Pesquisar este blog

terça-feira, março 12, 2019

Judith with the Head of Holofernes. ALLORI, Cristofano


Judith com o chefe de Holofernes foi descrito como o mais célebre de todas as imagens de seicento florentino. Existe em numerosas versões, sendo a mais conhecida a que no Palazzo Pitti, Florença, pintou para o Grão-Duque Cosimo II. A primazia da versão na Coleção Real, no entanto, depende principalmente da vivacidade da caracterização, do frescor da coloração e das numerosas mudanças efetuadas durante o curso da pintura, mesmo depois de vários desenhos preparatórios terem sido feitos. Muitas dessas mudanças são visíveis a olho nu e estão de acordo com as primeiras descrições dos métodos de trabalho de Allori. Em contrapartida, a versão no Palazzo Pitti é mais flexível e mais segura, como resultado de seguir um design estabelecido.

A reputação da pintura é derivada do aspecto autobiográfico do tratamento do sujeito, conforme relatado por Filippo Baldinucci (1625-96) em seu "Notizie de 'professori del disegno da Cimabue in qua". Baldinucci registra que Allori era essencialmente um libertino que era dado a ataques ocasionais de piedade. Quanto ao assunto do quadro atual, ele afirma que a figura de Judith é um retrato do amante dos pintores, Maria di Giovanni Mazzafirri (falecido em 1617), conhecido como 'La Mazzafirra', que as características do servo são as da mãe de La Mazzafirra, e que o chefe dos Holofernes decapitados é um auto-retrato do artista. Em essência, a composição comemora uma ligação infeliz e simboliza o sofrimento que Allori experimentou nas mãos de La Mazzafirra.

A história da heroína judia Judith, que salva as pessoas da sua cidade, os habitantes de Bethul, cortando a cabeça do general assírio Holofernes, está registrada no Livro de Judith, encontrado em Os apócrifos. O assunto era frequentemente representado, às vezes como uma narrativa direta, às vezes com um significado alegórico (geralmente político). O duplo sentido da pintura de Allori é confirmado por um poema de Giovanbattista Marino (La Galena, 1619), escrito em Paris, onde ele viu uma das versões. Marino escreve que Holofernes é morto duas vezes, primeiro pelos dardos de Cupido e depois pela espada. É um tema que continua na literatura, certamente até La Belle Dame sans Merci, de John Keats. As artistas femininas Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi se descreveram como Judith, e há um elemento autobiográfico na Judith por Jacopo Ligozzi de 1602 (Florença, Palazzo Pitti). Oportunidades semelhantes surgiram no tratamento dos temas de David e Salomé. Caravaggio, por exemplo, no Davi e em Golias, datado de 1605-06 (Roma, Galleria Borghese), usou suas próprias feições para a cabeça de Golias. Esta última é uma composição que Allori conhecia.


Ref.: https://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário