Pesquisar este blog

quinta-feira, março 14, 2019

Uriel em pé ao sol. Washington Allston. Pintura.


Pintor e escritor americano, considerado a mais importante personalidade artística da primeira geração do romantismo nos EUA. Samuel Taylor Coleridge, que o conheceu em Roma e cujo retrato Allston pintou (National Portrait Gallery, Londres), o considerou "um homem de ... alto e raro gênio ... se eu o contemplo no caráter de um Poeta, um Pintor, ou um analista filosófico.

Filho de uma proeminente plantação de descendência inglesa na Carolina do Sul, ele começou a desenhar por volta dos seis anos e mudou-se para a casa de seu tio em Newport, RI, aos oito anos de idade. Lá, ele entrou em contato com o pintor de retratos Samuel King, mas foram os retratos expostos de Robert Edge Pine que lhe ofereceram modelos inspiradores de vitrificação e coloração.

Allston passou sua vida trabalhando em Boston, além de duas longas visitas à Europa: durante a primeira, de 1801 a 1808, estudou com Benjamin West na Royal Academy, visitando depois a França com John Vanderlyn; a segunda estadia na Inglaterra foi de 1811 a 1818. Até c. 1818 seu romantismo expressou-se no grandioso e dramático, e suas grandes telas exploraram os aspectos misteriosos, monumentais e terríveis da natureza {The Rising of a Thunderstorm at Sea, Museu de Belas Artes, Boston, 1804). Em seu período posterior, ele foi um precursor da tendência subjetiva e visionária na pintura de paisagem americana, que se baseava mais no humor e no devaneio do que na observação ou no drama, como em sua famosa Paisagem ao Luar (Museum of Fine Arts, Boston, 1819). Através de seu pupilo Morse esse tipo de pintura de paisagem tornou-se indígena para os EUA.

Os escritos de Allston incluíam poesia, um romance gótico intitulado Monaldi (1841) e o postumamente publicado Lectures on Art (1850).



Ref.: https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário