Pesquisar este blog

sábado, dezembro 15, 2018

Como é a vida de um psiquiatra que vive no mundo liberal

"Em 33 anos de profissão , raramente tirei férias....

Posso afirmar com certeza que nunca tirei férias integralmente pois há pacientes graves que tem vínculo emocional comigo e acabam telefonando .

Atendo telefones mesmo de madrugada, se identifico que quem está chamando é um paciente de risco de morte ou represente risco para terceiros .

Já cheguei , do exterior , mobilizar a Guarda Municipal da minha cidade para arrombar a porta da casa de uma mulher que ligou para mim referindo que ia suicidar-se .

E ia mesmo!

Quem trabalha como psiquiatra tem que ter muita disponibilidade, especialmente quem trabalha com dependência de substâncias...

É comum dormir mal preocupado com algum caso grave que está na minha enfermaria .
É que o que prescrevo : "vigilância 24 hs", inclui a mim .

Quem atendeu está com"voz de sono " ?
O paciente dormiu ?
Está sendo vítima de hostilidades de outros pacientes ?
Estão tramando fuga para usar drogas?
Todos os meios possíveis para matar-se estão longe do paciente?

Eles , os pacientes , não vão ao ambulatório para seguimento...

Então temos uma agenda para ligar e ver porque não compareceu .
Já fui xingado, chamado de "mercenário" por pegar no pé.

Mesmo exausto , tenho que sentar na frente do Notebook e escrever páginas e páginas de material escrito , o prontuário, para documentar a retidão e a conduta técnica que tomei.

Financeiramente consigo viver bem , mesmo dando "vagas sociais" para pessoas que iam certamente morrer se não tomasse esta atitude .
Fui acusado de "superlotação" por estar com cinco pacientes a mais , sendo que seis eram "não pagantes" , mesmo sabendo que o "serviço de referência" estatal mais próximo atua com 600?% de sua capacidade!

Muitos fins de semana passo debruçado sobre os números da insana "política fiscal" do governo .
Uma vez fui assaltado com o dinheiro em espécie para pagar a primeira parcela do décimo terceiro de funcionários que não tinham conta em banco.
O ladrão ficou uns bons intermináveis cinco minutos me olhando e olhando para a porta, mesmo todo mundo do escritório tendo entregado tudo.

Acho que queria me sequestrar.

Tenho que mudar de carro com frequência, de trajeto , e contratar seguranças pois há muitos delinquentes neste meio e o risco é constante ..

Tenho meta de aposentar em dois anos .

Rezo que nada de mal aconteça, seja eu vítima de criminosos, seja eu vítima de algum processo ....

Tenho fé:

"Deus protege os loucos" ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário