Pesquisar este blog

sábado, novembro 30, 2013

Nino Pisano, Madonna with the Child (2) Museo dell'Opera del Duomo, Prato, Italy. E53. Escultura

O Encouraçado Potemkin. 1 hora 3 13 minutos. Cinema

sexta-feira, novembro 29, 2013

Relatório aponta falta de equipamentos e superlotação no Hospital de Base. Medicina

Clique: http://noticias.r7.com/distrito-federal/relatorio-aponta-falta-de-equipamentos-e-superlotacao-no-hospital-de-base-28112013

Gal Costa - Canção da manhã feliz. Música

NO. Charles Fonseca. Poesia

NO
Charles Fonseca

No imaginário, tuas tetas; no simbólico,
Minha língua em versos te lambe, sacia-se.
Aos poucos, às apalpadelas psíquicas,
No real do corpo, te vejo, caleidoscópico.

Alfréd Reth, 1956 - Composição - Coleção particular. A21. Pintura

O Pentecostes. Igreja

O PENTECOSTES

731. No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo que Se manifestou, Se deu e Se comunicou como Pessoa divina: da sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito (109).

732. Neste dia, revelou-Se plenamente a Santíssima Trindade. A partir deste dia, o Reino anunciado por Cristo abre-se aos que n'Ele crêem. Na humildade da carne e na fé, eles participam já na comunhão da Santíssima Trindade. Pela sua vinda, que não cessará jamais, o Espírito Santo faz entrar no mundo nos «últimos tempos», no tempo da Igreja, no Reino já herdado mas ainda não consumado:

«Nós vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontrámos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, porque foi Ela que nos salvou» (110).

Catecismo

Visitando o belo Uruguay. Charles Fonseca. Fotografia

“Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão”. Graça Taguti. Prosa

“Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão”
Graça Taguti

Quem nunca sentiu em plena luz do dia o mundo cinzento e circunspecto à sua volta, levante a mão. As palavras saindo da boca sem ordem e sem juízo. O discurso atrapalhado, estendendo os braços por detrás de sentenças inteiras sobrepostas umas sobre as demais. Brincadeira ainda verde de cabra-cega, esgueirando os restos de infância através de um corpo decididamente maduro. Quem nunca ansiou compor de quietude seus gestos e de apaziguamento sua mente? Confesse enquanto há tempo.

quinta-feira, novembro 28, 2013

O desenho proibido de Walt Disney - "As Crianças de Hitler". Cinema

Frase do Barão de Itararé. 1. Prosa

O que se leva desta vida é a vida que a gente leva.

René Michel Slodtz, 1753 - Monumento Funeral para Languet de Gergy Saint-Sulpice, em Paris, França. E52. Escultura

Comissão do CFM apresenta relatório e aponta situação caótica nos hospitais. Medicina

Clique: http://www.aquidauananews.com/0,0,00,9948-245767-COMISSAO+DO+CFM+APRESENTA+RELATORIO+E+APONTA+SITUACAO+CAOTICA+NOS+HOSPITAIS.htm

SE. Charles Fonseca. Poesia

SE
Charles Fonseca

Se durmo, sonho acordado,
Se acordo, ao longe te vejo,
Tão perto, sou todo desejo,
Tão longe, não sou teu amado.

Te escrevo, e tu nem me lês,
Te falo, e tu não me ouves,
Te ouço, me encho de amores,
Te amo, só tu que não vês.

Dilermando Reis e Francisco Petrônio - Canção de amor. Música

terça-feira, novembro 26, 2013

Jesus Cristo. Igreja

727. Toda a missão do Filho e do Espírito Santo, na plenitude do tempo, está contida no facto de o Filho ser o ungido do Espírito do Pai, desde a sua Encarnação: Jesus é o Cristo, o Messias.

Todo o segundo capítulo do Símbolo da Fé deve ser lido a esta luz. Toda a obra de Cristo é missão conjunta do Filho e do Espírito Santo. Aqui mencionaremos somente o que se refere à promessa do Espírito Santo feita por Jesus, e à sua doação pelo Senhor glorificado.

728. Jesus não revela plenamente o Espírito Santo enquanto Ele próprio não for glorificado pela sua morte e ressurreição. No entanto, sugere-O pouco a pouco, mesmo no seu ensino às multidões, quando revela que a sua carne será alimento para a vida do mundo (89). Insinua-O também a Nicodemos (99) , à samaritana (100) e aos que tomam parte na festa dos Tabernáculos (101). Aos seus discípulos, fala d'Ele abertamente a propósito da oração (102) e do testemunho que devem dar (103).

729. Só quando chega a Hora em que vai ser glorificado, é que Jesus promete a vinda do Espírito Santo, pois a sua morte e ressurreição serão o cumprimento da promessa feita aos antepassados (104). O Espírito da verdade, o outro Paráclito, será dado pelo Pai a pedido de Jesus; será enviado pelo Pai em nome de Jesus; Jesus O enviará de junto do Pai, porque do Pai procede. O Espírito Santo virá, nós O conheceremos, Ele ficará connosco para sempre, habitará connosco; há-de ensinar-nos tudo, há-de lembrar-nos tudo o que Cristo nos disse e dará testemunho d'Ele; conduzir-nos-á à verdade total e glorificará a Cristo. Quanto ao mundo, confundi-lo-á em matéria de pecado, de justiça e de julgamento.

730. Chega, por fim, a «Hora de Jesus» (105) : Jesus entrega o seu espírito nas mãos do Pai (106) , no momento em que pela sua morte vence a morte, de tal modo que, «ressuscitado dos mortos pela glória do Pai» (Rm 6, 4), logo dá o Espírito Santo «soprando» sobre os discípulos (107). A partir dessa «Hora», a missão de Cristo e do Espírito torna-se a missão da Igreja: «Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21) (108).

Catecismo

Alexej Jawlensky, Helene with Colored Turban. A21. Pintura

Adams defende "Mais Médicos" e entidades fazem críticas: Medicina

Clique: http://www.conjur.com.br/2013-nov-25/adams-defende-programa-medicos-enquanto-entidade-medica-faz-criticas

Gil de Siloe, 1496-99 - Main Altar (detail) Monastery of Miraflores, Burgos. E52. Escultura

Todo charme, simpatia e burrice da mulher brasileira. Eberth Vêncio. Prosa

Todo charme, simpatia e burrice da mulher brasileira
Eberth Vêncio

Eu tô cansado de saber que os leitores, em sua maioria, não gostam nem um pouquinho de ler os meus textos, quando eles (os textos) são tristes ou violentos. Filme triste, novela violenta, ainda vá lá, mas, crônica-drama ninguém merece. Não tenho boas notícias, amigos. Esta crônica não somente é triste, mas, violenta também. Os olhos incomodados que se retirem. Sem ressentimentos, cambada. Para amenizar a agonia daqueles que continuarem comigo pelas linhas seguintes, hei de me esmerar no sarcasmo e na fina ironia, para não ser tão grosseiro quanto pareço desde o título.

segunda-feira, novembro 25, 2013

Imagen Cunningham - After the Bath 1952. Fotografia

Click to view full size image

SONHOS. Charles Fonseca

SONHOS
Charles Fonseca

O mar nas ondas batia
Tu no meu colo eu ninava
Não ao balanço da vaga
Ao da aragem dormias.

Hoje ao ronco das ondas
Da vida cheia procelas
Acordo à noite por elas
Sem ti nas noites tão longas.

Se me falas a agonia
De mim se afasta em recesso
Dias me voltam pregressos
Quando em meu colo dormias.

sexta-feira, novembro 22, 2013

O que é que a baiana tem? Carmem Miranda. Música

«Alegra-te, ó cheia de graça». Igreja.

«ALEGRA-TE, Ó CHEIA DE GRAÇA»

721. Maria, a santíssima Mãe de Deus, sempre virgem, é a obra-prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo. Pela primeira vez no desígnio da salvação e porque o seu Espírito a preparou, o Pai encontra a morada na qual o seu Filho e o seu Espírito podem habitar entre os homens. É neste sentido que a Tradição da Igreja muitas vezes lê, em relação a Maria, os mais belos textos sobre a Sabedoria (90): Maria é cantada e apresentada na Liturgia como «o Trono da Sabedoria». Nela começam a manifestar-se as «maravilhas de Deus», que o Espírito vai realizar em Cristo e na Igreja:

722. O Espírito Santo preparou Maria pela sua graça. Convinha que fosse «cheia de graça» a Mãe d'Aquele em Quem «habita corporalmente a plenitude da divindade» (Cl 2, 9). Ela foi, por pura graça, concebida sem pecado, como a mais humilde das criaturas, a mais capaz de acolher o dom inefável do Omnipotente. É a justo título que o anjo Gabriel a saúda como «Filha de Sião»: «Ave» (= «Alegra-te») (91). É a acção de graças de todo o povo de Deus, e portanto da Igreja, que ela faz subir até ao Pai, no Espírito Santo, com o seu cântico (92) , quando já portadora, em si, do Filho eterno.

723. Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. A sua virgindade torna-se fecundidade única, pelo poder do Espírito e da fé (93).

724. Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai feito Filho da Virgem. Ela é a sarça ardente da teofania definitiva: cheia do Espírito Santo, mostra o Verbo na humildade da sua carne; e é aos pobres (94) e às primícias das nações (95) que Ela O dá a conhecer.

725. Finalmente, por Maria, o Espírito começa a pôr em comunhão com Cristo os homens que são «objecto do amor benevolente de Deus» (96); e os humildes são sempre os primeiros a recebé-Lo: os pastores, os magos, Simeão e Ana, os esposos de Caná e os primeiros discípulos.

726. No termo desta missão do Espírito, Maria torna-se a «Mulher», a nova Eva «mãe dos vivos», Mãe do «Cristo total» (97). É como tal que Ela está presente com os Doze, «num só coração, assíduos na oração» (Act 1, 14), no alvorecer dos «últimos tempos», que o Espírito vai inaugurar na manhã do Pentecostes, com a manifestação da Igreja.

terça-feira, novembro 19, 2013

Johan Tobias Sergel, 1791 - rei Gustavo III da Suécia Museu Nacional de Estocolmo. E52. Escultura

Será a luz no fim do túnel por tornar lei a revalidação do diploma de médico no Brasil. Medicina

Clique: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/11/19/comissao-aprova-proposta-que-institui-exame-de-proficiencia-em-medicina

Charles Chaplin em O Garoto 1921. 1. Filme Completo. Cinema

De Freud para Martha. Carta. Prosa

De Freud para Martha
Teatrinho de máscaras
7.8.1882

Amada pequena menina,
Os astrônomos afirmam que as estrelas que hoje vemos reluzir começaram a arder há centenas de milhares de anos e talvez hoje estejam se extinguindo. Tal é a dimensão de distância que nos separa delas, até mesmo para um raio de luz que, sem se cansar, percorre mais de 40.000 milhas em um segundo.

Sempre foi difícil para mim imaginar isso, mas agora posso fazê-lo com facilidade quando penso como você sorri diante de minhas cartas cordiais, enquanto minha alma sofre com dúvidas e preocupações, e quando penso como você se aborrece com a minha dureza e a minha desconfiança, enquanto uma medida de ternura, que luta em vão para se expressar, me preenche.

Há dois caminhos para evitar esta incongruência. O primeiro seria me abster de relatar uma atmosfera que supostamente não vai durar nem uma semana. O outro seria fazê-lo mantendo um olhar sereno, acima do teatrinho de máscaras que a vida vai encenando conosco.

Desprezamos o primeiro caminho, o caminho da preservação, porque ele pode acabar levando ao estranhamento. Por isso, somos obrigados a fazer aquilo que o segundo caminho nos recomenda.

Imagine que cada duas horas dos quatro dias que se passam entre a minha pergunta e a sua resposta — não, mais 64 das 96 horas — estendessem a tal ponto por meio de pensamentos confusos a respeito de você que a pobre pessoa por fim não fosse mais capaz de distinguir esse intervalo de tempo de um mês ou de um ano.

Imagine quão vazios e, consequentemente, quão breves pareceriam os milênios durante os quais não pensamos em nada, e então você será forçada a admitir que o atraso dos acontecimentos que interessam ao astrônomo não será maior do que aquele que nós dois somos forçados a suportar por causa de seu veraneio em Wandsbeck.

O que nós, ligados de maneira tão íntima e tão insolúvel, teremos que fazer quando acontecer entre nós algo como aquilo que constituía o conteúdo de minhas últimas cartas. Se eu não estiver fisicamente exausto, vou empurrar para um segundo plano as poucas lembranças incômodas associadas aos meus esforços por você e me alegrar pensando em tudo de bom e de belo que vi em você, e em todos os sacrifícios que você fez por mim até hoje.

Você vai habituar-se a continuar amando o pobre homem, apesar de sua antipatia, de seus maus humores esporádicos e de seus julgamentos equivocados, e continuaremos a caminhar juntos alegremente. Se não me engano, hoje efetivamente você não é capaz de dedicar a mim todo o seu amor sem alguma dificuldade, e à custa de autocontrole — e eu só serei capaz de sorrir, ciente de minha vitória, quando você finalmente se tornar minha, seguindo o curso inevitável da natureza, como eu pretendia desde o começo.

Por isso alegre-se, amada Marthinha, o tempo há de chegar — se é que ainda não chegou — no qual tudo aquilo a que um dia você concedeu uma parte de sua estima se tornará uma sombra que não vai perturbá-la mas do que a mim mesmo.

Em breve, terei que retomar meu trabalho, que por meio de um hábito seguido com pontualidade primeiro se torna suportável e depois pode tornar-se estimado. Tenho diante de outros principiantes a vantagem de uma maturidade maior, e de maior consideração por parte dos superiores. Atualmente falta-me a confiança que vem de habilidades conquistadas pelo hábito constante, porém não me faltam conhecimentos teóricos nem a capacidade de observar o corpo humano como um simples objeto, sem me intimidar com as dores dos pacientes.

Durante os poucos dias nos quais me dediquei à cirurgia, realizei algumas pequenas operações com o bisturi, coloquei algumas ataduras com gesso e, por duas vezes, conduzi a anestesia de pacientes por meio de clorofórmio.

Das atividades que realizei, está última é certamente a mais desagradável, pois a morte súbita durante a anestesia por clorofórmio, esse acontecimento temido por todos e incontrolável, faz com que o médico fique em estado permanente de excitação nervosa.

No quarto que me foi designado encontra-se também um menino pobre e perdido, cuja perna precisa ser diariamente lavado com o maior cuidado antes que seja trocado seu curativo, e eu não escapo dessa atividade desagradável e de pouco sucesso.

Os próximos três meses no departamento de cirurgia certamente vão melhorar visivelmente minha habilidades e, se alguma vez eu tiver de retirar do mais lindo dos olhos um grãozinho de poeira, as dores que a querida menina terá de enfrentar nessa grande operação serão muito mais suaves.

Sorte de quem puder em breve ver estes olhos lindos reluzindo de amor! Agora infelizmente Eli está tão apaixonado por Fritz que ele também não consegue largar de Martha e esse novo amor me custa tanto sofrimento quanto o anterior.

Um consolo são agora as três irmãs iniciadas, que sempre conversam, e com as quais pode-se falar de Martha, e que me parecem melhores e mais maduras, como se entendessem como a nossa vida mudou.

Elas também contam algumas coisas com as quais se poderia provocar a Marthinha num momento alegre, por exemplo como ela nos criticou uma vez na casa dos Weiss, e eu sou obrigado a rir quando me lembro quanto ele foi castigada por isso.

Amanhã voltarei a escrever uma cartinha, o dia de hoje é tão irritante e perturbador. Vamos fazer com que passe depressa, para dar lugar a um outro, melhor.

Com cordiais saudações à única e querida menina amada,
Teu Sigmund.

Ben Shahn. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

IV. O Espírito de Cristo na plenitude do tempo. Igreja

IV. O Espírito de Cristo na plenitude do tempo

JOÃO, PRECURSOR, PROFETA E BAPTISTA

717. «Apareceu um homem, enviado por Deus, que tinha o nome de João» (Jo 1, 6). João é «cheio do Espírito Santo já desde o seio materno» (Lc 1, 15) (81), pelo próprio Cristo que a Virgem acabava de conceber por obra e graça do Espírito Santo. A « visitação» de Maria a Isabel tornou-se, assim, «visita de Deus ao seu povo» (82).

718. João é «Elias que devia vir» (83). O fogo do Espírito habita nele e fá-lo «correr à frente» (como «precursor») do Senhor que chega. Em João o Precursor, o Espírito Santo acaba de «preparar para o Senhor um povo bem disposto» (Lc 1, 17).

719. João é «mais do que um profeta» (84). Nele, o Espírito Santo consuma o «falar pelos profetas». João termina o ciclo dos profetas inaugurado por Elias (85). Anuncia como iminente a consolação de Israel; é ele a «voz» do Consolador que vai chegar (86). Tal como fará o Espírito da verdade, «ele vem como testemunha, para dar testemunho da Luz» (Jo 1, 7) (87). A respeito de João, o Espírito cumpre assim as «indagações dos profetas» e o «desejo» dos anjos (88): «Aquele sobre Quem vires o Espírito Santo descer e permanecer, é Ele que baptiza no Espírito Santo. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus [...] Eis o Cordeiro de Deus!» (Jo 1, 33-36).

720. Finalmente, com João Baptista, o Espírito Santo inaugura, em prefiguração, aquilo que vai realizar com e em Cristo: restituir ao homem «a semelhança» divina. O baptismo de João era para o arrependimento: o Baptismo na água e no Espírito será um novo nascimento (89).

Albert Gleizes, 1914-1915 Retrato de um médico do exército. A21. Pintura

segunda-feira, novembro 18, 2013

Dia de pagamento. Charles Chaplin. Cinema

A expectativa do Messias e Seu Espírito. Igreja

A EXPECTATIVA DO MESSIAS E DO SEU ESPÍRITO

711. «Eis que vou fazer algo de novo» (Is 43, 19): duas linhas proféticas vão ser traçadas, incidindo uma sobre a expectativa do Messias e outra sobre o anúncio dum Espírito novo, convergindo ambas no pequeno «resto», o povo dos pobres (73), que aguarda na esperança a «consolação de Israel» e «a libertação de Jerusalém» (Lc 2, 25.38).

Vimos mais atrás como Jesus cumpriu as profecias que Lhe diziam respeito. Limitamo-nos agora àquelas em que aparece mais clara a relação entre o Messias e o seu Espírito.

712. Os traços do rosto do Messias esperado começam a aparecer no Livro do Emanuel (74) (quando Isaías [...] teve a visão da glória» de Cristo: Jo 12, 41), particularmente em Is 11, 1-2:

«Naquele dia,
sairá um ramo do tronco de Jessé
e um rebento brotará das suas raízes.
Sobre ele repousará o Espírito do Senhor:
espírito de sabedoria e de entendimento,
espírito de conselho e de fortaleza,
espírito de conhecimento e de temor do Senhor».

713. Os traços do Messias são revelados sobretudo nos cânticos do Servo (75). Estes cânticos anunciam o sentido da paixão de Jesus, indicando assim a maneira como Ele derramará o Espírito Santo para dar vida à multidão: não a partir do exterior, mas assumindo a nossa «condição de servo» (Fl 2, 7). Tomando sobre Si a nossa morte, Ele pode comunicar-nos o seu próprio Espírito de vida.

714. É por isso que Cristo inaugura o anúncio da Boa-Nova, apropriando-Se desse passo de Isaías (Lc 4, 18-19) (76) :

«O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim,
porque o Senhor Me ungiu.
Enviou-Me a anunciar a Boa-Nova aos que sofrem,
para curar os desesperados,
para anunciar a libertação aos exilados
e a liberdade aos prisioneiros,
para proclamar o ano da graça do Senhor».

715. Os textos proféticos, respeitantes diretamente ao envio do Espírito Santo, são oráculos em que Deus fala ao coração do seu povo na linguagem da promessa, com os acentos do «amor e da fidelidade» (77), cujo cumprimento São Pedro proclamará na manhã do Pentecostes (78)». Segundo estas promessas, nos «últimos tempos» o Espírito do Senhor há-de renovar o coração dos homens, gravando neles uma lei nova; reunirá e reconciliará os povos dispersos e divididos; transformará a primeira criação e Deus habitará nela com os homens, na paz.

716. O povo dos «pobres» (79) , dos humildes e dos mansos, totalmente entregues aos desígnios misteriosos do seu Deus, o povo dos que esperam a justiça, não dos homens mas do Messias, tal é, afinal, a grande obra da missão oculta do Espírito Santo, durante o tempo das promessas, para preparar a vinda de Cristo. É a qualidade do seu coração, purificado e iluminado pelo Espírito, que se exprime nos salmos. Nestes pobres, o Espírito prepara para o Senhor «um povo bem disposto» (80).

Catecismo

domingo, novembro 17, 2013

William Westmore Story, Cleópatra Metropolitan Museum of Art, Manhattan, New York, EUA. E52. Escultura

O Estrangeiro. Albert Camus. Prosa

O Estrangeiro
Albert Camus

“Pela primeira vez, em muito tempo, pensei em mamãe. Pareceu-me compreender por que, ao fim de uma vida, arranjaram um ‘noivo’, porque recomeçara. Lá, também lá, ao redor daquele asilo onde as vidas se apagavam, a noite era como uma trégua melancólica. Tão perto da morte, mamãe deve ter-se sentido liberada e pronta a reviver tudo. Ninguém, ninguém tinha o direito de chorar por ela. Também eu me senti pronto a reviver tudo. Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta noite carregada de sinais de estrelas, eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo. Por senti-lo tão parecido comigo, tão fraternal, enfim, senti que tinha sido feliz e que ainda o era. Para que tudo se consumasse, para que me sentisse menos só, faltava-me desejar que houvesse muitos espectadores no dia da minha execução e que me recebessem com gritos de ódio.”

James Abbe. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

Hospital da Grande Florianópolis suspende atendimento. Medicina

Clique: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/11/hospital-da-grande-florianopolis-suspende-atendimento-neste-sabado.html

Cornelis Engebrechtsz, c.1515 - Cristo ao se despedir de sua mãe Rijksmuseum, Amsterdam. A20. Pintura

A ARCA ABARCA? Charles Fonseca. Prosa

A ARCA ABARCA?
Charles Fonseca

Agora pense na possibilidade de aguentar um sapo barbudo substituindo uma anta neste país do futuro, contaminado por "semi-escravos" artífices de simulações trazidos à força da ilha da fantasia.

Sílvio Caldas - Casinha pequenina. Música

COORTES. Charles Fonseca. Poesia

COORTES
Charles Fonseca

Tenho vivos que estão mortos,
Tenho mortos que estão vivos,
Outros vivos que, dormidos,
Não me acordam e são coortes.

Quando acordo, dão por mote
Soluções de compromisso.
Como então me livrar disso?
Noutra vida, após a morte.

sábado, novembro 16, 2013

Nino Pisano, Madona com o Menino Dell'Opera Museo del Duomo, Prato, Itália. E52. Escultura

Bel Saffe. Fotografia


No Reino e no exílio. Igreja

710. O esquecimento da Lei e a infidelidade à Aliança levam à morte: é o Exílio, aparentemente o fracasso das promessas, mas, na realidade, fidelidade misteriosa do Deus salvador e o princípio duma restauração prometida, mas segundo o Espírito. Era preciso que o povo de Deus sofresse esta purificação (72). O exílio traz já a sombra da cruz no desígnio de Deus; e o «resto» dos pobres que regressa do Exílio é uma das figuras mais transparentes da Igreja.

Catecismo

Christoffer Wilhelm Eckersberg, 1839 - Modelo nu assentada. Musée du Louvre, Paris. A20. Pintura

O Grande Gatsby. F. Scott Fitzgerald. Prosa

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald

“E, quando lá me achava a meditar sobre o velho, desconhecido mundo, lembrei-me da surpresa de Gatsby, ao divisar pela primeira vez, a luz verde e existente na extremidade do ancoradouro de Daisy. Ele viera de longe, até aquele relvado azul, e seu sonho de ter-lhe parecido tão próximo, que dificilmente poderia deixar de alcança-lo. Não sabia que seu sonho já havia ficado para trás, perdido em algum lugar, na vasta obscuridade que se estendia para além da cidade, onde as escuras campinas da república se estendiam sob a noite. Gatsby acreditou na luz verde, no orgiástico futuro, que ano após ano, se afastava de nós. Esse futuro nos iludira, mas não importava: amanhã correremos mais depressa, estenderemos mais os braços… E, uma bela manhã… E assim prosseguimos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente para o passado.”

sexta-feira, novembro 15, 2013

A camisola do dia. Herivelto Martins, David Nasser. Música

SOFRÊ. Charles Fonseca. Poesia

SOFRÊ
Charles Fonseca

Tu sabes o que é sofrê?
É ave enegrecida
No corpo, o dorso e a barriga
Vermelhos, bom de se ver.

Na asa há penas brancas,
O seu canto mavioso,
Por que não nome ditoso
Pra ela com cores tantas?

Joseph-Michel Anjo Pollet, 1862 - Une Heure de la Nuit Colecção privada. E52. Escultura

A Igreja é comunhão com Jesus.

A IGREJA É COMUNHÃO COM JESUS

787. Desde o princípio, Jesus associou os discípulos à sua vida (222). Revelou-lhes o mistério do Reino (223): deu-lhes parte na sua missão, na sua alegria (224) e nos seus sofrimentos (225). Jesus fala duma comunhão ainda mais íntima entre Ele e os que O seguem: «Permanecei em Mim, como Eu em vós [...]. Eu sou a cepa, vós os ramos» (Jo 15, 4-5). E anuncia uma comunhão misteriosa e real entre o seu próprio Corpo e o nosso: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim e Eu nele» (Jo 6, 56).

788. Quando a sua presença visível lhes foi tirada, Jesus não deixou órfãos os discípulos (226). Prometeu-lhes ficar com eles até ao fim dos tempos (227), e enviou-lhes o seu Espírito (228). A comunhão com Jesus tornou-se, de certo modo, mais intensa: «Comunicando o seu Espírito aos seus irmãos, por Ele reunidos de todas as nações, constituiu-os seu Corpo Místico» (229).

789. A comparação da Igreja com um corpo lança uma luz particular sobre a ligação íntima existente entre a Igreja e Cristo. Ela não está somente reunida à volta d'Ele: está unificada n'Ele, no seu Corpo. Na Igreja, Corpo de Cristo, são de salientar mais especificamente três aspectos: a unidade de todos os membros entre si, pela união a Cristo; Cristo, Cabeça do Corpo; a Igreja, Esposa de Cristo.

Catecismo

quinta-feira, novembro 14, 2013

Horst P. Horst. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

Crime e Castigo. Fiódor Dostoiévski. Prosa

Crime e Castigo
Fiódor Dostoiévski

“Ela esteve também comovida todo aquele dia e, à noite, voltou a ficar doente. Mas era feliz a tal ponto que quase a assustava a sua felicidade. Sete anos, só sete anos! No princípio da sua felicidade, houve alguns momentos em que tinham estado dispostos a considerar aqueles sete anos como sete dias. Ele nem sequer sabia que a vida nova não lhe seria dada gratuitamente, mas que ainda teria de comprá-la caro, pagar por ela uma grande façanha futura… Mas aqui começa já uma nova história, a história da gradual renovação de um homem, a história do seu trânsito progressivo dum mundo para outro, do seu contato com outra realidade nova, completamente ignorada até ali. Isto poderia constituir o tema duma nova narrativa… mas a nossa presente narrativa termina aqui.”

Cesare dell'Acqua de 1868 - A Moment compartilhada Coleção particular. A20. Pintura

A PARTIDA. Charles Fonseca. Poesia

A PARTIDA
Charles Fonseca

Eu ao pé da cama
Ele da cabeceira
Olha vez derradeira
Pra mim a mão levanta.

Nada diz só olha
Antes que a noite
Lhe chegue e açoite
Luz que vai embora.

A sós eu e ele
É meu pai que parte
Perdeu o combate
Vai pra sempre a Ele

Eu ali tão só
Ele ali tão indo
De mim foi sorrindo
Dar o corpo ao pó.

quarta-feira, novembro 13, 2013

Um povo sacerdotal, profético e real. Igreja

UM POVO SACERDOTAL, PROFÉTICO E REAL

783. Jesus Cristo é Aquele que o Pai ungiu com o Espírito Santo e constituiu «sacerdote, profeta e rei». Todo o povo de Deus participa destas três funções de Cristo, com as responsabilidades de missão e de serviço que delas resultam (215).

784. Ao entrar no povo de Deus pela fé e pelo Batismo, participa-se na vocação única deste povo: na sua vocação sacerdotal – «Cristo Senhor, sumo-sacerdote escolhido de entre os homens, fez do povo novo «um reino de sacerdotes para o seu Deus e Pai». Na verdade, pela regeneração e pela unção do Espírito Santo, os baptizados são consagrados para serem uma casa espiritual, um sacerdócio santo (216).

785. «O povo santo de Deus participa também da função profética de Cristo», sobretudo pelo sentido sobrenatural da fé, que é o de todo o povo, leigos e hierarquia, quando «adere indefectivelmente à fé transmitida aos santos de uma vez por todas» (217),aprofunda o conhecimento da mesma, e se torna testemunha de Cristo no meio deste mundo.

786. Finalmente, o povo de Deus participa na função real de Cristo. Cristo exerce a sua realeza atraindo a Si todos os homens pela sua morte e ressurreição (218). Cristo, Rei e Senhor do universo, fez-Se o servo de todos, pois «não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate pela multidão» (Mt 20, 28). Para o cristão, «reinar é servi-Lo» (219), em especial «nos pobres e nos que sofrem, nos quais a Igreja reconhece a imagem do seu Fundador pobre e sofredor (220). O povo de Deus realiza a sua «dignidade real» na medida em que viver de acordo com esta vocação de servir com Cristo.

«De todos os regenerados em Cristo, o sinal da cruz faz reis, a unção do Espírito Santo consagra sacerdotes, para que, independentemente do serviço particular do nosso ministério, todos os cristãos espirituais no uso da razão se reconheçam membros desta estirpe real e participantes da função sacerdotal. De facto, que há de tão real para uma alma como governar o seu corpo na submissão a Deus? E que há de tão sacerdotal como oferecer ao Senhor uma consciência pura, imolando no altar do seu coração as vítimas sem mancha da piedade?» (221)

Catecismo

Sola, Antonio - 1820 - Daoiz e Velarde - Plaza del Dos de Mayo, Madrid. E51. Escultura

STF publica lista de expositores na audiência sobre Programa Mais Médicos. Medicina

Clique: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/11/13/stf-publica-lista-de-expositores-na-audiencia-sobre-programa-mais-medicos/

Walker Evans. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

Fiscalização: CFM estabelece regras mínimas para serviços de assistência médica. Medicina

Clique: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24308:fiscalizacao-cfm-estabelece-regras-minimas-para-servicos-de-assistencia-medica&catid=3

Baldassare Peruzzi, c.1511 - Decoração de teto - fresco Villa Farnesina, Roma. A20. Pintura

Notas do Subsolo. Fiódor Dostoiévski. Prosa

Notas do Subsolo
Fiódor Dostoiévski

“Deixem-nos sós, sem livros, e imediatamente ficaremos confusos, perdidos — não saberemos a quem nos unir, o que devemos apoiar; o que amar e o que odiar; o que respeitar e o que desprezar. Até mesmo nos é difícil ser gente — gente com seu próprio e verdadeiro corpo e sangue; sentimos vergonha disso, achamos que é um demérito e nos esforçamos para ser uma espécie inexistente de homens em geral. Somos natimortos, e há muito tempo nascemos não de pais vivos, e isso nos agrada cada vez mais. Estamos tomando gosto. Em breve vamos querer nascer da ideia, de algum modo. Mas basta, não quero mais escrever “do subsolo”… Entretanto, aqui não terminam as “notas” desse paradoxista. O autor não resistiu e prosseguiu com elas. Mas nós também pensamos que é possível terminar por aqui.”

terça-feira, novembro 12, 2013

Milton Nascimento e Tavinho Moura - Calix Bento (Espaço Tom Jobim. Música

ALÉM, MUITO ALÉM. Charles Fonseca. Poesia

ALÉM, MUITO ALÉM.
Charles Fonseca

Meu destino é amar-te além do mar
Das procelas qual náufrago que a terra avista
E nega a morte e a terra conquista,
Que jamais se entrega, és meu norte fanal.

Meu destino é amar-te além do horizonte
Que a vista alcança, do além do mundo,
Das estrelas, do universo profundo,
Além da esperança, beijo-te a fronte.

Slodtz, René-Michel - c.1740 - Diana e Endymion - Coleção particular. e51. Escultura

CFM exigirá equipamentos e infraestrutura mínimos para postos de saúde em todo País. Medicina

Clique: http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=125809

Edward Weston. Fotografia

Click to view full size image

Lolita. Vladimir Nabokov. Prosa

Lolita
Vladimir Nabokov

“Nenhum de nós estará vivo quando o leitor abrir este livro. Mas, enquanto o sangue ainda pulsa nesta mão com que escrevo, você faz parte, como eu, da bendita matéria universal, e daqui posso te alcançar nas lonjuras do Alasca. Seja fiel a teu Dick. Não deixe que nenhum outro homem te toque. Não fale com estranhos. Espero que você ame teu bebê. Espero que seja um menino. Esse teu marido, assim espero, sempre te tratará bem, porque, se não, meu fantasma o atacará como uma nuvem de negra fumaça, como um gigante insano, e o destroçará nervo por nervo. E não tenha pena do C.Q. Era preciso escolher entre ele e o H.H., e era desejável que H.H. existisse pelo menos alguns meses a mais a fim de que você pudesse viver para sempre nas mentes das futuras gerações. Estou pensando em bisões extintos e anjos, no mistério dos pigmentos duradouros, nos sonetos proféticos, no refúgio da arte. Porque essa é a única imortalidade que você e eu podemos partilhar, minha Lolita.”

Baldassare Peruzzi, 1515-1517 - Vista em perspectiva da Sala delle Prospettive - afrescos Villa Farnesina, Roma. A20. Pintura

segunda-feira, novembro 11, 2013

Paciente desiste de atendimento pelo SUS e paga por exames, em RO. Medicina

Clique: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/11/paciente-desiste-de-atendimento-pelo-sus-e-paga-por-exames-em-ro.html

FANTASMAS. Charles Fonseca. 12/11. Poesia

FANTASMAS
Charles Fonseca

Me agitam o corpo, também a min’alma
Antigos fantasmas em mim que reluzem
No escuro, gargalham, aos poucos reduzem
Minh’alma e corpo que pena sem calma.

São sempre mutantes, à luz se esquivam,
De mim arreliam, zombando cutucam,
Atentam à razão, sem pejo torturam
Minh’alma carente em que ardores palpitam.

Schoenewerk, Alexandre - 1871 - The Girl Tarantine - Musée d 'Orsay, Paris. E51. Escultura

Irving Penn. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

Medicina Financeira – A ética estilhaçada. Medicina

Clique: http://www.segs.com.br/so-economia/138447--medicina-financeira-a-etica-estilhacada.html

Artus Wolfort. Santo André. Coleção particular. A20. Pintura

domingo, novembro 10, 2013

Como será o amanhã? Suely Monteiro. Prosa

Clique: http://www.suelymonteiro.blogspot.com.br/2013/11/como-sera-o-amanha.html#links

Cachaça não é água. Mirabeau Pinho. Música

Scerpswert, Elyas - 1362 - busto relicário de St Frederick - Rijksmuseum, Amsterdam. E51. Escultura

Paliativo para as Santas Casas. Medicina

Clique: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,paliativo-para-as-santas-casas-,1095081,0.htm

Herb Ritts. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

As características do Povo de Deus. Igreja.

782. O povo de Deus possui características que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história:

– é o povo de Deus: Deus não é propriedade de nenhum povo; mas adquiriu para Si um povo constituído por aqueles que outrora não eram um povo: «raça eleita, sacerdócio real, nação santa» (1 Pe 2, 9);

– vem-se a ser membro deste povo, não pelo nascimento físico, mas pelo «nascimento do Alto», «da água e do Espírito» (Jo 3, 3-5), isto é, pela fé em Cristo e pelo Baptismo;

– este povo tem por Cabeça Jesus Cristo (o Ungido, o Messias): porque a mesma unção, o Espírito Santo, flui da Cabeça por todo o Corpo, este é o «povo messiânico»;

– «a condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos seus corações, como num templo, reside o Espírito Santo» (209);

– «a sua lei é o mandamento novo, de amar como o próprio Cristo nos amou (210)»; é a lei «nova» do Espírito Santo (211);

– a sua missão é ser o sal da terra e a luz do mundo (212). «Constitui para todo o género humano o mais forte gérmen de unidade, esperança e salvação» (213);

– o seu destino, finalmente, é «o Reino de Deus, o qual, começado na terra pelo próprio Deus, se deve dilatar cada vez mais, até ser também por Ele consumado no fim dos séculos» (214).

