Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 30, 2010

MÚSICA

NAS TUAS MÃOS. Charles Fonseca. Poesia

NAS TUAS MÃOS
Charles Fonseca

Do presente que faço eu
Que é teu um todo ausente
Que em mim um todo carente
Dormita em braço morfeu?

Que faço eu do passado
Tão presente na memória
Como contar esta história
Ao imigo acoitado?

Que faço eu do futuro
Tão vivo no meu passado
Confesso, estou cansado,
Teu desamor esconjuro.

MEDICINA

O QUE É A ESQUIZOFRENIA?

A esquizofrenia é uma doença mental complexa e intrigante, cujas causas não são ainda completamente conhecidas. Aproximadamente 1% da população desenvolve a doença ao longo da vida. Embora afete homens e mulheres na mesma proporção, a doença freqüentemente aparece mais cedo nos homens, usualmente no final da adolescência e em torno dos 20 anos. As mulheres adoecem mais tarde, em geral entre os 20 e 30 anos de idade. Os sintomas da esquizofrenia são freqüentemente assustadores – a pessoa pode ouvir vozes não escutadas pelos outros, acreditar que os outros estão lendo seus pensamentos, controlando sua mente ou planejando algo para prejudicá-la. Estes sintomas podem levar a pessoa a ficar com muito medo e se retrair. Sua fala e seu comportamento podem ficar tão desorganizados que ela se torna incompreensível e desperta medo nos outros ao seu redor. Estima-se que cerca de 25% das pessoas com esquizofrenia se recuperam totalmente. O tratamento pode aliviar muitos sintomas, mas muitas pessoas com esquizofrenia continuam a apresentar alguns sintomas ao longo da vida.
Entretanto, este é um momento de esperança para as pessoas com esquizofrenia e suas famílias. As pesquisas estão gradualmente levando a medicamentos novos e mais seguros e revelando as complexas causas da doença. Os cientistas estão estudando a doença sob vários aspectos, procurando entender desde seus aspectos genéticos até os populacionais, visando aprender mais sobre a doença. Métodos de avaliação por imagem da estrutura cerebral também prometem novas descobertas sobre a doença.

A ESQUIZOFRENIA É UMA DOENÇA

A esquizofrenia ocorre no mundo todo. A gravidade dos sintomas e o padrão de duração crônica comumente levam a algum grau de incapacitação. Os medicamentos e as intervenções terapêuticas e de apoio, quando seguidos com regularidade, podem ajudar a diminuir e controlar os sintomas que trazem tanto sofrimento. Entretanto, algumas pessoas não têm acesso ao tratamento, outras não melhoram muito com os tratamentos disponíveis, ou abandonam o tratamento por falta de orientação e apoio adequados. Há ainda aquelas que param de tomar os medicamentos por causa de seus efeitos colaterais desagradáveis ou por outras razões. Mesmo quando o tratamento é eficaz, existem conseqüências da doença que persistem – a perda de oportunidades, o preconceito, os sintomas residuais, efeitos colaterais de certos medicamentos – tudo isso pode trazer muito sofrimento e tornar a vida difícil para essas pessoas.
Os primeiros sinais da esquizofrenia aparecem em geral sob a forma de mudanças graduais ou repentinas, às vezes chocantes, do comportamento. Lidar com os sintomas da doença pode ser particularmente difícil para os familiares que não entendem como a pessoa mudou de maneira tão radical o seu jeito de ser. O início repentino dos sintomas psicóticos graves é chamado de fase “aguda” da doença. A “psicose” ou “surto”, uma condição comum na esquizofrenia, é um estado de alteração mental caracterizado pelas alucinações, que são distúrbios da percepção sensorial, e/ou delírios, que são crenças falsas, resultantes de uma impossibilidade da pessoa de distinguir experiências reais das imaginárias. Sintomas menos evidentes, como isolamento e retraimento social, e fala ou comportamento estranhos ou desorganizados, podem preceder, acompanhar ou vir depois do aparecimento dos sintomas psicóticos.
Algumas pessoas têm somente um episódio (ou surto) psicótico; outras têm vários, mas conseguem levar uma vida relativamente normal durante os períodos entre as crises. Entretanto, aqueles com uma evolução crônica da doença, que sofrem continuamente ou com crises sucessivas, mal controladas, em geral não recuperam um funcionamento normal e necessitarão de tratamento e acompanhamento a longo prazo, incluindo a medicação para controlar os sintomas.

Diagnosticando a esquizofrenia
Para diagnosticar a esquizofrenia é importante descartar outras doenças, pois às vezes os sintomas psicóticos ou confusionais podem ser motivados por outras condições. Além disso, o abuso de certas drogas pode provocar sintomas semelhantes ao da esquizofrenia. Por esse motivo, a avaliação médica, o exame físico e exames laboratoriais devem ser feitos para afastar outras causas possíveis dos sintomas antes de se concluir que a pessoa tem esquizofrenia. Às vezes, é difícil diferenciar uma doença mental de outra. Por exemplo, algumas pessoas com sintomas da esquizofrenia apresentam alterações de humor (depressão ou euforia) muito marcantes, sendo importante determinar se a pessoa tem mesmo esquizofrenia ou um transtorno depressivo ou bipolar. Algumas pessoas cujos sintomas não podem ser claramente categorizados, ou que apresentam sintomas mistos (psicóticos e de alteração de humor), podem ser diagnosticadas como tendo um “transtorno esquizoafetivo”.

Crianças podem ter esquizofrenia?
Crianças com idade superior a cinco anos podem desenvolver esquizofrenia, mas a doença raramente aparece antes da adolescência. Embora algumas pessoas que mais tarde desenvolvem a esquizofrenia possam ter parecido “diferentes” de outras crianças na infância, os sintomas psicóticos – alucinações e delírios – são extremamente incomuns antes da adolescência.
http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=25
(continua)

quinta-feira, abril 29, 2010

OROPA, FRANÇA E BAHIA Ascenso Ferreira

OROPA, FRANÇA E BAHIA Ascenso Ferreira (Romance) Para os 3 Manuéis: Manuel Bandeira Manuel de Sousa Barros Manuel Gomes Maranhão Num sobrado arruinado, tristonho, mal assombrado, que dava pros fundos da terra. ("Pra ver marujos, Tirulilluliu! quando vão pra guerra...") E dava fundos pro mar. ("Pra ver marujos, Tiruliluliu! ao desembarcar"). ...Morava Manuel Furtado português apatacado, com Maria de Alencar! Maria era uma cafuza, cheia de grandes feitiços. Ah! os seus braços roliços! Ah! os seus peitos maciços! Faziam Manuel babar... A vida de Manuel, que louco alguém o dizia, era vigiar das janelas toda a noite e todo o dia, as naus que ao longe passavam, de "Oropa, França e Bahia"! — Me dá uma nau daquelas, lhe suplicava Maria. — Estás idiota, Maria. Essas naus foram vintena que eu herdei de minha tia! por todo o ouro do mundo eu jamais as trocaria! Dou-te tudo o que quiseres: Dou-te xale de Tonquim! Dou-te uma saia bordada! Dou-te leques de marfim! Queijos da Serra da Estrela, perfumes de benjoim... Nada. A mulata só queria que Seu Manuel lhe desse uma nauzinha daquelas, inda a amais pichititinha, pra ela ir ver essas terras de "Oropa, França e Bahia"... — Ó Maria, hoje nós temos vinhos da Quinta do Aguirre, umas queijadas de Sintra, só pra tu te distraíre desse pensamento ruim... — Seu Manuel, isso é besteira! Eu prefiro macaxeira com galinha de oxinxim! "Ó lua que alumiais esse mundo do meu Deus alumia a mim também que ando fora dos meus..." Cantava Seu Manuel espantando os males seus. "Eu sou mulata dengosa, linda, faceira, mimosa, qual outras brancas não são"... Cantava forte Maria, pisando fubá de milho, lentamente no pilão... Uma noite de luar que estava mesmo taful, mais de 400 naus, surgiram vindas do Sul... — Ah, Seu Manuel, isto chega... Danou-se de escada abaixo, se atirou no mar azul. — "Onde vais mulhé?" — "Vou me daná no carrossé! — "Tu não vais, mulhé, mulhé, você não vai lá..." Maria atirou-se n'água, Seu Manuel seguiu atrás... — Quero a mais pichititinha! — Raios te partam, Maria! Essas naus são meus tesouros, ganhou-as matando mouros o marido de minha tia! Vêm dos confins do mundo... De "Oropa, França e Bahia"! Nadavam de mar em fora... (Manuel atrás de Maria!) Passou-se uma hora, outra hora, e as naus nenhum atingia... Fez-se um silêncio nas águas, cadê Manuel e Maria?! De madrugada, na praia, dois corpos o mar lambia... Seu Manuel era um "Boi Morto", Maria, uma "Cotovia"! E as naus de Manuel Furtado, herança de sua tia? — Continuam mar em fora, navegando noite e dia... Caminham para "Pasárgada", para o reino da Poesia! Herdou-as Manuel Bandeira, que ante a minha choradeira, me deu a menor que havia! — As eternas Naus do Sonho, de "Oropa, França e Bahia"...

POLÍTICA

quarta-feira, abril 28, 2010

FAMÍLIA

Síndrome de alienação parental
(continuação)

Diagnósticos do DSM-IV aplicáveis aos pais alienados

Na maioria de casos de SAP, não há um diagnóstico aplicável ao genitor. Há ocasiões em que se aplica ao genitor alienado um diagnóstico do DSM-IV, mas a sua aplicabilidade geralmente precede a separação e não desempenha um papel importante no desenvolvimento da SAP. Como mencionado em outra parte (Gardner, 2001), o problema preliminar que vi com pais alienados é sua passividade. Ficam receosos de executar medidas disciplinares e punitivas tradicionais às suas crianças, a fim de que não as alienem mais ainda. Ficam receosos de criticar o alienador por causa do risco de que tal desaprovação seja relatada à corte, e isso comprometa sua posição no litígio da custódia da criança. Geralmente, sua passividade não é tão profundamente arraigada que autorize diagnósticos do DSM-IV tais como o transtorno de personalidade esquiva (301.82) ou o transtorno de personalidade dependente (301.6), porque tal passividade não se estende a outras áreas da vida e não precederam à separação marital. Poder-se-ia discutir que têm um transtorno de ajustamento, mas não há nenhum diagnóstico no DSM-IV intitulado “transtorno de ajustamento, com passividade.” Consequentemente, com freqüência utilizo para pais alienados, “nenhum diagnóstico da linha central 1.”.

Se, certamente, o pai alienado sofreu com uma desordem psiquiátrica que tenha contribuído com a alienação, então essa deve ser apontada. Certamente, há as situações em que o distúrbio psiquiátrico do pai alienado é tão profundo, que é a causa preliminar da alienação das crianças. Nesses casos, o diagnóstico de SAP não é indicado. Sob tais circunstâncias, esse distúrbio deve ser preferivelmente descrito como a causa da alienação das crianças.

Comentários finais sobre diagnósticos alternativos do DSM-IV para a SAP

Como mencionado, a razão preliminar para usar esses diagnósticos é que a SAP não é reconhecida, até o momento, em alguns tribunais. Não podem ser usados como diagnósticos substitutos para a SAP, mas às vezes partilham alguns dos sintomas. Conseqüentemente, podem ser usados como diagnósticos adicionais. É muito cedo para esperar um largo reconhecimento, porque não era exeqüível que a SAP fosse incluída na edição de 1994, já que eram poucas as publicações sobre esses transtornos quando os comitês preparatórios se estavam reunindo. Esse certamente não será o caso quando os comitês se reunirem nos próximos anos para a preparação do DSM-V, que está programado para a publicação em 2010. Nenhum dos diagnósticos substitutos acima referidos é inteiramente aplicável à SAP; entretanto, como mencionado, cada um tem determinadas características que se justapõem ao diagnóstico da SAP. Por nenhuma combinação desses diagnósticos alternativos poder corretamente substituir a SAP, devem ser usados como complemento, mas não ao invés da SAP. Mal existe um diagnóstico no DSM-IV que não compartilhe sintomas em comum com outros diagnósticos. Há uma sobreposição, e frequentemente uma fluidez significativa em diagnósticos do DSM. Nenhum é totalmente “puro,”, mas alguns são mais puros do que outros, e a SAP é um dos mais puros.

Por enquanto, seria bom que os examinadores que concluírem que a SAP é um diagnóstico aplicável, listassem-na nos lugares apropriados em seus relatórios (especialmente no final). Ao mesmo tempo, deveriam listar também todos os diagnósticos do DSM-IV que fossem aplicáveis ao alienador, à criança alienada e (se aplicável) ao genitor alienado. Dessa forma, mesmo que a corte não reconheça o diagnóstico de SAP, será mais difícil ignorar esses diagnósticos alternativos do DSM.

Conclusões

As controvérsias são prováveis quando um novo transtorno é descrito pela primeira vez. Isso é previsível. A SAP, entretanto, gerou provavelmente mais controvérsia do que a maioria de contribuições diagnósticas novas. A razão preliminar para isso é que a SAP é principalmente um produto do sistema legal adversarial que adjudica disputas de custódia de crianças. Sob tais circunstâncias, é conveniente aos advogados adversários desacreditar a contribuição e encontrar cada argumento possível para obstruir sua admissão nos tribunais de justiça. E isso foi o que aconteceu com a SAP. A finalidade deste artigo foi ajudar os avaliadores envolvidos em tais disputas a compreender melhor a natureza da controvérsia e tratá-la no contexto da situação legal atual. Como em todos os processos de ajustamento, a solução não é perfeita. Nenhum dos diagnósticos adicionais é idêntico à SAP, mas servem à sua finalidade em um tribunal - onde são estabelecidos diagnósticos psiquiátricos que são aplicáveis aos alienadores da SAP, às crianças com SAP e (se for o caso) ao genitor alienado. Finalmente, se a SAP for admitida no DSM-V, o argumento principal para sua inadmissibilidade nos tribunais já não será aplicável, e a necessidade de se listar esses diagnósticos adicionais nesses tribunais será reduzida.
http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente
FIM

SEGURANÇA

ASSALTOS
􀀹 Procure estar sempre atento especialmente ao comportamento de pessoas que estejam próximas a você ou paradas perto dos lugares que freqüenta. Caso você seja vítima siga as orientações a baixo:
􀀹 Mantenha a calma;
􀀹 Comunique-se e faça movimentos lentos;
􀀹 Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado;
􀀹 Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor;
􀀹 Evite brincadeiras ou conversas;
􀀹 Faça apenas o que o criminoso mandar;
􀀹 Não olhe diretamente para os marginais - isso é visto como uma ameaça;
􀀹 Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais visitados, veículos utilizados, etc.
􀀹 Não tente fugir ou reagir. É muito comum outras pessoas estarem efetuando cobertura;
􀀹 Ligue para a policia assim que possível transmitindo a descrição exata e o possível trajeto seguido com todos os detalhes;
􀀹 Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia;
􀀹 Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir diretamente. Ligue para a polícia e passe todas as informações possíveis. Após a saída do agressor, ajude a vítima;
􀀹 Obs: Não ande armado nem tenha armas em casa. Mesmo que você saiba atirar e tenha porte, suas chances de reagir são muito pequenas, e o risco de que a arma seja usada contra você é muito grande.

http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/manual-seguranca.aspx

FOTOGRAFIA


Clique na imagem.

terça-feira, abril 27, 2010

AVARA. Charles Fonseca. Poesia

AVARA
Charles Fonseca

Nenhum olhar de afeto
Só um sorrir leviano
Só um abraço estranho
Só reais contados restos,

Olha o punhal sobre o dorso!
Um tapa, sangue na cara,
Um soco, um coice, avara
Sorte do azar, o destroço!

FUTEBOL

FOTOGRAFIA


Queijos e vinhos, upload feito originalmente por Charles Fonseca.

POLÍTICA

DEU NA FOLHA DE S. PAULO
A candidata Benguell

De Janio de Freitas:
É dif[icil saber qual dos dois atos do site de candidata de Dilma Rousseff é mais trapaceiro e repulsivo.
Fazer uma foto do rosto de Norma Bengell nos seus bons tempos passar por foto de Dilma Rousseff poderia ser apenas ridículo como feito e perverso com a candidata não fosse, acima de tudo, um golpe sórdido.
Atribuir a confusão fotográfica elaborada, como faz uma nota do site desmascarado, a "interpretação equivocada" de quem quis conhecer as mensagens da candidata, é mistura de desonestidade e desfaçatez.
O propósito da baixeza está evidente no cuidado com que foram escolhidas as duas fotos. A de Norma, com o rosto pequeno, sem atrair atenção minuciosa, sob um pedaço de cartaz em passeata contra a ditadura; a de Dilma, o rosto inteiro, recente, não se sabe quanto.
Mas, nas fotos utilizadas, as duas cabeças exatamente na mesma posição, enviesadas. Os cabelos acima da testa com disposição e corte iguais.
O tempo explicaria a infidelidade dos traços da Dilma candidata aos da outrora Dilma manifestante. Ainda mais sabendo-se que a jovem Dilma foi participativa contra a ditadura.
A nota do site não foi seguida de alguma forma de pronunciamento de Dilma Rousseff sobre o que foi feito em nome de sua candidatura.
Caso não se conheçam providências respeitosas com o eleitor, o seu recém-nascido site não é dos que mereçam nem um mínimo de confiança para ser ainda visitado.
Uma situação interessante para a candidata que ambiciona fazer da internet, a exemplo do feito por Barack Obama, um recurso eleitoral eficaz.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

segunda-feira, abril 26, 2010

MEDICINA

Transtorno bipolar (continuação)

Ocorrem outras doenças concomitantemente ao transtorno bipolar?

O abuso de álcool e de drogas é muito comum em pessoas com transtorno bipolar. Achados de pesquisa sugerem que muitos fatores podem contribuir para esses problemas de abuso de drogas, incluindo a auto-medicação, sintomas afetivos ocasionados ou perpetuados pelo abuso de drogas e fatores de risco que podem influenciar a ocorrência tanto do transtorno bipolar como dos transtornos de uso de drogas. O tratamento do abuso de drogas co-mórbido, quando presente, é uma parte importante do plano geral de tratamento.
Transtornos ansiosos, como o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo, também podem ser comuns em pessoas com transtorno bipolar. Os transtornos ansiosos co-mórbidos podem responder aos tratamentos usados para o transtorno bipolar ou podem necessitar de um tratamento separado.
Como indivíduos e famílias podem obter ajuda para o transtorno bipolar?
Qualquer pessoa portadora do transtorno bipolar deve estar aos cuidados de um psiquiatra com experiência no diagnóstico e tratamento dessa doença. Outros profissionais de saúde mental, como psicólogos, assistentes sociais psiquiátricos e enfermeiros psiquiátricos, podem ajudar a proporcionar à pessoa e sua família abordagens adicionais ao tratamento.
Pode-se obter ajuda em:
- Programas filiados a universidades ou escolas de medicina
- Serviços de psiquiatria de hospitais
- Consultórios e clínicas particulares de psiquiatria
- Organizações para a manutenção da saúde, ONGs
- Consultórios de médicos de família, internistas e pediatras
- Centros públicos de saúde mental comunitária
As pessoas com transtorno bipolar podem necessitar de auxílio para obter ajuda.
• Muitas vezes as pessoas com transtorno bipolar não percebem quão alteradas estão ou colocam a culpa de seus problemas em outra causa que não a doença mental.
• Uma pessoa com transtorno bipolar pode necessitar de um grande encorajamento de familiares e amigos para procurar tratamento. Os médicos de família podem desempenhar um papel importante na provisão de encaminhamento a um profissional de saúde mental
• Por vezes um familiar ou amigo pode ter de levar a pessoa com transtorno bipolar para uma avaliação de saúde mental e tratamento apropriados.
• Uma pessoa que esteja no meio de um episódio grave pode ter de ser hospitalizada para sua própria proteção e para o tratamento muito necessário.
Podem haver ocasiões em que a pessoa tenha de ser hospitalizada contra sua vontade.
• Encorajamento e apoio constantes são necessários depois que a pessoa obtém tratamento, porque pode levar algum tempo para se encontrar o melhor plano de tratamento para cada indivíduo.
• Em alguns casos, os indivíduos com transtorno bipolar podem concordar, quando seu caso esta sob controle, com uma estratégia preferencial para o caso de uma futura recidiva maníaca ou depressiva.
• Assim com outras doenças graves, o transtorno bipolar é difícil para cônjuges, membros da família, amigos e empregadores.
• Os membros da família de uma pessoa com transtorno bipolar têm com freqüência de lidar com os graves problemas de comportamento da pessoa, como folias de gastos durante a mania ou um retraimento extremo em relação ás outras pessoas durante a depressão, e as conseqüências duradouras desses comportamentos.
• Muitas pessoas com transtorno bipolar se beneficiam de freqüentar grupos de apoio.

http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4
(continua)

MÚSICA

domingo, abril 25, 2010

POESIA

SONETO
Augusto dos Anjos

E ele morreu. Ele que foi um forte
Que nunca se quebrou pelo Desgosto
Morreu... mas não deixou na ara do rosto
Um só vestígio que acusasse a Morte!

