sábado, novembro 05, 2022

VÓRTICE. Charles Fonseca

o tal do sistema límbico 

me deixa um tanto lúbrico

um tal de lambilíngua

do Drummond me deixa túrgido


não fora o tal do cortex

daquele do prefrontal

meu bem meu bem meu mal

a razão tenha no vórtice

Um comentário:

  1. Olá poeta Charles.
    Aqui sentipensando.... Quem explica isso?

    Para expressar o que penso sobre este sentir, pensar e reagir, compartilho algumas reflexões pessoais, tentando contribuir com uma compreensão sobre o expressado no poema, desde minha propiocepção, metacognição, conhecimentos e posturas obtidos da literatura científica disponível, que tratam da complexidade das manifestações do intelecto humano e das reações que impactam no nosso corpo.
    Até recentemente, existia a concepção de que a imaginação e o sentimento eram muito diferentes do pensamento e do raciocínio. Neste sentido, Héller (2000:1) menciona que a investigação atual revela “um cérebro que é um modelo de cooperação, torna-nos conscientes do nosso complexo e múltiplo potencial e abre o caminho a novas possibilidades de interação e coexistência”.
    É importante salientar que através das descobertas científicas sobre o sistema Neocortex, especialmente os estudos e experiências de Sperry (1981, Gazzaniga e Bogen) sobre a divisão do cérebro em dois hemisférios, cada um com funções específicas, trouxeram novos conceitos para a compreensão do comportamento humano e suas manifestações.
    Esta contribuição, como Héller (2000) salienta, "é que as reações emocionais não são necessariamente o produto do pensamento que ocorre no Sistema Neocórtex. Pelo contrário, toda a informação sensorial, antes de passar ao Neocortex para ser processada ao nível do pensamento, é filtrada pelo Sistema Límbico. Isto dá um maior significado científico à motivação e ao humor como elementos que predispõem certas ações"; desta forma, as manifestações do comportamento humano revelam uma estreita relação entre esses dois sistemas, desde o sentir e o pensar que se refletem no reagir.

    Finalmente, desde minha humilde opinião, as contribuições críticas destes peritos não representam uma posição universal, uma vez que, em alguns casos, refletem uma descontextualização do discurso.
    Aqui, o importante é ressaltar, que seu belo sentipensar, transformado poeticamente em versos, representa uma realidade vivida e expressada do seu sentir, pensar e reagir, que só você mesmo pode explicar desde seu contexto situacional, gerador das suas emoções.
    Obrigada por compartilhar e permitir-nos opinar.

    ResponderExcluir