Catecismo

Joss de Momper - Mercado Flamengo e Lugar de lavar. A19. Pintura

1984. George Orwell. Prosa

1984
George Orwell

“Já não corria nem dava vivas. Estava de volta ao Ministério do Amor, tudo perdoado, a alma branca de neve. Estava na tribuna dos réus, confessando tudo, implicando todos. Ia andando pelo corredor de ladrilhos brancos, com a impressão de andar ao sol, acompanhado por um guarda armado. Por fim penetrava-lhe o crânio a bala tão esperada. Levantou a vista para o rosto enorme. Levou quarenta anos para aprender que espécie de sorriso se ocultava sob o bigode negro. Oh mal-entendido cruel e desnecessário! Oh teimoso e voluntário exílio do peito amantíssimo! Duas lágrimas cheirando a gim escorreram de cada lado do nariz. Mas agora estava tudo em paz, tudo ótimo, acabada a luta. Finalmente vencida a batalha contra si mesmo. Amava o Grande Irmão.”

sábado, novembro 09, 2013

Se esta rua fosse minha. Música

NO. Charles Fonseca. Poesia

NO
Charles Fonseca

No imaginário, tuas tetas; no simbólico,
Minha língua em versos te lambe, sacia-se.
Aos poucos, às apalpadelas psíquicas,
No real do corpo, te vejo, caleidoscópico.

Professor A. Petrilli - Stella Polare - Coleção particular. Escultura

A autenticidade sartreana. Suely Monteiro. Filosofia

Clique: http://www.suelymonteiro.blogspot.com.br/2013/11/a-autenticidade-sartreana.html#links

Jacques Henri Lartigue. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

O governo só soube agora que os jalecos importados de Cuba vão custar o dobro. Medicina

Clique: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/medicos-cubanos-%E2%94%80-sustos-trabalhistas-um-texto-de-jose-pastore/

Joachim Wtewael de 1615 - O julgamento de Paris National Gallery, Londres. A19. Pintura

sexta-feira, novembro 08, 2013

Pastoral faz campanha para exigir melhorias no SUS em Rio Claro. Medicina

Clique: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/11/pastoral-faz-campanha-para-exigir-melhorias-no-sus-em-rio-claro.html

Falta de materiais básicos coloca em risco pacientes do Hospital de Urgência de Terezina, diz sindicato. Saúde

Clique: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/11/falta-de-materiais-basicos-coloca-em-risco-pacientes-do-hut-diz-sindicato.html

Nino Pisano, Madona del Latte - Coleção Pública. E51. Escultura

SONHOS. Charles Fonseca. Poesia

SONHOS
Charles Fonseca

O mar nas ondas batia
Tu no meu colo eu ninava
Não ao balanço da vaga
Ao da aragem dormias.

Hoje ao ronco das ondas
Da vida cheia procelas
Acordo à noite por elas
Sem ti nas noites tão longas.

Se me falas a agonia
De mim se afasta em recesso
Dias me voltam pregressos
Quando em meu colo dormias.

Ben Shahn. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

Cem Anos de Solidão. Gabriel García Márquez. Prosa

Cem Anos de Solidão
Gabriel García Márquez

“Macondo já era um pavoroso redemoinho de poeira e escombros centrifugados pela cólera do furacão bíblico quando Aureliano pulou onze páginas para não perder tempo em fatos demasiado conhecidos e começou a decifrar a última página dos pergaminhos, como se estivesse se vendo num espelho falado. Então deu outro salto para se antecipar às predições e averiguar a data e as circunstâncias de sua morte. Porém, antes de chegar ao verso final já havia compreendido que não sairia jamais daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilônia acabasse de decifrar os pergaminhos, e que tudo estava escrito neles era irrepetível desde sempre e para sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra.”

quinta-feira, novembro 07, 2013

Jan Provost - O Martirio da Santa. A19. Pintura

A CADA DIA. Charles Fonseca. Poesia

A CADA DIA
Charles Fonseca

A cada dia o início mais distante,
Está mais próximo o fim, a cada noite,
Da partida, só a esperança não foi-se
De ainda estar contigo mais um instante.

A cada vez, afunda no oceano
A nau de minha vida, estou num bote,
Mar em procelas me afastam do meu norte,
Que és tu, amada minha, só a ti amo.

Cabelos Brancos. Silvio Caldas. Música

A Espera dos Bárbaros J. M. Coetzee. Prosa

A Espera dos Bárbaros
J. M. Coetzee

“No centro da praça, algumas crianças estão construindo um boneco de neve. Acerco-me, temendo assustá-las, mas tomado de uma inexplicável alegria. Não se assustam, estão ocupadas demais para sequer me notar. Terminaram o grande corpo redondo e, agora, estão fazendo uma bola para a cabeça! — Alguém tem de ir buscar as coisas para a boca, o nariz e os olhos — diz o menino que os lidera. Ocorre-me que o boneco de neve precisará de braços também, mas não interfiro. Colocaram a cabeça sobre os ombros e, com seixos, fazem os olhos, as orelhas, o nariz e a boca. Um deles o cobre com o boné. Não está mal o boneco. Não se trata da cena com que costumo sonhar. Como tantas outras vezes atualmente, deixo-os, sentindo-me tolo, como um homem que há muito se extraviou, mas que ainda insiste em seguir pela estrada que não o levará a parte alguma.”

Francesco Primaticcio, 1530 - Royal Staircase Coleção pública. E50. Escultura

quarta-feira, novembro 06, 2013

Ministério Público do Trabalho aponta ilegalidades no Programa Mais Médicos. Medicina

Clique: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/21594-ministerio-publico-do-trabalho-aponta-ilegalidades-no-programa-mais-medicos

James Abbe. 9. Fotografia

Click to view full size image

A Igreja – Povo de Deus.

I. A Igreja – Povo de Deus

781. «Em todos os tempos e em todas as nações foi agradável a Deus aquele que O teme e pratica a justiça. No entanto, aprouve a Deus salvar e santificar os homens não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse na santidade. Foi por isso que escolheu Israel para ser o seu povo, estabeleceu com ele uma aliança e instruiu-o progressivamente manifestando-se a Si mesmo e os desígnios da Sua vontade na história desse povo, e santificando-o para Si. Mas tudo isso aconteceu como preparação da Aliança nova e perfeita, que seria concluída em Cristo [...]. Esta nova Aliança instituiu-a Cristo no seu Sangue, chamando um povo, proveniente de judeus e pagãos, a juntar-se na unidade, não segundo a carne, mas no Espírito» (208).

Catecismo

Jacob Pynas - Mercúrio e Herse. Pintura

MP recomenda fornecimento de documento escrito para negativa de atendimento a usuário do SUS. Medicina

Clique: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/mp-recomenda-fornecimento-de-documento-escrito-para-negativa-de-atendimento-a-usuario-do-sus,59665.shtml

ÀS VEZES. Charles Fonseca. Poesia

ÀS VEZES
Charles Fonseca

Tenho saudade às vezes, outras odeio,
Às vezes peno sozinho, outras gozo,
Às vezes eu sorrio, outras eu choro,
Sempre a te amar, tua imagem beijo.

Às vezes tu me procuras, sempre atendo,
Tantas vezes te busco e há silêncio,
Quantas vezes, ainda, neste proscênio
Vivo estarei, mas meu amor morrendo!

Mazzoni, Guido - 1477-1480 - Lamentação sobre o Cristo Morto San Giovanni Battista, Modena. E50. Escultura

Ministério Público do Trabalho aponta problemas no Mais Médicos. Medicina

Clique: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/ministerio-publico-do-trabalho-aponta-problemas-no-mais-medi_198728/

James Abbe. 8. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real

On The Road. Jack Kerouac. Prosa

On The Road
Jack Kerouac

Assim, na América, quando o sol se põe, eu me sento no velho e arruinado cais do rio olhando os longos, longos céus acima de Nova Jersey, e consigo sentir toda aquela terra crua e rude se derramando numa única, inacreditável e elevada vastidão, até a costa oeste, e a estrada seguindo em frente, todas as pessoas sonhando naquela imensidão, e em Iowa eu sei que agora as crianças devem estar chorando na terra onde deixam as crianças chorar, e você não sabe que Deus é a Ursa Maior? A estrela do entardecer deve estar morrendo e irradiando sua pálida cintilância sobre a pradaria, reluzindo pela última vez antes da chegada da noite completa, que abençoa a terra, escurece todos os rios, recobre os picos e oculta a última praia, e ninguém, ninguém sabe o que vai acontecer a qualquer pessoa, além dos desamparados andrajos da velhice. Penso então em Dean Moriarty, penso no velho Dean Moriarty, o pai que jamais encontramos, penso em Dean Moriarty.

terça-feira, novembro 05, 2013

Jacob Pynas - Paisagem com Mercúrio e Battus. A19. Pintura

Verba do SUS em hospitais não teve fiscalização em MS, diz sindicância. Medicina

Clique: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/11/verba-do-sus-em-hospitais-nao-teve-fiscalizacao-em-ms-diz-sindicancia.html

Vai casar? Muito cuidado! Cinema

O que é pós moderno. (trechos) Jair Ferreira dos Santos, Ed. Brasiliense, 1987) Cultura

Clique: http://www.cefetsp.br/edu/eso/lourdes/oqueposmodernojair.html

Altemar Dutra. Brigas. Música

Athanadoros Hagesandros e Polydoros de Rodes, c.175 - 150 - Laocoonte e seus filhos Museu Pio-Clementino, Vaticano, Cidade do Vaticano. Escultura

Nada de Novo no Front. Erich Maria Remarque. Prosa

Nada de Novo no Front
Erich Maria Remarque

“Estou muito tranquilo. Que venham os meses e os anos, não conseguirão tirar nada de mim, não podem tirar-me mais nada. Estou tão só e sem esperança que posso enfrentá-los sem medo. A vida, que me arrastou por todos estes anos, eu ainda a tenho nas mãos e nos olhos. Se a venci, não sei. Mas enquanto existir dentro de mim — queira ou não esta força que em mim reside e que se chama “Eu” — ela procurará seu próprio caminho… Tombou morto em outubro de 1918, num dia tão tranquilo em toda a linha de frente, que o comunicado se limitou a uma frase: “Nada de novo no front”. Caiu de bruços, e ficou estendido, como se estivesse dormindo. Quando alguém o virou, viu-se que ele não devia ter sofrido muito. Tinha no rosto uma expressão tão serena, que quase parecia estar satisfeito de ter terminado assim.”

segunda-feira, novembro 04, 2013

James Abbe. 4. Fotografia

Click to view full size image

Cadeiras de rodas são reprovadas pelo Inmetro e não possuem registro da ANVISA. Medicina

Clique: http://www.segs.com.br/so-saude-segs/137914-cadeiras-de-rodas-sao-reprovadas-pelo-inmetro-e-nao-possuem-registro-da-anvisa-.html

Público do blog

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog

A PARTIDA. Charles Fonseca. Poesia

A PARTIDA
Charles Fonseca

Eu ao pé da cama
Ele da cabeceira
Olha vez derradeira
Pra mim a mão levanta.

Nada diz só olha
Antes que a noite
Lhe chegue e açoite
Luz que vai embora.

A sós eu e ele
É meu pai que parte
Perdeu o combate
Vai pra sempre a Ele

Eu ali tão só
Ele ali tão indo
De mim foi sorrindo
Dar o corpo ao pó.

Deus de Caim. Ricardo Guilherme Dicke. Prosa

Deus de Caim
Ricardo Guilherme Dicke

Na rede Lázaro. Zumbidos. O irmão morto na rede. O mundo rodeando sua roda indiferente. As moscas voavam lentas e pousavam na cara dele. Não se importava, Lázaro morto, narinas paradas. Todos os telégrafos diziam: Lázaro morreu e vai ser enterrado. Para sempre. Antigamente, diziam, havia a ressurreição. Agora não. Agora a sombra que abandona este reino de sombras, caminha para sempre só, num outro reino de sombras ainda mais solitárias. Só, como um rei perdido, só, sem reinado, na essência redonda da morte.

Domenico Feti, 1622-1623 - Hero e Leander Museu de História da Arte, Viena. A19. Pintura

domingo, novembro 03, 2013

Padilha diz que recorreria a um médico reprovado no Revalida. Ele sabe que isso jamais... Medicina

Clique: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/padilha-diz-que-recorreria-a-um-medico-reprovado-no-revalida-ele-sabe-que-isso-jamais-acontecera-e-que-tem-o-sirio-libanes-a-disposicao-como-lula-e-dilma/

Johann Nepomuk Schaller, 1821 - Belerofonte Combate à Quimera Östereichische Galerie Belvedere, Wien, Áustria. E50. Escultura

Medicina na Bolívia tem mais brasileiros que curso da USP. Medicina

Clique: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/137197-medicina-na-bolivia-tem-mais-brasileiros-que-curso-da-usp.shtml

James Abbe. Fotografia

Clique para ver a imagem em tamanho real