O anatomista que investiga a sorte
Das vidas que se abismam no Sol-posto
Ficaria admirado do seu rosto
Vendo-o tão belo, tão sereno e forte!

Quando meu Pai deixou o lar amigo
Um sabiá da casa muito antigo,
Que há muito tempo não cantava lá,

Diluiu o silêncio em litanias...
E hoje, poetas, já faz sete dias
Que eu ouço o canto desse sabiá!

CARICATURA

POLÍTICA

Vencedor de Belo Monte no alvo

Grupo Bertin responde a processos do Ministéri Público em quatro estados
Escolhido pelo governo para liderar o consórcio que arrematou na semana passada a concessão para a construção da polêmica usina de Belo Monte, no Rio Xingu, o grupo Bertin deixou um rastro de denúncias de crimes ambientais e trabalhistas pelo país quando, ano passado, transferiu seus negócios dos ramos de carnes, couros e lácteos para a ex-rival JBS.
É o que mostra reportagem de Tatiana Farah e Ronaldo D'ercole na edição deste domingo do jornal O Globo, segunda a qual, o grupo responde a processos em pelo menos quatro estados: Pará, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul. (Entenda a polêmica de Belo Monte)
No Pará, onde será construída Belo Monte, o grupo e seus sócios são processados na Justiça Federal por colaborar com a devastação da Amazônia, negociando fazendas de áreas desmatadas ilegalmente e bois criados em fazendas comprometidas, de acordo com denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que inclui as fazendas do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, entre os supostos criminosos.
No ano passado, os procuradores impuseram um veto à carne do Bertin. E grupos ambientalistas, como Amigos da Terra e Greenpeace, denunciaram a empresa em um documento internacional por devastação florestal. Na época, o presidente do Bertin, Fernando Bertin, disse que a imagem do grupo nunca havia sido tão afetada:
- Ficamos surpresos com a recomendação (de veto do MPF). Nossa imagem nunca foi tão arranhada em relação aos clientes.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

FAMÍLIA

Síndrome de Alienação Parental. SAP
(continuação)

Diagnósticos do DSM-IV aplicáveis às crianças com SAP

312.8 Transtorno de conduta
1. Um padrão de comportamento repetitivo e persistente no qual os direitos básicos dos outros, assim como normas/regras sociais importantes, adequadas à idade, são violados. Manifestado pela presença de três (ou mais) dos seguintes critérios nos 12 meses anteriores, com a presença de pelo menos um dos critérios nos últimos 6 meses:
Este diagnóstico é frequentemente aplicável à criança com SAP, em especial nas situações em que os distúrbios de conduta são a manifestação mais evidente. Sob tais circunstâncias, um examinador que não esteja familiarizado com a SAP pode erroneamente concluir que esse é o único diagnóstico. Tal conclusão ocorre por seletiva desatenção ao processo de programação, que é a marca registrada da SAP. Mais uma vez, vemos aqui como um diagnóstico, embora esteja no DSM-IV, não pode ser usado como um substituto para a SAP, mas podemos usá-lo como diagnóstico adicional. Não listarei aqui todos os 15 dos critérios do DSM-IV, mas somente aqueles que são os mais aplicáveis à SAP:
Agressão às pessoas e aos animais
1. frequentemente provoca, intimida ou ameaça os outros.
2. frequentemente inicia lutas corporais
3. utilizou uma arma que pudesse causar o dano físico sério a outro (por exemplo, um bastão, um tijolo, uma garrafa quebrada, uma faca, uma arma de fogo).
4. foi fisicamente cruel com animais ou pessoas
5. roubou, com confronto com a vítima (por exemplo, bater carteira, arrancar uma bolsa, extorsão, roubo a mão armada).
Destruição de propriedade
1. envolveu-se deliberadamente na provocação de incêndio com a intenção de provocar sérios danos
2. destruiu deliberadamente propriedade alheia (diferente de provocação de incêndio)
Defraudação ou furto
1. mente frequentemente para obter bens ou favores ou para evitar obrigações legais (isto é, ludibria outras pessoas).
2. rouba artigos de valor sem confronto com a vítima (por exemplo, roubo em lojas, mas sem arrombar e invadir; falsificação).
Sérias violações de regras
1. frequentemente permanece na rua à noite, apesar da proibição dos pais, iniciando antes dos 13 anos de idade (ou uma vez sem retornar por um período longo).
Como pode ser visto, a maioria dos 15 critérios para o diagnóstico de distúrbio de conduta podem ser satisfeitos pelas crianças com SAP, em especial aquelas na categoria severa. O genitor-alvo é o bode expiatório, e frequentemente é imolado pelas crianças com SAP. Em casos severos são tratados aos gritos, intimidados e às vezes fisicamente atacados com objetos tais como bastões, garrafas e facas. A criança pode perpetrar atos de sabotagem na residência do genitor da vítima. A destruição da propriedade na residência dessa pessoa é comum e, em raras ocasiões, provocam incêndios. A defraudação é comum, em especial a produção de falsificações, facilitadas e apoiadas pelo alienador. Roubar coisas tais como documentos jurídicos e registros importantes, e trazê-los para a residência do alienador é comum. Fugir da residência do genitor-alvo e retornar à residência do alienador também é comum, em especial nos casos moderados e severos.

309.21 Transtorno de ansiedade de separação
A. Ansiedade inadequada e excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação, evidenciado por três (ou mais) dos seguintes sintomas:
Reproduzo aqui aqueles dos oito critérios que são aplicáveis à SAP:
1) aflição excessiva e recorrente frente à ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação
4) relutância ou recusa persistente em ir à escola ou a qualquer outro lugar em razão do medo da separação
8) repetidas queixas de sintomas somáticos (tais como dores de cabeça, de estômago, náusea ou vômito) quando a separação de figuras importantes de vinculação ocorre ou é prevista.
É importante para o leitor notar que o diagnóstico original para o distúrbio de ansiedade de separação era fobia à escola. O termo distúrbio de ansiedade da separação foi desenvolvido há pouco e é relativamente recente, e emerge do reconhecimento de que o medo da criança era menos da escola por si mesma e relativo muito mais ao medo da separação de um genitor, geralmente uma mãe super-protetora (Gardner, 1985b). O DSM-IV reconhece isso e não exige necessariamente que a escola seja o objeto do medo, mas refere-se muito mais à separação de casa, em especial de alguém a quem a criança é patologicamente apegada.
É importante observar que o ódio da criança com SAP ao genitor-vítima tem menos a ver com um desagrado real por esse genitor e muito mais a ver com o medo de que, caso sinalize alguma afeição pelo genitor-alvo, o alienador ficará irritado e a rejeitará. Na perspectiva de ir com o genitor-vítima, a criança pode exibir uma grande variedade de sintomas psicossomáticos, todos eles manifestações da tensão associada à visita. A aflição pode ser especialmente aparente quando o genitor alienador está no local da transferência. A criança percebe que a sua expressão de disposição ou de felicidade em ir com o genitor alienado pode conduzir à rejeição dela pelo alienador. O diagnóstico de distúrbio de ansiedade de separação é mais frequentemente aplicável aos exemplos leves e moderados de SAP. Nos casos severos, o elemento ansiedade é menos operativo do que o elemento raiva.
Ao aplicar esses critérios à criança com SAP, é recomendável substituir o genitor-alvo da SAP pelo genitor ao qual a criança é patologicamente apegada. Ao mesmo tempo, deve-se substituir a casa do genitor alienado pela escola ou o outro lugar fora da casa da criança. Quando se procede assim, pode-se ver como a maioria dos critérios acima mencionados se aplicam. Quando a criança com um distúrbio de ansiedade de separação tem medo de sair de casa para ir a muitos destinos, a escola é o destino do qual a criança mais tem medo. É lá que a criança se sente encarcerada. Ao contrário, as crianças com SAP geralmente temem somente o genitor-alvo e não ficam receosas de deixar o genitor programador para ir a outra parte, como às casas dos amigos e dos parentes. Em resumo, o medo da criança com SAP é centrado sobre o genitor alienado. Ao contrário, a criança com distúrbio de ansiedade da separação tem medos focados na escola, mas que se espalham a muitas outras situações e destinos.

300.15 Transtorno dissociativo
Não especificado
Essa categoria inclui os transtornos em que a característica predominante é um sintoma dissociativo (isto é, um rompimento nas funções geralmente integradas da consciência, memória, identidade ou percepção do ambiente) que não encontre os critérios para nenhum transtorno dissociativo específico. Os exemplos incluem:
1. Estados de dissociação que ocorrem nos indivíduos que foram sujeitos a períodos de persuasão prolongada e coercitiva (por exemplo: lavagem cerebral, reforma do pensamento ou doutrinação quando cativo).
Das quatro categorias de transtorno dissociativo (NE), somente a categoria 3 é aplicável à SAP. Esse critério foi projetado para as pessoas que foram sujeitas às instruções de cultos, ou para prisioneiros militares sujeitos à lavagem cerebral - a quem se pretende modificar a lealdade dedicada à sua pátria para a do inimigo que os encarcerou. É bastante aplicável às crianças com SAP, em especial aquelas na categoria severa. Tais crianças foram programadas para transferir sua lealdade de um genitor amado exclusivamente para o genitor que lhe fez a lavagem cerebral. As vítimas de cultos e aquelas sujeitas à doutrinação enquanto prisioneiros parecem frequentemente estar em um estado como o de transe, em que propagam a doutrinação que lhes foi imposta em forma de ladainha. As crianças com SAP também (em especial aquelas na categoria severa) são frequentemente como robôs ou autômatos na maneira como exercem a campanha denegritória - em forma de ladainha. Parecem estar em um estado alterado de consciência ao fazer assim.

Transtornos de ajustamento
Os seguintes subtipos de transtorno de ajustamento são às vezes aplicáveis às crianças com SAP:
309.0 Com humor deprimido.
309.24 Com ansiedade.
309.28 Combinado com ansiedade e humor deprimido.
309.3 Com alteração de conduta.
309.4 Combinado com alteração das emoções e de conduta
Cada um desses tipos de transtorno de ajustamento pode ser aplicável à criança com SAP. A criança está de fato se ajustando a uma situação na qual o genitor está tentando convence-la de que um genitor anteriormente amado, dedicado e leal foi realmente nocivo, repugnante e perigoso. Os dados programados não parecem coincidir com o que a criança experimentou. Isso produz a confusão. A criança teme que toda a expressão de afeição para com o genitor-alvo alvo conduza à rejeição dela pelo alienador. Sob tais circunstâncias, a criança pode responder com ansiedade, depressão e transtornos de conduta.

313.9 Transtorno da primeira infância, da infância ou da adolescência, não especificados.
Essa é uma categoria residual para transtornos com início na primeira infância, na infância ou na adolescência e que não encontrem critérios para nenhum outro diagnóstico específico na classificação.
Esse seria um último recurso diagnóstico para a criança com SAP, criança que, embora sofrendo com a SAP, não tem os sintomas que caracterizariam outros diagnósticos da infância no DSM-IV. Entretanto, se ainda se sentir a necessidade de usar um diagnóstico do DSM-IV, em especial se o relatório estiver comprometido sem um, então esse último recurso diagnóstico pode justificavelmente ser utilizado. Entretanto, é tão vago que não diz absolutamente nada, exceto que a pessoa que está sofrendo com esse transtorno é uma criança. Não recomendo sua utilização por causa de sua fraqueza e porque não fornece praticamente nenhuma informação nova à corte.
http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente
(continua)

sábado, abril 24, 2010

FOTOGRAFIA

Margaret Shaffhauser with bull terrier dog at the Canine Association Show, 3 Nov 1934 / by Ted Hood

PALHAÇO. Charles Fonseca. Poesia

PALHAÇO
Charles Fonseca

Essa dor que me constrange
Qual dardo no meu estômago
Faz de mim qual um sonâmbulo
Entre mágoas e sem sangue

Dos socos dos solavancos
Dos punhais sobre meu dorso
Tapa na cara em decoro
Mascarado saltimbanco

Sorrio e dentro só choro
Flores alegres de enterro
Farfalham as folhas ao erro
Sementes no mundo afora

Jazem mortas inda vivas
Só os meus amores não morrem
Atores sãos de mim correm
Saltitam falsos convivas.

MÚSICA


Ouça no replay.

POLÍTICA

A saída de Ciro e o retrocesso democrático

Da senadora Marina Silva (PV-AC), candidata à sucessão de Lula, em seu site:

Qual o sentido político da democracia? É a liberdade de escolha bem informada. Numa eleição em dois turnos, como a presidencial, o primeiro foi concebido para oferecer ao eleitor um leque de alternativas políticas. A partir da diversidade de idéias e do debate entre elas, compete ao cidadão escolher as que entende serem as melhores para si e para o país.
É particularmente perverso que esse processo, que está no cerne da democracia, seja instrumentalizado para impedir abalos na manutenção de projetos de poder. Não é admissível que se queira manipular o direito de escolha por meio da redução forçada do leque de opções.
Assistimos agora, com o veto à candidatura de Ciro Gomes, uma expressão exemplar desse tipo de intolerância democrática. É fácil prever que os mesmos grupos que trabalharam para tirar Ciro da disputa presidencial tentarão agora assimilá-lo.
Os que costumam agir dessa maneira são aqueles que têm dificuldade em transformar a visão democrática em ação e não admitem a alternância de poder. Primeiro, buscam eliminar os adversários que querem disputar legitimamente a preferência dos eleitores. Depois, tentam se colocar como o único hospedeiro possível para que os expurgados consigam sobreviver na vida pública.
Aquele que foi empurrado para fora do processo passa então a ser apontado como bom companheiro, patriota, desde que aceite ser assimilado por aqueles que articularam o seu expurgo.
Perde o país, perde a democracia.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

sexta-feira, abril 23, 2010

POESIA

VERSOS ÍNTIMOS
Augusto dos Anjos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

A luva. Schiller. Poesia

A LUVA
Schiller

No jardim dos leões , para assistir à luta,
O imperador galeia. Em derredor se escuta
A côrte a sussurrar. Sob as mantas escuras,
Junto ao trono , reluz o arnês das armaduras,
Enquanto nos balcões, em volta, descortina
A sêda de os dosséis a graça feminina.
O augusto imperador com os dedos fez sinal,
E, emperrado, a ranger nos gonzos, o portal
Lentamente se abriu, e, majestoso, assoma,
Abrindo a goela enorme e sacudindo a coma,
Um vulto silencioso. Agita-se a bancada,
Inquieta se debruça a côrte entusiasmada,
E o fulvo caçador das selvas, o leão,
Com os olhos em fogo espreita a multidão.
Até que enfim descansa os músculos na arena.
Do trono, o imperador mais outra vez acena ;
E um segundo portão se escancarando, em frente,
Deixa um tigre sair, aos saltos, de repente ;
Ele fita rugindo o rei dos animais,
Lambe-lhe a rubra língua os dentes colossais,
E a cauda mosqueada e forte, que serpeia,
Açoita devagar a palidez da areia .
Rodeia enraivecido ao grande leão deitado,
E, engrolando um rugido, estira-se a seu lado.
Pela terceira vez o imperador acena ;
Ao seu gesto recua uma grade pequena,
E a rugir e a saltar, pintalgados e pardos,
Lançam-se de uma vez da jaula dois leopardos.
Engrifam-se ante o tigre, e, arqueando o dorso hirsuto,
Aferventam, bufando, a cólera do bruto,
Que, encolhido nos rins, projeta-se e com a garra
Volteando no ar, veloz, os leopardos agarra.
E ruge o leão soerguendo o pescoço jubado,
Olhando os dois no chão do circo ensangüentado.
Nas bóbedas restruge em ecos o alarido
E entre as aclamações do povo erra pedido.
Aí, do peitoril florido de um balcão,
Uma luva caiu de encantadora mão,
E, como por querer, caiu exatamente
Entre o vulto do tigre e o do leão horrente.
E Cunegundes bela,a sorrir de ironia,
A um jovem vigoroso e esbelto lhe dizia :
"Se é verdade que é tão ardente e tão vibrante,
O amor que proclamais a todo e todo instante,
Cavalheiro Delorge, alevantai do chão
A luva que caiu a pouco desta mão."
A sentença fatal apenas ele ouvia
E já o podiam ver descendo a escadaria
Que dava para o circo; e, sem voltar o rosto,
Sem olhar para trás, com o semblante composto,
Com as fidalgas feições serenas e severas,
Nos dedos levantou a luva junto às feras.
E, da mesma expressão indiferente e fria,
Escutava ao subir, de volta, a escadaria,
Entre as damas gentis e os nobres de valor,
Um murmúrio correr de pasmo em seu louvor.
O sorriso da bela,amável,lhe assegura
Num próximo futuro a próxima ventura.
Mas Delorge,orgulhoso,antegozando a ofensa :
"Eu rejeito, senhora, a vossa recompensa".
Com um sombrio prazer nos olhos cintilantes,
Ia partir, porém, tardou ainda, e, antes
De deixar para sempre aquela que ele amara,
A luva lhe atirou, com força, em plena cara .

COMPORTAMENTO

O ESCORPIÃO E O SAPO

"Era uma vez um escorpião desejoso de praticar o bem. Como não era bem visto pela comunidade local, resolveu ir viver do outro lado do rio. Lá, poderia exercitar seu altruísmo sem desconfianças.
Mas ele não sabia nadar e precisava atravessar de uma margem para a outra. E sua espécie ainda não havia acumulado o conhecimento náutico suficiente para construir um barco viável para fazer a travessia.
Então resolve pedir carona nas costas de um sapo. Vai lá conversar com ele para expor seu pleito.
O sapo o ouve atentamente. Pensa que o escorpião o está confundindo com um burro e declara:
- Senhor escorpião, não posso dar-lhe carona em minhas costas porque durante a travessia o senhor vai me ferroar.
O escorpião, replica imediatamente e diz:
- Senhor sapo, eu jamais o ferroaria na travessia, pois ao fazê-lo, o senhor afundaria e eu morreria afogado.
Realmente, sapo não é burro mas é batráquio.
Pois não é que o sapo acatou o arrazoado do escorpião, reviu sua opinião e resolveu dar a carona!
Porém, em dado momento da travessia, o sapo sentiu penetrar profundamente o agulhão em sua carne sapal.
E, já se debatendo, ainda teve tempo de perplexamente perguntar ao escorpião:
- Mas por que?
E, antes da submersão, ouviu a seguinte resposta escorpiônica:
- É algo acima de mim, fora de meu controle, é de minha natureza!"
(autor desconhecido)

quinta-feira, abril 22, 2010

NOVELA Belo Monte clique aqui

Transtorno bipolar (continuação)

Outros tratamentos
• Em situações em que a medicação, o tratamento psicossocial e a combinação dessas intervenções se mostram ineficazes ou agem de maneira demasiado lenta para aliviar sintomas graves como psicose ou tendências suicidas, pode-se considerar a eletroconvulsoterapia (ECT). A ECT também pode ser considerada no tratamento de episódios agudos quando condições médicas, incluindo a gravidez, tornarem demasiado arriscado o uso de medicações. A possibilidade de problemas de memória de longa duração, embora fosse um problema em épocas anteriores, foi significativamente reduzida pelas técnicas modernas de ECT. Entretanto, os benefícios e riscos potenciais da ECT e das intervenções alternativas disponíveis devem ser cuidadosamente revistos e discutidos com os indivíduos em que esse tratamento for considerado e, quando apropriado, com familiares e amigos.
• Os suplementos herbários ou naturais, como a erva-de-São-João (Hypericum perforatum), não foram bem estudados e sabe-se pouco em relação a seus efeitos sobre o transtorno bipolar. Como a FDA não regula sua produção, diferentes marcas desses suplementos podem conter quantidades diferentes dos ingredientes ativos. Antes de experimentar suplementos herbários ou naturais, é importante discuti-los com seu médico. Há evidências de que a erva-de-São-João pode diminuir a eficácia de algumas medicações. Além disso, assim como os antidepressivos de prescrição, a erva-de-São-João pode causar a passagem à mania em alguns indivíduos com transtorno bipolar, especialmente se não estiver sendo tomado nenhum estabilizador do humor.
• Os ácidos graxos Omega-3 encontrados em óleos de peixes estão sendo estudados para se determinar sua utilidade, sozinhos e quando adicionados a medicações convencionais, no tratamento prolongado do transtorno bipolar.
Uma doença de evolução prolongada que pode ser eficazmente tratada Ainda que os episódios de mania e depressão venham e vão naturalmente, é importante compreender-se que o transtorno bipolar é uma doença prolongada que não tem cura no momento atual. Permanecer em tratamento, mesmo durante os períodos em que se está bem, pode ajudar a manter a doença sob controle e reduzir a chance de ter episódios recorrentes e cada vez mais graves.

http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4
(continua)

DANÇA

POESIA

A BORRA
Charles Fonseca

Tenho segredos na alma
Negra me é a solidão
Por dentro é contra mão
Por fora o junto vergasta

A minh’alma rumo ao céu
O meu corpo ao fim descansa
Sobre a terra e em fiança
Desfaz-se esperança ao léu

Que ficou zanzando à toa
À espera, à socapa
De remir o trauma, o tapa
O soco, o cuspe, a borra.

quarta-feira, abril 21, 2010

CRONICA

Na cidade do Salvador da Bahia

Vim de Salvador recentemente, onde passei dois dias revendo amores consangüíneos. Mas tive que ir ao Departamento de Transito receber documento de meu carro. Impávido, de bermuda comprida da moda precisei conversar com a Diretora de Veículos. Na portaria, a barreira. Só podia entrar se estivesse vestido de calça. De bermuda, não. Fui a uma obra de construção vizinha e pedi emprestado a um operário uma calça velha, bege, desbotada, rasgada. Vesti sobre a bermuda. Perante a Diretora pedi desculpas por entrar em andrajos. Meu celular toca. A minha amada. Mais uma vez pedi desculpas à Diretora, dei-lhe as costas, abri a braguilha da calça e da bermuda tirei o telefone celular impertinente a me chamar. Rapidamente desliguei e de soslaio olhei para a Diretora que compreensivamente me esperou fechar o acesso aos meus documentos pudendos. Eu que nunca havia usada na jovem guarda uma calça velha azul e desbotada, já na velha guarda o fiz. Só que em tom bege, a calça dura de cimento e suor do operário na sua labuta. Suei. E viva a Bahia.

FAMÍLIA

Síndrome de alienação parental SAP
(continuação)

Diagnósticos aplicáveis a pais alienadores

297.71 Transtorno delirante

1. Delírios não-bizarros (isso é, envolvendo situações que ocorrem na vida real, tais como ser seguido, envenenado, contaminado, ser amado à distância, ser traído pela esposa ou amante, ou ter uma doença) com a duração de pelo menos 1 mês.
Dos vários subtipos do transtorno delirante, a mais aplicável à SAP é a seguinte:
Tipo Persecutório: delírio de que a pessoa (ou alguém de quem a pessoa é próxima) está de alguma forma sendo tratada malevolamente.
Esse diagnóstico é geralmente aplicável ao doutrinador da SAP, que pode inicialmente reconhecer que as queixas sobre o comportamento do genitor alienado são fabricações conscientes e deliberadas. Entretanto, com o tempo, as fabricações podem transformar-se em delírio e serem tomadas como reais pelo genitor doutrinador. E o mesmo processo pode finalmente ser aplicável à criança. Especificamente, no início a criança pode reconhecer que as demonstrações de ódio são fingidas e servem para incrementar os laços de amizade da criança com o programador. Entretanto, com o tempo a criança pode vir a acreditar de fato no que eram originalmente fabricações conscientes e deliberadas. Quando esse ponto é alcançado o diagnóstico de transtorno delirante é aplicável à criança. Geralmente, este diagnóstico é aplicável aos programadores implacáveis que estão obcecados em seu ódio ao genitor-vítima, mas com o tempo a criança provavelmente terá incorporado o nível severo de SAP. É digno de nota que quando a SAP está ocorrendo, mais frequentemente se observa um sistema delirante limitado, circunscrito quase que exclusivamente ao genitor alienado. Esse diagnóstico pode igualmente ser aplicável à criança vítima de SAP, em especial à criança que está na categoria severa.

301.0 Transtorno de personalidade paranóide

1. Uma desconfiança e uma suspeita difusas dos outros tais que seus motivos são sempre interpretados como malévolos, começando na idade adulta e presentes em uma variedade de contextos, sendo indicado por quatro (ou mais) do seguintes sintomas:
1. ter suspeitas, sem base suficiente, de que os outros são exploradores, prejudiciais, ou que o estão enganando.
2. ficar preocupado, com dúvidas injustificadas, sobre a lealdade ou a confiabilidade dos amigos ou colegas.
3. ficar relutante em confiar nos outros por causa do medo despropositado de que a informação seja usada de forma maliciosa contra si
4. ler significados aviltadores ou ameaçadores escondidos em observações ou em eventos benignos
5. carregar persistentemente rancores, isto é, ser implacável com insultos, ofensas ou deslizes.
6. perceber ataques ao seu caráter ou reputação que não são aparentes aos outros e ser rápido em reagir irritadamente ou contra-atacar
7. ter suspeitas periódicas, sem justificação, a respeito da fidelidade do esposo ou do parceiro sexual.
Os programadores da SAP que justificariam esse diagnóstico satisfariam frequentemente esses critérios antes da separação marital. Uma história detalhada do genitor-vítima, assim como dos parentes, pode ser importante porque não é provável que o genitor programador revele diretamente tais sintomas. Podem, entretanto, revelá-los no curso da avaliação, porque tais traços estão profundamente arraigados, estando encaixados tão profundamente em sua estrutura da personalidade que não podem ser escondidos. A maioria das pessoas envolvidas em longos litígios de custódia de crianças torna-se “um pouco paranóica,” e isso é frequentemente revelado pelas elevações na escala paranóide do MMPI. Afinal de contas, há certamente pessoas que ficam falando pelas costas do paciente, tramando contra elas e desenvolvendo esquemas e estratégias com advogados da oposição. Essa realidade conduz a uma elevação da escala paranóide nas pessoas que não manifestariam tais elevações antes do início do litígio. Vemos aqui como os procedimentos adversariais, de forma geral, intensificam a psicopatologia (Gardner, 1986), e nesse caso em especial, a psicopatologia paranóide. É menos provável que a criança vítima da SAP justifique esse diagnóstico. Quando o nível severo é alcançado, as crianças com SAP podem justificar o diagnóstico acima mencionado de transtorno psicótico compartilhado. Na ocasião, o diagnóstico de ‘esquizofrenia, do tipo paranóide’ (295.30) é justificado para o genitor programador, mas tais pacientes geralmente exibem outras manifestações de esquizofrenia, em especial antes da separação. Vai além das finalidades deste estudo detalhar os sintomas maritais da esquizofrenia que deveriam ser investigados se o examinador tiver razões para acreditar que esse diagnóstico pode ser aplicável.
É importante para o examinador apreciar que há uma evolução contínua do transtorno delirante para o transtorno de personalidade paranóide e para a esquizofrenia paranóide. Além disso, no curso de um litígio longo, um paciente pode mover-se ao longo da trilha do transtorno mais suave a um transtorno mais severo, nessa série contínua.

301.83 Transtorno de personalidade borderline (TPB)

Apresenta caracteristicamente um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos inter-pessoais, auto-imagem e afetos, marcado por acentuada impulsividade começando no início da idade adulta, estando presente em uma variedade de contextos, sendo indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas:
1. esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado.
Nota: Não se inclui aqui tendências suicidas ou comportamentos de auto-mutilação , cobertos no critério 5.
2. padrão de relacionamentos inter-pessoais instáveis e intensos, caracterizados pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. distúrbio de identidade: auto-imagem ou self acentuada e persistentemente instável
4. impulsividade em pelo menos em duas áreas potencialmente prejudiciais a si próprio (por exemplo, gasto, sexo inseguro, abuso de substância, direção imprudente, comer em excesso).
Nota: não se inclui aqui tendências suicidas ou comportamento de auto-mutilação , cobertos no critério 5.
5. comportamento suicida, gestos ou ameaças suicidas, ou comportamento auto-mutilante recorrentes.
6. instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor (por exemplo: disforia episódica intensa, irritabilidade ou ansiedade, durando geralmente algumas horas e apenas raramente mais do que alguns dias).
7. sentimentos crônicos de vazio
8. raiva intensa e inadequada, ou dificuldade de controlar sua raiva (por exemplo: freqüentes explosões temperamentais, raiva constante, brigas corporais freqüentes).
9. ideação paranóide ou sintomas dissociativos graves e transitórios, associados a situações de extremo stress, mas sem gravidade suficiente para indicarem um diagnóstico adicional.
Alguns alienadores podem exibir alguns destes sintomas antes da separação. Entretanto, em conseqüência do stress da separação, os sintomas podem progredir até o ponto em que o diagnóstico seja aplicável. É provável que o critério (1) seja exibido logo após a separação, porque a dissolução marital é associada geralmente a sentimentos reais de abandono. O critério (2) é frequentemente apresentado quando há um deslocamento dramático da idealização do cônjuge à sua desvalorização extrema. A campanha denegritória é o melhor exemplo desta manifestação do TPB.
O critério (4) pode manifestar-se por gastos excessivos, especialmente quando tais gastos causam stress e sofrimento significativos ao genitor alienado. Depois da separação, genitores alienadores podem satisfazer o critério (6) com afetividade instável, irritabilidade e disforia episódica intensa. Embora tais reações sejam comuns entre a maioria das pessoas envolvidas em um divórcio, em especial nos divórcios litigiosos, pacientes com TPB exibem esses sintomas em grau muito maior. Os sentimentos crônicos de vazio (critério [7]) vão além daqueles que geralmente são sentidos pelas pessoas que passam por uma separação. O critério (8) é extremamente comum entre programadores da SAP. Os discursos inflamados de raiva contra o genitor alienado servem como um modelo para a criança e contribuem para o desenvolvimento da campanha denegritória. A paranóia relacionada ao stress e uma intensificação da desconfiança usual exibida pelas pessoas envolvidas no litígio pode alcançar o ponto em que o critério (9) seja satisfeito.
O examinador deve listar quais dos sintomas estão presentes e comentar: “Cinco critérios precisam ser satisfeitos para o diagnóstico do TPB. A Senhora X satisfaz quatro. Embora isso não a qualifique para o diagnóstico neste momento, está em risco elevado de seu desenvolvimento”. Além disso, quando se lista os diagnósticos no fim do relatório, pode-se incluir o diagnóstico do DSM-IV e adicionar entre parênteses: “incipiente.”

301.81 Transtorno de personalidade narcisista

A. Um padrão invasivo de grandiosidade (na fantasia ou no comportamento), necessidade de admiração, falta da empatia, começando no início da idade adulta e presente em uma variedade de contextos, indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas:
1. há um sentimento desproporcionado da própria importância (por exemplo, exagera suas realizações e superestima seus talentos, esperando ser reconhecido como superior sem as realizações proporcionais).
2. existe uma preocupação constante com a fantasia de sucesso ilimitado, poder, inteligência, beleza ou amor ideal.
3. acredita que é superior, especial e único, podendo somente ser compreendido de perto, ou que deve associar-se com outras pessoas (ou instituições) especiais ou de situação elevada.
4. exige admiração excessiva
5. tem um sentimento de merecimento, isto é, tem expectativas irracionais de receber tratamento especial e obediência automática às suas expectativas.
6. é explorador nos relacionamentos inter-pessoais, isto é, aproveita-se dos outros para atingir suas próprias finalidades.
7. falta de empatia: reluta em reconhecer ou se identificar com os sentimentos e as necessidades alheias
8. é frequentemente invejoso ou acredita que os outros tem inveja dele
9. mostra comportamentos ou atitudes arrogantes, esnobes, insolentes ou desdenhosas.

Em minha experiência, a maioria dos doutrinadores da SAP não satisfaz critérios suficientes (cinco) para autorizar esse diagnóstico. Entretanto, muitos exibem três ou quatro deles, o que é digno da atenção do examinador e deve ser anotado no relatório.
O critério (5), em especial, é comum em doutrinadores da SAP. Atuam como se as ordens do tribunal não tivessem absolutamente nada a ver com eles, mesmo que seus nomes possam especificamente ter sido ser soletrados no despacho. Infelizmente, violam frequentemente essas ordens com impunidade, porque as cortes são tipicamente relaxadas no que diz respeito a executar medidas punitivas contra alienadores da SAP. Como mencionado em outras publicações minhas (Gardner, 1998; 2001), a falha das cortes em tomar uma atitude contra os programadores da SAP é uma das razões mais comuns pelas quais os sintomas se enraízam nas crianças.
O critério (6) frequentemente é satisfeito pelas tentativas em curso do programador de extrair mais dinheiro do genitor-vítima, mas sente pouca ou nenhuma necessidade de permitir-lhe o acesso às crianças. Não há nenhum sentimento de vergonha ou de culpa sobre essa forma comum de exploração. A falta de empatia e de solidariedade do programador para com o genitor-vítima é muito comum e satisfaz facilmente o critério (7). A SAP, por definição, é um distúrbio em que um programador tenta destruir a ligação entre as crianças e um genitor bom e amado. A fim de realizar seu objetivo, o alienador deve ter uma deficiência séria na habilidade de empatizar com o genitor-alvo. O critério (9) é frequentemente visto nos doutrinadores da SAP, que são frequentemente orgulhosos e arrogantes, e esse sintoma acompanha o seu sentimento inadequado de merecimento. Além disso, se aplicável, o diagnóstico pode ser listado como “incipiente.”.

http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente

segunda-feira, abril 19, 2010

VÉUS
Charles Fonseca

Véus de silêncio algozes
Cicios perfídias de oitiva
Falsos beijos em intrigas
Ouro dos tolos ilhoses

Presilhas do puro afeto
Anéis partidos passados
Brincos futuros vasados
Ouvidos moucos ao vero

Assim os só objetos
Também os só ilusão
Andarilhos mão em mão
Ao vento adeuses, restos.

sábado, abril 17, 2010

MÚSICA

ECONOMIA

Monte de riscos
Míriam Leitão e Alvaro Gribel

Uma liminar pode ser cassada, mas as dúvidas permanecerão. O espantoso no leilão da hidrelétrica de Belo Monte é que as dúvidas e incertezas estão em todos os pontos. Os fundos de pensão, que estão sendo empurrados para participar, acham que o retorno não garante nem suas obrigações atuariais. As empresas estão pressionando por mudanças na engenharia financeira.
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/

TRABALHO

Especialista dá dicas aos jovens profissionais

A pedido do blog, José Pastore, professor de Relações do Trabalho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, deu conselhos importantes aos jovens profissionais que estão entrando no mercado. Por conta da competitividade, ele diz que os profissionais devem se esforçar para estar acima da média. Assim, ainda que escolham uma carreira "inchada", vão se destacar na área graças à dedicação.
- Falo para os meus alunos: se pedirem para ler um livro, devem ler dois. É preciso se informar, pesquisar sobre a profissão e estudar também assuntos relacionados, porque o mercado não quer só o especialista, mas quem entenda um pouco das profissões vizinhas. Hoje, o trabalho é realizado em grupo. É preciso correr na veia o vírus da curiosidade, porque assim, terá obsessão em estudar - diz o professor, destacando também que fazer o que gosta é essencial.
Segundo Pastore, quando aparecer uma oportunidade de estágio, por exemplo, é preciso agarrá-la, ainda que no início não esteja relacionada às tarefas que gostaria de desempenhar. Isso conta para a conquista da tão falada experiência.
- O jovem deve entrar na empresa nem que seja para tirar xerox no começo, porque depois vai evoluir para outras áreas, fazer seu nome e mostrar suas habilidades. É preciso encarar a oportunidade como única, porque com isso, vai ganhar experiência e cavar seu lugar no mercado de trabalho - explica.
Também conta muito entender os códigos desse mercado, como ser pontual e ter disciplina. Realizar o trabalho com zelo é outra dica importante.
- As empresas buscam aqueles que gostam de fazer bem feito com comprometimento.
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/

FOTOGRAFIA


Familia Marinato Monteiro, upload feito originalmente por Charles Fonseca.

PINTURA


Clique na imagem para ampliar
The Continence of Scipio
c. 1555
Oil on canvas, 127 x 115 cm
Musée du Louvre, Paris

sexta-feira, abril 16, 2010

FLORIPANDO I. Charles Fonseca. Poesia

FLORIPANDO I
Charles Fonseca

Vou-me embora eu agora
De volta réquiem pra ti
Um fantasma pra mim ri
Capenga, doca, caipora

Vou-me embora a outros ares
Outras terras me esperam
Sem temores que emperram
O meu vôo eu Buenos Aires

Porto Alegre pré Floripa
Curitiba floripando
Quem me dera outros voando
Belos, puros, sem intriga!

Vou-me embora além rio
Mansa foz de água clara
Deixo o brejo e seu miasma
Salvador, de novo eu Rio.

quinta-feira, abril 15, 2010

POLÍTICA

Diretor do Ibama explica licença de Belo Monte

O diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Pedro Bignelli, telefonou para dar a sua visão sobre os comentários feitos aqui no blog sobre a licença da usina hidrelétrica de Belo Monte.
A respeito da informação que está na Ação Civil Pública do Ministério Público Federal do Pará de que o projeto não tem viabilidade ambiental, disse que o parecer do Ibama citado é documento "antigo", de novembro. Depois disso, segundo ele, foram realizados novos estudos, com participação de consultorias externas, incluindo a Coppe, feito um parecer definitivo e o órgão, então, concedeu a licença em fevereiro.
Entre esse parecer que ele chama de antigo e que dizia que não havia viabilidade ambiental em Belo Monte e o novo de fevereiro, houve uma mudança no órgão. Em dezembro, o então diretor de Licenciamento do Ibama, Sebastião Custódio Pires, e o coordenador de Infraestrutura de Energia, Leozildo Tabaja, dois dos principais responsáveis pelo processo de liberação das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, pediram demissão. Na época, eles falaram que houve pressão para que o parecer fosse dado logo, inclusive com ministros afirmando que a licença seria dada, antes que os estudos se completassem.
Mas, segundo Bignelli, a licença foi concedida depois que todas as dívidas foram sanadas.
O diretor também falou sobre a segunda ação civil pública que considera que não foram cumpridas as normas constitucionais para a realização da obra em área indígena. De acordo com ele, o Ibama considera que não há área indígena afetada diretamente por Belo Monte, mas sim, indiretamente.
De novembro a fevereiro, ele disse também que os técnicos conseguiram avaliar as contribuições feitas nas audiências públicas, quando mais de 8 mil pessoas foram ouvidas nesses encontros que geraram 350 questionamentos. O Ibama teria dado 45 dias para novas considerações. Em novembro, os técnicos do Ibama disseram que não tinham tido tempo.
Essa é a explicação do diretor que concedeu a licença. É bom lembrar que o parecer citado na coluna é o mesmo no qual se baseou o Ministério Público para impetrar a Ação Civil Pública pedindo a suspensão do leilão.
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/04/15/diretor-do-ibama-explica-licenca-de-belo-monte-284091.asp

FAMÍLIA

Síndrome de Alienação Parental
(continuação)

Diagnósticos do DSM-IV relacionados à Síndrome de Alienação Parental

Os examinadores que escrevem relatórios e que testemunham nos tribunais podem geralmente encontrar diagnósticos no DSM-IV que são imunes ao argumento, “isso não existe porque não está no DSM-IV.” Esses diagnósticos não são idênticos à SAP, mas têm os elementos comuns que podem justificar sua utilização. Nenhum deles, entretanto, é idêntico à SAP e não podem ser usados como substitutos para ela. Apresento aqui aqueles que são os mais aplicáveis e potencialmente úteis nos tribunais.

Diagnósticos aplicáveis a ambos os genitores e às crianças com SAP

297.3 Transtorno psicótico compartilhado

1.Um delírio acontece em um indivíduo no contexto de uma relação próxima com outra pessoa(s) que esteja com um delírio já estabelecido.
2.O delírio é similar em conteúdo ao daquela da pessoa que já está com o delírio estabelecido.
Este diagnóstico do DSM-IV é aplicado em alguns dos casos severos de SAP em que o programador é paranóide, e a campanha denegritória da criança incorpora a mesma ideação paranóide. De certo modo, a maioria dos casos moderados, e mesmo alguns dos exemplos leves de SAP são exemplos do fenômeno de folie à deux. Entretanto, não se não pode justificavelmente considerar os exemplos leves e moderados de SAP para autorizar o rótulo de psicose - que implica em ruptura completa com a realidade. Em casos severos vemos delírios persecutórios genuínos, que podem justificavelmente ser considerados paranóides. Com maior freqüência, o sistema delirante fica circunscrito ao genitor alienador. É importante anotar que esse diagnóstico único pode ser aplicado a ambos - ao alienador e à criança alienada.

Problema nas relações Pais - filhos V61. 20

Essa categoria deve ser usada quando o foco da atenção clínica é um padrão de interação entre o genitor e a criança (por exemplo, comunicação truncada, super-proteção, disciplina inadequada) que venha associada a um prejuízo clinicamente significativo no funcionamento do indivíduo e/ou da família, ou o desenvolvimento de sintomas clinicamente significativos no genitor ou na criança.

Esse diagnóstico aplica-se geralmente a uma díade. Obviamente, há uma grande variedade de problemas relacionais pais-filhos que não têm nada a ver com SAP. De fato, é razoável dizer que os problemas relacionais pais-filhos começaram provavelmente com as primeiras famílias que existiram. Esse diagnóstico é um exemplo excelente do princípio acima mencionado, de que nenhum dos diagnósticos do DSM-IV aqui descritos pode substituir razoavelmente a SAP. Ao invés, são mais adequadamente vistos como transtornos que têm alguns sintomas em comum com a SAP e podem conseqüente e justificadamente serem listados como diagnósticos adicionais.

Na situação de SAP há uma díade patológica entre o genitor alienador e a criança e uma outra díade patológica entre o genitor alienado e a criança. A díade patológica entre o genitor alienador e a criança é aquela em que a criança está sendo programada em uma campanha denegritória contra um genitor anteriormente amado. A criança está sendo programada para exibir alguma ou todas as manifestações sintomáticas preliminares da SAP. No que diz respeito ao relacionamento entre a criança e o genitor alienado, a criança demonstra hostilidade excessiva, denegrição e medo do genitor-alvo, ao ponto de esse genitor ser visto como nocivo e desagradável. Os examinadores que usarem esse critério devem enfatizar que os dois problemas relacionais entre genitor-criança estão manifestos e separados.
http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente
(continua)

quarta-feira, abril 14, 2010

POESIA

BALADA FEROZ
Vinicius de Moraes

Canta uma esperança desatinada para que enfureçam silenciosamente
os cadáveres dos afogados
Canta para que grasne sarcasticamente o corvo que tens pousado sobre tua omoplata atlética
Canta como um louco enquanto teus pés vão penetrando a massa sequiosa de lesmas
Canta! para esse formoso pássaro azul que ainda uma vez sujaria sobre o teu êxtase.
Arranca do mais fundo a tua pureza e lança-a sobre o corpo felpudo das aranhas
Ri dos touros selvagens carregando nos chifres virgens nuas para o estupro nas montanhas
Pula sobre o leito cru dos sádicos, dos histéricos, dos masturbados e dança!
Dança para a lua que está escorrendo lentamente pelo ventre das menstruadas.
Lança teu poema inocente sobre o rio venéreo engolindo as cidades
Sobre os casebres onde os escorpiões se matam à visão dos amores miseráveis
Deita a tua alma sobre a podridão das latrinas e das fossas
Por onde passou a miséria da condição dos escravos e dos gênios.
Dança, ó desvairado! Dança pelos campos aos rinchos dolorosos das éguas parindo
Mergulha a algidez deste lago onde os nenúfares apodrecem
e onde a água floresce em miasmas
Fende o fundo viscoso e espreme com tuas fortes mãos a carne flácida das medusas
E com teu sorriso inexcedível surge como um deus amarelo da imunda pomada.
Amarra-te aos pés das garças e solta-as para que te levem
E quando a decomposição dos campos de guerra te ferir as narinas, lança-te sobre a cidade mortuária
Cava a terra por entre as tumefações e se encontrares um velho canhão soterrado, volta
E vem atirar sobre as borboletas cintilando cores que comem as fezes verdes das estradas.
Salta como um fauno puro ou como um sapo de ouro por entre os raios do sol frenético
Faz rugir com o teu calão o eco dos vales e das montanhas
Mija sobre o lugar dos mendigos nas escadarias sórdidas dos templos
E escarra sobre todos os que se proclamarem miseráveis.
Canta! canta demais! Nada há como o amor para matar a vida
Amor que é bem o amor da inocência primeira!
Canta! - o coração da donzela ficará queimando eternamente a cinza morta
Para o horror dos monges, dos cortesãos, das prostitutas e dos pederastas.
Transforma-te por um segundo num mosquito gigante e passeias de noite sobre as grandes cidades
Espalhando o terror por onde quer que pousem tuas antenas impalpáveis.
Suga aos cínicos o cinismo, aos covardes o medo, aos avaros o ouro
E para que apodreçam como porcos, injeta-os de pureza!
E com todo esse pus, faz um poema puro
E deixa-o ir, armado cavaleiro, pela vida
E ri e canta dos que pasmados o abrigarem
E dos que por medo dele te derem em troca a mulher e o pão.
Canta! canta, porque cantar é a missão do poeta
E dança, porque dançar é o destino da pureza
Faz para os cemitérios e para os lares o teu grande gesto obsceno
Carne morta ou carne viva - toma! Agora falo eu que sou um!

ECONOMIA

Sobre Belo Monte
De Miriam Leitão:

Por 100 quilômetros o rio Xingu vai passar a ter uma vazão mínima de água, e, às margens dessa área, há tribos, ribeirinhos, floresta.

Os técnicos do Ibama escreveram que não garantiam a viabilidade ambiental da hidrelétrica de Belo Monte. Duas das maiores empreiteiras do país desistiram porque acham arriscado demais economicamente. Mas o governo diz que fará o leilão.

Há dúvidas de todos os tipos sobre a hidrelétrica: ambiental, econômico-financeira e política. Por que ignorar tantas dúvidas?

Por que leiloar a mais polêmica das hidrelétricas brasileiras a seis meses das eleições com um só grupo interessado? Por que tentar forçar a formação improvisada de um novo grupo, manipulando os fundos de pensão?

A primeira vez que se pensou em fazer essa hidrelétrica foi no auge do poder do governo militar, em 1975. Nem eles, com AI-5, sem audiências públicas, com um estado maior e mais insensato; nem eles, que fizeram Balbina, tiveram coragem de levar adiante o projeto.

O Ministério Público levanta dúvidas sobre várias questões, mas principalmente não entende a pressa do governo:

— Os técnicos do Ibama escreveram que não tiveram tempo de considerar as questões levantadas nas audiências públicas, escreveram que não tinham como garantir a segurança ambiental do empreendimento, há dúvidas sobre a viabilidade econômico-financeira e mesmo assim o governo diz que fará a obra — diz o procurador da República Bruno Alexandre Gutschow, do Pará.

http://oglobo. globo.com/ pais/noblat/

MEDICINA

Transtorno bipolar (continuação)

Efeitos colaterais de medicações

Antes de iniciar uma nova medicação para transtorno bipolar, converse sempre com seu psiquiatra quanto aos possíveis efeitos colaterais.
Dependendo da medicação, os efeitos colaterais podem incluir ganho de peso, náuseas, tremor, diminuição do impulso ou do desempenho sexual, ansiedade, queda de cabelo, problemas do movimento ou boca seca. Certifique-se de contar a seu médico sobre todos os efeitos colaterais que você observar durante o tratamento.
Ele pode mudar a dose ou lhe dar uma medicação diferente para aliviá-los. Sua medicação não deve ser alterada ou suspensa sem a orientação do psiquiatra.

Tratamentos psicossociais

Como adição à medicação, os tratamentos psicossociais incluindo certas formas de psicoterapia são úteis para dar apoio, informação e orientação a pessoas com transtorno bipolar e seus familiares. Os estudos mostraram que as intervenções psicossociais podem ocasionar maior estabilidade do humor, menos hospitalizações e um melhor funcionamento em diversas áreas. Um psicólogo ou assistente social provê tipicamente essas terapias e muitas vezes trabalha junto com o psiquiatra no monitoramento do progresso do paciente. O número, a freqüência e o tipo das sessões devem se basear nas necessidades de tratamento de cada pessoa.
As intervenções psicossociais comumente usadas no transtorno bipolar são a terapia cognitiva comportamental, a psicoeducação, terapia de família e uma técnica mais nova, terapia interpessoal e do ritmo social. Os pesquisadores do NIMH estão estudando em que essas intervenções se comparam umas às outras quando adicionadas ao tratamento medicamentoso do transtorno bipolar.
• A terapia cognitiva comportamental ajuda pessoas com transtorno bipolar a aprender a modificar padrões de pensamento e comportamentos inadequados ou negativos associados à doença.
• A psicoeducação envolve ensinar as pessoas com transtorno bipolar a respeito da doença e seu tratamento e como reconhecer os sinais de recidiva, de modo que se possa procurar uma intervenção imediata, antes que ocorra um episódio franco da doença. A psicoeducação também pode ser útil para os membros da família.
• A terapia de família usa estratégias para reduzir o nível de angústia na família, que pode contribuir para os sintomas da pessoa ou decorrer dos mesmos.
• A terapia interpessoal e do ritmo social ajuda pessoas portadoras de transtorno bipolar tanto a melhorar as relações sociais como a regularizar suas rotinas diárias. Rotinas diárias e horários de sono regulares podem ajudar a proteger em relação a episódios maníacos.
• Como ocorre com a medicação, é importante seguir-se o plano de tratamento para que qualquer intervenção psicossocial obtenha o maior benefício.
http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4
(continua)

terça-feira, abril 13, 2010

FOTOGRAFIA

POESIA

BEIJA FLORES
Alberto de Oliveira

Os beija-flores, em festa,
Com o sol, com a luz, com os rumores,
Saem da verde floresta,
Como um punhado de flores.

E abrindo as asas formosas,
As asas aurifulgentes,
Feitas de opalas ardentes
Com coloridos de rosas,

Os beija-flores, em bando,
Boêmios enfeitiçados,
Vão como beijos voando
Por sobre os virentes prados;

Sobem às altas colinas,
Descem aos vales formosos,
E espraiam-se após ruidosos
Pela extensão das campinas.

Depois, sussurrando a flux
Dos cactos ensanguentados,
Bailam nos prismas da luz,
De solto pólen dourados.

Ah! como a orquídea estremece
Ao ver que um deles, mais vivo,
Até seu gérmen lascivo
Mergulha, interna-se, desce...

E não haver uma rosa
De tantas, uma açucena,
Uma violeta piedosa,
Que quando a morte sem pena

Um destes seres fulmina,
Abra-se em férvido enleio,
Como a alma de uma menina,
Para guardá-lo no seio!

segunda-feira, abril 12, 2010

DIREITO

Boi fujão

Justiça decide que cabe indenização a motorista "atropelado" por boi na Festa do Milho Verde de Capela do Alto/SP

O juiz Rafael Bragagnilo Takejima, da 1ª vara Civel de Tatuí/SP, condenou o organizador da Festa do Milho Verde de Capela do Alto/SP à indenizar um participante do evento em R$ 7.650,00 por danos morais.
Em 26 de março de 2008, o autor foi até o recinto onde se realizava a festa. Ao sair, um boi fugiu da arena de rodeio em alta velocidade e chocou-se contra o seu carro. O animal entrou pela janela do lado do motorista. Além da parcial destruição de seu carro, o autor da ação teve um dedo de sua mão quebrado.
A prefeitura de Capela do Alto já havia pago pelos estragos do carro, mas o juiz entendeu que "tais percalços e mazelas vividas pelo autor extrapolam o limite de um mero fato desagradável, e atingem o patrimônio imaterial do qual toda pessoa é titular. Deixam de ser algo corriqueiro e tolerável, para se transformarem em dano à moral do lesado. E, assim, violando os direitos da personalidade, a omissão do réu, nos cuidados com os animais que circulavam pelo rodeio que organizava, merece adequada reparação, que, se não é suficiente para apagar da lembrança todos os desconfortos vividos, serve, ao menos, para reconfortar o espírito do lesado e desestimular o réu a novas negligências".
O advogado Claudio Dias Batista, da Dias Batista e Advogados Associados, de Sorocaba, comenta que "a sentença entendeu que o requerente passou por cirurgia e depois tratamento fisioterapêutico tendo de ser afastado de seu emprego, inclusive buscando empréstimo junto à instituição bancária".
http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI105314,31047-Motorista+atropelado+por+boi+recebe+indenizacao+do+organizador+da

domingo, abril 11, 2010

"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

Ajude a manter este site. Clique nos Anúncios Google abaixo.

RELIGIÃO

«Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco» Evangelho segundo S. Marcos 4,35-41.

Comentário de Santo Agostinho

Também nós navegamos num lago onde não falta vento nem tempestades; as tentações quotidianas deste mundo quase submergem a nossa barca. Donde vem tudo isso, senão do facto de Jesus estar a dormir? Se Jesus não estivesse adormecido dentro de ti, não sofrerias tais tempestades, mas fruiriras de uma grande tranquilidade interior, porque Jesus velaria contigo. Que quer isto dizer: «Jesus está adormecido»? Significa que a tua fé em Jesus está caída no sono. As tempestades do lago levantam-se: vês os maus a prosperar e os bons sofrer ; é uma tentação, um entrechocar de ondas. E, na tua alma, dizes: «Ó meu Deus, é isto a Tua justiça, prosperarem os maus e ficarem os bons abandonados ao sofrimento?» Sim, dizes tu Deus: «É esta a Tua justiça?» E Deus responde: «É isso a tua fé? O que te prometi de facto? Fizeste-te cristão para singrares neste mundo? Atormentas-te com o destino dos maus, aqui, quando não conheces o seu destino no outro mundo?»Qual o motivo de falares assim e de seres sacudido pelas ondas do lago e pela tempestade? É porque em ti Jesus dorme; quero com isto dizer que a tua fé em Jesus adormeceu no teu coração. Que farás para seres libertado? Acorda Jesus e diz-Lhe: «Mestre, estamos perdidos». As incertezas da travessia do lago atribulam-nos; estamos perdidos. Mas Ele depertará, quer dizer, a tua fé voltará; e, com a ajuda de Jesus, reflectirás no teu coração e notarás que os bens concedidos hoje aos maus não durarão. São bens que se lhes escaparão durante a vida ou que terão de abandonar no momento da morte. A ti, pelo contrário, o que te for prometido ficar-te-á para a eternidade [...]. Vira pois as costas àquilo que cai em ruína, e volta o teu rosto para o que permanece perene. Quando Cristo acordar, a tempestade já não te sacudirá o coração, as ondas não afundarão a tua barca, porque o vento e as ondas ficarão sob o comando da tua fé, e então o perigo desaparecerá.
Fonte:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT

MÚSICA

sábado, abril 10, 2010

100 LIVROS ESSENCIAIS DA LITERATURA BRASILEIRA

100 LIVROS ESSENCIAIS DA LITERATURA BRASILEIRA

Adélia Prado: Bagagem

Aluísio Azevedo: O Cortiço

Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna

Antonio Callado: Quarup

Antônio de Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda

Ariano Suassuna: Romance d'A Pedra do Reino

Augusto de Campos: Viva Vaia

Augusto dos Anjos: Eu

Autran Dourado: Ópera dos Mortos

Basílio da Gama: O Uruguai

Bernando Élis: O Tronco

Bernando Guimarães: A Escrava Isaura

Caio Fernando Abreu: Morangos Mofados

Carlos Drummond de Andrade: A Rosa do Povo, Claro Enigma

Castro Alves: Os Escravos, Espumas Flutuantes

Cecília Meireles: Romanceiro da Inconfidência, Mar Absoluto

Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H., Laços de Família

Cruz e Souza: Broquéis

Dalton Trevisan: O Vampiro de Curitiba

Dias Gomes: O Pagador de Promessas

Dyonélio Machado: Os Ratos

Erico Verissimo: O Tempo e o Vento

Euclides da Cunha: Os Sertões

Fernando Gabeira: O que é Isso, Companheiro?

Fernando Sabino: O Encontro Marcado

Ferreira Gullar: Poema Sujo

Gonçalves Dias: I-Juca Pirama

Graça Aranha: Canaã

Graciliano Ramos: Vidas Secas, São Bernardo

Gregório de Matos: Obra Poética

Guimarães Rosa: O Grande Sertão: Veredas, Sagarana

Haroldo de Campos: Galáxias

Hilda Hilst: A Obscena Senhora D

Ignágio de Loyola Brandão: Zero

João Antônio: Malagueta, Perus e Bacanaço

João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina

João do Rio:A Alma Encantadora das Ruas

João Gilberto Noll: Harmada

João Simões Lopes Neto: Contos Gauchescos

João Ubaldo Ribeiro: Viva o Povo Brasileiro

Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha

Jorge Amado: Gabriela Cravo e Canela, Terras do Sem Fim

Jorge de Lima: Invenção de Orfeu

José Cândido de Carvalho: O Coronel e o Lobisomen

José de Alencar: O Guarani, Lucíola

José J. Veiga: Os Cavalinhos de Platiplanto

José Lins do Rego: Fogo Morto

Lima Barreto: Triste Fim de Policarpo Quaresma

Lúcio Cardoso: Crônica da Casa Assassinada

Luis Fernando Verissimo: O Analista de Bagé

Luiz Vilela: Tremor de Terra

Lygia Fagundes Telles: As Meninas, Seminário dos Ratos

Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro

Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias

Manuel Bandeira: Libertinagem, Estrela da Manhã

Márcio Souza: Galvez, Imperador do Acre

Mário de Andrade: Macunaíma, Paulicéia Desvairada

Mário Faustino: o Homem e Sua Hora

Mário Quintana: Nova Antologia Poética

Marques Rebelo: A Estrela Sobe

Menotti Del Picchia: Juca Mulato

Monteiro Lobato: O Sítio do Pica-pau Amarelo

Murilo Mendes: As Metamorfoses

Murilo Rubião: O Ex-Mágico

Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva, A Vida Como Ela É

Olavo Bilac: Poesias

Osman Lins: Avalovara

Oswald de Andrade: Serafim Ponte Grande, Memórias Sentimentais de João Miramar

Otto Lara Resende: O Braço Direito

Padre Antônio Vieira: Sermões

Paulo Leminski: Catatau

Pedro Nava: Baú de Ossos

Plínio Marcos: Navalha de Carne

Rachel de Queiroz: O Quinze

Raduan Nassar: Lavoura Arcaica, Um Copo de Cólera

Raul Pompéia: O Ateneu

Rubem Braga: 200 Crônicas Escolhidas

Rubem Fonseca: A Coleira do Cão

Sérgio Sant'Anna: A Senhorita Simpson

Stanislaw Ponte Preta: Febeapá

Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu, Cartas Chilenas

Vinícius de Moraes: Nova Antologia Poética

Visconde de Taunay: Inocência

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/100-livros-essenciais-398904.shtml
SÓ QUANDO O POETA DORME
Charles Fonseca

Quando o poeta dorme,
Acordam restos diurnos
Em sonhos, um tanto confusos,
Desejos pequenos enormes.

Quando o poeta dorme
Dorme também sua fome.
Mordem desejos de homem,
Pede que a amada acorde.

Quando o poeta acorda
Todo o sonho está desfeito.
Em cinzas, pós fogo do leito,
O cobrem. Fecham-se portas.

HISTÓRIA

17042007 - Ricardo da Costa - Historiador - Parte 2



Ajude a manter este site. Clique nos Anúncios Google abaixo.

sexta-feira, abril 09, 2010

MÚSICA


Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant

Sempre no coração
Haja o que houver
A fome de um dia poder moder a carne dessa mulher
Veja bem meu patrão como pode ser bom
Você trabalharia no sol e eu tomando banho de mar
Luto para viver
Vivo para morrer
Enquanto minha morte não vem
Eu vivo de brigar contra o rei
Em volta do fogo todo mundo abrindo o jogo
Com tudo que tem pra contar
Casos e desejos coisas dessa vida e da outra
Mas nada de assustar
Quem não é sincero sai da brincadeira correndo pois pode se queimar
Queimar
Saio do trabalho e
Volto para casa e
Não lembro de canseira maior
Em tudo é o mesmo suor

Tratamento da Depressão Bipolar

Tratamento da Depressão Bipolar
(continuação)

As pesquisas mostraram que as pessoas portadoras do transtorno bipolar estão em risco de passar à mania ou hipomania, ou de vir a apresentar ciclos rápidos, durante o tratamento com medicações antidepressivas. Em consequência disso, são geralmente necessárias medicações “estabilizadoras do humor,” isoladamente ou em combinação a antidepressivos, para proteger as pessoas com transtorno bipolar dessa passagem. Lítio e valproato são as drogas estabilizadoras do humor mais comumente usadas atualmente. Entretanto, estudos de pesquisa continuam a avaliar os efeitos estabilizadores do humor potenciais das novas medicações.
• As medicações antipsicóticas atípicas, incluindo clozapina, olanzapina, risperidona, quetiapina e ziprasidona, estão sendo estudadas como possíveis tratamentos para o transtorno bipolar. As evidências sugerem que clozapina pode ser útil como estabilizador do humor em pessoas que não respondem a lítio ou anticonvulsivantes. Outras pesquisas apoiaram a eficácia de olanzapina na mania aguda, uma indicação que recebeu recentemente a aprovação da FDA.
Olanzapina também pode ajudar a aliviar a depressão psicótica.
• Se a insônia for problema, uma medicação benzodiazepínica de alta potência como clonazepam ou lorazepam pode ser útil para promover um sono melhor. Como elas podem causar dependência, todavia, é melhor prescrever-se esssas medicações por um período curto. Outros tipos de medicações sedativas, como zolpidem, são por vezes usadas em lugar delas.
• Mudanças no plano de tratamento podem ser necessárias em diversos momentos durante a evolução do transtorno bipolar, para se controlar mais eficazmente a doença. Um psiquiatra deve orientar essas mudanças no tipo ou na dose de medicação.
• Certifique-se de informar o psiquiatra sobre todas as outras drogas de prescrição, medicações vendidas sem receita médica ou suplementos naturais que você possa estar tomando. Isso é importante, porque determinadas medicações e suplementos podem causar reações adversas quanto tomados juntos.
• Para se reduzir a chance de recaída ou de vir a apresentar um novo episódio, é importante aderir-se ao plano de tratamento. Fale com seu médico se você tiver alguma dúvida quanto às medicações.
Função da tireóide
As pessoas com transtorno bipolar apresentam com freqüência uma função anormal da glândula tireóide. Como hormônio da tireóide pode por si só ocasionar alterações do humor e da energia, é importante que os níveis de hormônio da tireóide sejam cuidadosamente monitorados por um médico.
As pessoas com ciclos rápidos podem ter problemas da tireóide co-mórbidos e podem precisar de tomar medicações para a tireóide além de suas medicações para transtorno bipolar. Também o tratamento com lítio pode causar baixos níveis de hormônio da tireóide em algumas pessoas, ocasionando a necessidade de suplementação da tireóide.
(continua)

http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4