quarta-feira, maio 24, 2017

Se a doutrina sagrada é ciência prática. 4. Suma Teológica. São Tomás de Aquino

Art. 4 — Se a doutrina sagrada é ciência prática.
(I Sent., prol. a. 3, q. 1)
O quarto discute-se assim — Parece que a doutrina sagrada é uma ciência prática.
1. — Pois, segundo o Filósofo, no livro II da Metafísica, o fim do saber prático é o operar; e a doutrina
sagrada à operação se ordena, conforme a Escritura (Tg 1, 22): Sede, pois, fazedores da palavra, e não
ouvintes tão somente. Logo, é ciência prática.
2. Demais — A doutrina sagrada abrange a lei antiga e a nova. Ora, a lei respeita à ciência moral, que é
prática. Donde, é ciência prática a doutrina sagrada.
Mas, em contrário, toda ciência prática tem por objeto as coisas factíveis pelo homem; v.g. a moral, os
atos humanos e a arquitetura, os edifícios. Ora, a doutrina sagrada tem por objeto principal Deus, de
quem, pelo contrário, são obras os seres humanos. Por onde, não é ciência prática, mas, antes,
especulativa.
SOLUÇÃO. — A doutrina sagrada, sendo uma única ciência, como dissemos antes (a. 3 ad 2), contém os
objetos de várias disciplinas filosóficas pelo aspecto formal, que neles considera, de serem cognoscíveis
à luz divina. Donde, embora nas ciências filosóficas, seja uma a especulativa, e outra, a prática, a
sagrada doutrina compreende o objeto de ambas; bem como Deus, pela mesma ciência, conhece o
próprio ser e suas obras. Contudo, é mais especulativa que prática, por conhecer antes das coisas
divinas que dos atos humanos, tratando destes enquanto o homem, por eles, se ordena ao
conhecimento perfeito de Deus, essência da felicidade eterna.
Donde resultam claras as RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES