais informações sobre os benefícios dos exercícios, visite a American Heart Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário