Pesquisar este blog

domingo, janeiro 20, 2013

Doutrina espírita.

fonte wikipedia

Doutrina espírita, Espiritismo ou Kardecismo,[1][2] é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec. Esta é baseada em cinco obras básicas, escritas por ele, através da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências incorpóreas ou imateriais, denominadas espíritos. A codificação Espirita está presente em: O livro dos Espíritos, O livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o inferno e A Gênese.
Na publicação do livro O que é o Espiritismo, o codificador a define como "uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal"[3]. Contudo, em sentido estrito, é consenso científico que todas as buscas por evidências que corroborassem a existência de espíritos não foram afirmativas aos rigores do método científico — questão cientificamente válida em princípio e certamente merecedora de atenção e escrutinação, principalmente considerada a época em que estas se deram com intenso fervor. Cientistas renomados empenharam-se nos estudos sobre a comunicação com entidades incorpóreas, entre eles: Alfred Russel Wallace, Augustus De Morgan, Camille Flammarion, Cesare Lombroso, Charles Richet, Cromwell Varley, Ernesto Bozzano, Frederic Myers, Hermani G. Andrade, J.K Friedrich Zöllner, Julian Ochorowicz, Oliver Lodge, Thomas Edison, William Fletcher Barrett e William Crookes.[4][5][6]. A doutrina espírita não é, entretanto, uma cadeira científica em stricto sensu; como são por exemplo a biologia, a física, a química, ou outra similar.
Mesmo a doutrina valendo-se de métodos da ciência de observação, como o método dedutivo, sua contribuição não pode ser considerada exclusiva sob este caráter, pois a doutrina tem também um grande legado em seus outros dois caráteres: o filosófico e o religioso, este, cristão.[3]
A doutrina muito tem expandido, e hoje conta com adeptos em diversos países, como, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica[7], Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá[8], e, especialmente, alguns países americanos como, Cuba, Jamaica e Brasil, este, tendo uma das maiores proporções, com um considerável número de seguidores em sua população.[9]
Alguns nomes são tidos como continuadores da doutrina, e de fundamental importância para sua expansão, entre os quais pode-se citar: Arthur Conan Doyle, Amalia Domingo Soler, Bezerra de Menezes, Brian Weiss, Camille Flammarion, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Ernesto Bozzano, Gabriel Delanne, Herculano Pires, Johannes Greber[10], Léon Denis, Waldo Vieira e Yvonne Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário