Pesquisar este blog

sexta-feira, março 28, 2014

Todo médico do Caps (centros psicológicos do governo) é "corno manso" ? Marcelo Caixeta. Medicina

TODO MÉDICO DE CAPS ( centros psicológicos do Governo ) É "CORNO MANSO" ?
Marcelo Ferreira Caixeta


1) Estes dias o médico psiquiatra A.A.A me disse : "Marcelo, médico só fica em Caps se for corno : lá as psicólogas é que mandam na gente, mandam a gente prescrever, os "diagnósticos e condutas têm de ser discutidos", " a gente tem de dar satisfação o tempo todo". "Quem tem um pouco de dignidade não fica lá, elas já viraram médicas lá dentro, dizem : a gente só não pode prescrever".
2) O recém formado D.C.R me diz : "fico lá porque não sei nada mesmo, elas mandam eu prescrever eu faço". Também é um ganha-pão, não posso romper com eles. Tento aprender alguma coisa lá, não passei em residencia, você sabe, não tem vaga para todo mundo, vou tentar ficar lá uns anos, pegar um atestado de estágio e depois fazer prova de Titulo em Psiquiatria.
3) A médica T.D.G, que trabalha em Caps também me diz: Marcelo, tenho um punhado de pacientes sem diagnostico, mal-tratados, complicados, mas não posso internar, não posso nem falar nisto, porque as psicólogas me policiam o tempo todo. Uma delas é diretora do Caps. Elas não dão o "braço a torcer" para internar pacientes, dizem que é "fazer jogo dos médicos-empresários-donos-de-clínica", dizem que é fazer o jogo do "modelo bio-médico da doença mental". Os pacientes só internam quando procuram por conta própria, os hospitais, em busca de diagnóstico, melhor tratamento ou porque estão surtados, na drogas, homicidas ou suicidas.
4) em síntese, no Brasil os "instrumentos de tratamento psiquiátrico" , pretensos Caps, viraram a "casa das psicólogas". E muuuuuuitos médicos, a maioria dos psiquiatras "importantes" deste país ainda continuam defendendo este "modelito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário