Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 03, 2013

A maja nua. Goya.

Ficheiro:Goya Maja naga2.jpgFonte wikipedia
A maja nua é uma das mais célebres obras de Francisco de Goya. O quadro foi pintado antes de 1800, entre 1790 e 1800, data da primeira referência documentada desta obra.[1] Depois formou casal com A maja vestida, datada entre 1802 e 1805,[2]provavelmente a requerimento de Manuel Godoy, pois consta que fizeram parte dumgabinete da sua casa.
Em ambas as pinturas uma mesma formosa mulher é retratada de corpo inteiro, deitada placidamente num leito e olhando diretamente para o observador. Não se trata de um despido mitológico, mas de uma mulher real, contemporânea a Goya, e até mesmo na sua época foi chamada "a Cigana". A primazia temporária de A maja nuaindica que no momento de ser pintado, o quadro não estava pensado para formar casal.
Especulou-se com que a retratada seja a Duquesa de Alba, pois à morte desta, em 1802, todos os seus quadros passaram a propriedade de Godoy, a quem é conhecido que pertenceram as duas majas, em forma similar ao ocorrido com a Vênus do espelho de Velázquez. Contudo, não há provas definitivas de este rosto pertencer ao da duquesa de Alba nem também de que não chegasse o quadro a Godoy por outros caminhos, incluindo uma encomenda direta a Goya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário